Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.
O que é necessário para que uma música seja criada, você sabe?
Quais elementos são constitutivos de uma música? Vamos conversar?
Para fazer uma música, precisamos de várias coisas especiais. Primeiro, o ritmo é muito importante. O ritmo é como os sons se repetem, podem ser rápidos ou lentos, fortes ou suaves. É como se fosse o coração da música, batendo!
Ou seja, o ritmo requer atenção e pode ser compreendido como um movimento coordenado, uma repetição de sons regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical; um movimento regular, constante, simétrico.
Mas espere, há mais! Além do ritmo, temos a harmonia e a melodia. A harmonia é como diferentes sons combinam bem juntos, como amigos que se dão muito bem. Já a melodia é como a parte da música que você pode cantarolar. É a parte que fica na sua cabeça e você não consegue parar de cantar!
Então, para criar uma música, precisamos de ritmo, harmonia e melodia. O ritmo nos mantém dançando, a harmonia nos faz sentir bem e a melodia nos faz cantarolar o dia todo! E assim, com esses ingredientes mágicos, podemos fazer uma música super legal!
QUESTÃO 1
Qual é a função do ritmo em uma música?
A) Criar a letra da música.
B) Criar uma melodia cativante.
C) Coordenar os sons que se repetem.
D) Produzir harmonia.
QUESTÃO 2
Como o ritmo é descrito no texto?
A) Como a parte da música que fica na cabeça.
B) Como a maneira como diferentes sons se combinam.
C) Como se fosse o coração da música, batendo.
D) Como a parte da música que você pode cantarolar.
QUESTÃO 3
Você consegue criar um ritmo acompanhado as imagens abaixo?
Materiais: um copo de plástico, atenção, paciência e criatividade.
Lembre-se, você pode tentar quantas vezes for necessário, a repetição faz parte do processo.
QUESTÃO 4
Cantigas populares são bons exemplos para exercitarmos os elementos da música.
É possível acompanhar a imagem repetindo seus comandos no ritmo da cantiga Escravos de Jó?
Por isso, vamos ler a cantiga abaixo, depois ver a sequência de movimentos.
Escravos de Jó
Escravos de Jó
Jogavam cachangá
Tira, põe
Deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za
- Sequência de movimentos com copos.
Abaixo veja o exemplo das crianças com a música. Não deixe de tentar e repetir quantas vezes for necessário para conseguir acompanhar o ritmo.
SABER MAIS
Acesse: O quê é Ritmo. Disponível em: https://www.significados.com.br/ritmo/. Acessado em: 30/08/2022
Acesse: O canal do YouTube do professor João San, Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCoBNbQOGtJIvC-1wbo_PDFQ/videos
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Elementos da Linguagem: Elementos constitutivos da música Materialidades: Instrumentos convencionais e não convencionais | (GO-EF03AR14-B/C) Perceber e identificar os elementos constitutivos da música: a melodia, a harmonia e o ritmo e do som: a altura, a intensidade, o timbre e a duração, por meio de práticas musicais diversas (GO-EF03AR15-C) Utilizar instrumentos musicais convencionais e não convencionais na prática musical, reconhecendo os elementos constitutivos da música e os parâmetros do som. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. SABRA no Conselho Municipal de Assistência Social de Betim – O que é Ritmo. Disponível em: https://www.significados.com.br/ritmo/ Acessado em: 30/08/2022 PONTES, Márcio Miranda. O que é o ritmo musical? Disponível em: https://www.sabra.org.br/site/o-que-e-o-ritmo-musical/ Acessado em: 30/08/2022 |