Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 1º ano do Ensino Fundamental.
O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE UMA MÚSICA SEJA CRIADA, VOCÊ SABE?
QUAIS ELEMENTOS SÃO CONSTITUTIVOS DE UMA MÚSICA? VAMOS CONVERSAR?
O RITMO, JUNTO COM A HARMONIA E MELODIA É UM DOS COMPONENTES ESSENCIAIS DE UMA MÚSICA.
DOS VÁRIOS ELEMENTOS DA MÚSICA O RITMO REQUER ATENÇÃO.
VAMOS COMPREENDER O QUE É O RITMO?
O RITMO PODE SER COMPREENDIDO COMO UM MOVIMENTO COORDENADO, UMA REPETIÇÃO DE SONS REGULARES OU IRREGULARES, FORTES OU FRACOS, LONGOS OU BREVES, PRESENTES NA COMPOSIÇÃO MUSICAL. OU SEJA, UM MOVIMENTO REGULAR, CONSTANTE, SIMÉTRICO.
QUESTÃO 1
VAMOS TENTAR ACOMPANHAR O PROFESSOR JOÃO SAN?
REPITA QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO!
QUESTÃO 2
AGORA, SERÁ QUE VOCÊ CONSEGUE ACOMPANHAR A SEQUÊNCIA DA IMAGEM ABAIXO?
USANDO UM COPO E AS PALMAS SIGA A LÓGICA E TENTE FORMAR UM RITMO:
REPITA QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO!
QUESTÃO 3
O RITMO É BASEADO EM UMA CONTAGEM DE TEMPO?
A) SEMPRE
B) NUNCA
C) ÀS VEZES
D) POUCAS VEZES
QUESTÃO 4
PODEMOS DIZER QUE O RITMO DAS MÚSICAS, É O MESMO QUE
A) SONS NÃO COORDENADOS
B) BARULHOS
C) REPETIÇÃO DE SONS
D) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS
PARA SABER MAIS
Acesse: O quê é Ritmo. Disponível em: https://www.significados.com.br/ritmo/. Acessado em: 30/08/2022
Acesse: O canal do YouTube do professor João San, Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCoBNbQOGtJIvC-1wbo_PDFQ/videos
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em educação |
Componente Curricular: | Arte |
Objetivos: Materialidades: Os parâmetros sonoros. Materialidades: Instrumentos convencionais e não convencionais | Habilidades: (GO-EF01AR15-A/B) Discriminar e classificar as fontes sonoras, de acordo com os parâmetros do som como altura, duração, timbre e intensidade e os elementos constitutivos da música, a melodia e o ritmo. (GO-EF01AR15-C) Utilizar instrumentos musicais convencionais e não convencionais na prática musical, reconhecendo os elementos constitutivos da música e os parâmetros do som. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. SABRA no Conselho Municipal de Assistência Social de Betim – O que é Ritmo. Disponível em: https://www.significados.com.br/ritmo/ Acessado em: 30/08/2022 PONTES, Márcio Miranda. O que é o ritmo musical? Disponível em: https://www.sabra.org.br/site/o-que-e-o-ritmo-musical/ Acessado em: 30/08/2022 |