Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
As escolhas estilísticas no processo de comunicação, seja ele oral ou escrito, podem criar efeitos de sentido causados pelo uso da conotação, decorrentes do emprego de figuras de linguagem, que são recursos expressivos empregados nos textos para gerar efeitos diversos, como exagero, ausência, similaridade, lirismo ou, até mesmo, estranheza.
Por exemplo, quando alguém diz que está com o coração partido, o que você pensa? É bem provável que você suponha que a pessoa esteja triste, e não, de fato, com o órgão partido. Nesse sentido, sua compreensão a respeito da frase não perpassa o sentido literal (denotativo), mas sim figurado (conotativo). Para os vários sentidos figurados que conhecemos, há nomenclaturas específicas.
As palavras podem ter sentidos variados a depender do contexto em que são usadas. Desse modo, uma mesma palavra pode ser empregada de várias formas. Isso vale para as expressões também. O que determina o sentido delas é o contexto em que são empregadas.
Quando usamos a palavra em seu sentido real, comum, literal, estamos empregando seu sentido denotativo. Observe o exemplo:
O professor de Anatomia estudou com os alunos um coração partido.
Quando a palavra assume um sentido subjetivo, fora do costumeiro, um sentido figurado, poético, dizemos que estamos empregando seu sentido conotativo, como no seguinte exemplo:
A despedida deixou Carol com o coração partido.
As escolhas estilísticas no processo de comunicação, seja ele oral ou escrito, podem criar efeitos de sentido causados pelo uso da conotação, decorrentes do emprego de figuras de linguagem.
As figuras de linguagem são recursos expressivos empregados nos textos para gerar efeitos diversos, como exagero, ausência, similaridade, lirismo ou, até mesmo, estranheza. Elas são divididas em grupos: figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras de sintaxe e figuras de som. Veja algumas delas:
Metáfora
Essa figura é utilizada para demonstrar algo semelhante ao que acontece na realidade, mas em linguagem figurada; trata-se de uma comparação implícita.
Minha irmã é uma flor.
Cláudia é uma máquina de escrever.
Comparação
Essa figura traça um paralelo entre termos que apresentam relação de semelhança, com a presença de um conectivo comparativo.
A liberdade é como um diamante bruto.
Mariana é tal qual uma princesa.
Lucas digita igual a uma máquina.
Metonímia
Essa figura trata da substituição de um termo por outro, desde que haja uma relação de proximidade entre eles como, por exemplo, do continente pelo conteúdo.
Davi bebeu o copo todo de refrigerante.
=
Davi bebeu todo o refrigerante que estava dentro do copo.
Também ocorre com a omissão de termos, subentendidos por outros:
Débora adora ouvir Skank.
=
Débora adora ouvir as músicas do Skank.
Do autor pela obra:
Ganhei um Conceição Evaristo.
Ganhei um livro de Conceição Evaristo.
Da marca pelo produto:
Pai, compra um Toddynho!
(Pai, compra uma bebida láctea achocolatada da marca Toddynho.)
Do possuidor pelo possuído:
Ontem fui ao médico!
(Ontem fui ao consultório médico!)
Do concreto para o abstrato:
Gabriela usou a cabeça para desvendar o enigma.
(Gabriela usou a inteligência para desvendar o enigma.)
Eufemismo
Essa é uma das figuras de pensamento que tem como artifício a sutileza, suavizando alguma ideia ou expressão. Também serve para substituir um xingamento ou mascarar alguma informação.
Seu Zé virou uma estrelinha.
(Seu Zé faleceu.)
Hipérbole
Essa a figura de pensamento utilizada na construção de expressões que provocam o exagero de maneira intencional.
Já faz um século que Júlia saiu.
(Já faz muito tempo que Júlia saiu.)
Ironia
Essa figura consiste em dizer ou escrever o contrário daquilo que se afirma.
Goiânia está tão fria, que, se um ovo cair no chão, ele frita imediatamente.
Antítese
Essa figura consiste no emprego de palavras ou termos de sentido oposto na mesma frase para intensificar o sentido de uma ideia.
“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.
Estarei lá, faça chuva ou faça sol.
Sinestesia
Essa figura de linguagem pode ser empregada quando se quer transmitir sensações, mas se combinam palavras de forma a mesclar diferentes sensações percebidas por diferentes órgãos.
Aquele olhar amargo disse tudo.
Rever as fotos lhe trouxe um cheiro doce da infância.
Personificação
Essa figura de linguagem é utilizada para atribuir a seres inanimados características próprias de seres animados.
“A lua me traiu, acreditei que era pra valer”.
Caía uma chuva triste naquele fim de tarde.
Quais dessas figuras de linguagem você mais utiliza no seu dia a dia?
Utilizar a linguagem de maneira rica e produtiva é uma arte. De maneira consciente e contextual, utilize as figuras de linguagem para enriquecer sua comunicação oral e escrita.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Quando usamos a palavra em seu sentido real, comum, literal, estamos empregando seu sentido denotativo. Quando a palavra assume um sentido subjetivo, fora do costumeiro, um sentido figurado, poético, dizemos que estamos empregando seu sentido conotativo. Veja as palavras e expressões abaixo e elabore frases com os dois sentidos para cada uma delas.
a) Pedra
b) Bola
c) Pés nas costas
d) Coração partido
Leia a tirinha a seguir para responder às questões 2 a 6.
QUESTÃO 2
Há uma expressão exagerada nessa tirinha. Identifique-a.
QUESTÃO 3
O nome é dado à figura de linguagem que utiliza expressões que provocam o exagero de maneira intencional é
(A) metáfora
(B) metonímia
(C) eufemismo
(D) hipérbole
QUESTÃO 4
Substitua o termo que provoca a ideia de exagero na tirinha por outro que, ainda, mantenha o mesmo sentido e contexto.
QUESTÃO 5
Que efeito de sentido a presença da linguagem conotativa imprime à tirinha?
QUESTÃO 6
Se a tirinha fosse reescrita sem o recurso da figura de linguagem, como ela poderia ser elaborada? Teria o mesmo impacto que a versão original?
Leia o diálogo abaixo para responder às questões 7 a 9.
QUESTÃO 7
Em “Pra quem ela vivia olhando doce?”, há uma
(A) sinestesia
(B) antítese
(C) personificação
(D) comparação
QUESTÃO 8
Identifique outras figuras de linguagem presentes no diálogo.
QUESTÃO 9
Reescreva os diálogos alterando as figuras de linguagem pelo uso denotativo da língua procurando não alterar os sentidos criados.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemioticos – tirinhas, charges, memes, etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou critica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. |