ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
EM SEU SENTIDO MAIS AMPLO, A NATUREZA EQUIVALE AO MUNDO NATURAL OU AO FENÔMENO DO MUNDO FÍSICO QUE NÃO DEPENDE DA INTERVENÇÃO HUMANA PARA NASCER OU SE DESENVOLVER.
A NATUREZA POSSUI UMA IMPORTÂNCIA ESSENCIAL NA VIDA DOS SERES VIVOS, PRINCIPALMENTE PARA OS HUMANOS, QUE DEPENDEM DIARIAMENTE DOS SEUS INÚMEROS RECURSOS, COMO ÁGUA POTÁVEL, ANIMAIS, ALIMENTOS, OXIGÊNIO, CLIMA E O SOLO FÉRTIL PARA O PLANTIO.
O CLIMA É O CONJUNTO DE FENÔMENOS ASSOCIADOS ÀS VARIAÇÕES DO TEMPO DA ATMOSFERA TERRESTRE EM UM DETERMINADO LOCAL.
GERALMENTE, O SEU CONCEITO APARECE EM OPOSIÇÃO À IDEIA DE “TEMPO”, QUE SERIA O ESTADO MOMENTÂNEO DA ATMOSFERA.
PORTANTO, PARA SE CONHECER UM CLIMA DE UM DADO LUGAR, É PRECISO VÁRIOS ANOS DE ESTUDOS E OBSERVAÇÕES PARA, FINALMENTE, ESTABELECER A CONCLUSÃO SOBRE UM DETERMINADO TIPO CLIMÁTICO.
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
FAÇA UM DESENHO QUE DEMONSTRE VOCÊ NOS DIAS QUENTES. DEPOIS, ESCREVA O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER NESSES DIAS DE MUITO CALOR.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
QUESTÃO 2
FAÇA UMA LISTA DE ALIMENTOS QUE VOCÊ COSTUMA COMER NOS DIAS QUENTES E FRIOS.
DIAS QUENTES | DIAS FRIOS |
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-1o-ano/
Componente Curricular: | GEOGRAFIA |
Habilidade: | (EF01GE11-A). RECONHECER E ASSOCIAR MUDANÇAS DE VESTUÁRIO E HÁBITOS ALIMENTARES EM SUA COMUNIDADE AO LONGO DO ANO, DECORRENTES DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA E UMIDADE NO AMBIENTE. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |