Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
A carta ao leitor é um texto opinativo. Esse tipo de texto é aquele em que seu produtor expressa alguma opinião em relação a algum tema. Essa opinião é chamada de tese. Geralmente, o texto utiliza a norma padrão da língua e tem como objetivo convencer o leitor sobre um ponto de vista ou dar dicas a respeito de algum tópico específico.
A carta ao leitor também é conhecida como carta do editor. Ela é muito comum em revistas e periódicos jornalísticos. No geral, possui o objetivo de apresentar e informar ao leitor temas gerais do conteúdo do referido periódico ou o que o veículo de comunicação pensa a respeito de determinado tema ou acontecimento.
A respeito da estrutura desse gênero, ele se diferencia um pouco das cartas mais conhecidas, como a carta pessoal. Por exemplo, a carta ao leitor, não costuma apresentar em sua estrutura local e data, nem um vocativo variável, nem despedida, como as outras cartas. É uma carta que tem por vocativo o próprio nome, por ser endereçada ‘ao leitor’. No desenvolvimento do texto, é preciso que o produtor compartilhe ideias a respeito de algo, apresentando, assim, um posicionamento, mas sem parecer impositivo.
Se você fizesse parte do corpo editorial de uma revista, como conduziria o trabalho na seção da carta ao leitor?
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Geralmente, o objetivo de uma carta ao leitor é
(A) apresentar e informar ao leitor temas gerais do conteúdo do referido periódico ou veículo de comunicação.
(B) narrar para uma pessoa próxima acontecimentos pessoais e de cunho familiar.
(C) listar textos lidos pelo produtor da carta para incentivar outros leitores possam lê-los.
(D) estabelecer comunicação com familiares e amigos distantes.
QUESTÃO 2
Veículos de comunicação que comumente reproduzem a carta ao leitor são
(A) jornais televisionados.
(B) revistas ou periódicos.
(C) livros literários.
(D) livros didáticos.
QUESTÃO 3
Pesquise em revistas impressas ou eletrônicas a carta ao leitor (ou carta do editor). Lembre-se, que ela pode aparecer com outro nome. Pesquise duas revistas diferentes e faça uma análise comparativa dos textos seguindo as colocações a seguir:
(A) Qual é o nome da revista 1 e da revista 2?
(B) Em que período as revistas foram publicadas?
(C) Como a carta ao leitor é identificada em cada uma das revistas?
(D) Qual é o tema da carta ao leitor da revista 1? Como o editor se posiciona em relação ao tema?
(E) Qual é o tema da carta ao leitor da revista 2? Como o editor se posiciona em relação ao tema?
QUESTÃO 4
Que tal elaborar uma revista em conjunto com seus colegas de classe? Com auxílio da professora ou do professor, definam o nome da revista, o eixo temático que ela aborda, o público-alvo e o veículo de comunicação. Definam, também, os grupos de trabalho e qual gênero cada grupo irá produzir. Quais textos irão compor a revista? Lembre-se da carta ao leitor.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário etc.), manifestando concordância ou discordância. (EF67LP02-A) Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, reportagens, fotorreportagens, entrevistas, assuntos, temas e debates em foco. (EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário etc.), manifestando concordância ou discordância. (EF69LP17-A) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. |