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Língua Portuguesa – Revisando figuras de linguagem

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-7332172/> Acesso em: 29, ago. 22

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 9º Ano – 3º Bim – Videoaula 1 – REVISANDO FIGURAS DE LINGUAGEM – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4XzoPonFR60> Acesso em: 31, ago. 22

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Quando usamos a palavra em seu sentido real, comum, literal, estamos empregando seu sentido denotativo. Quando a palavra assume um sentido subjetivo, fora do costumeiro, um sentido figurado, poético, dizemos que estamos empregando seu sentido conotativo. Veja as palavras e expressões abaixo e elabore frases com os dois sentidos para cada uma delas.

a) Pedra

b) Bola

c) Pés nas costas

d) Coração partido

Leia a tirinha a seguir para responder às questões 2 a 6.

QUESTÃO 2

Há uma expressão exagerada nessa tirinha. Identifique-a.

QUESTÃO 3

QUESTÃO 4

Substitua o termo que provoca a ideia de exagero na tirinha por outro que, ainda, mantenha o mesmo sentido e contexto.

QUESTÃO 5

Que efeito de sentido a presença da linguagem conotativa imprime à tirinha?

QUESTÃO 6

Se a tirinha fosse reescrita sem o recurso da figura de linguagem, como ela poderia ser elaborada? Teria o mesmo impacto que a versão original?

Leia o diálogo abaixo para responder às questões 7 a 9.

Imagem adaptada de: <https://pixabay.com/images/id-2903272/> Acesso em: 29, ago. 22

QUESTÃO 7

QUESTÃO 8

Identifique outras figuras de linguagem presentes no diálogo.

QUESTÃO 9

Reescreva os diálogos alterando as figuras de linguagem pelo uso denotativo da língua procurando não alterar os sentidos criados.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemioticos – tirinhas, charges, memes, etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou critica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.