Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental.
O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE UMA MÚSICA SEJA CRIADA, VOCÊ SABE?
PARA CRIAR UMA MÚSICA, É NECESSÁRIO UM MONTE DE COISA COMO: INSPIRAÇÃO, HABILIDADES MUSICAIS E SENSIBILIDADE. A CRIAÇÃO, TAMBÉM ENVOLVE A COMPOSIÇÃO DE MELODIAS, HARMONIAS E LETRAS E INSTRUMENTOS.
ALÉM DESSES ELEMENTOS, HÁ MUITOS OUTROS COMO A DURAÇÃO, O RITMO, O TIMBRE E DINÂMICA. VOCÊ SABE O QUE É DURAÇÃO DE UM SOM NA MÚSICA?
A DURAÇÃO DO SOM EM UMA MÚSICA REFERE-SE AO TEMPO QUE CADA NOTA OU SOM É EMITIDO OU NÃO (DESLIGADO). A DURAÇÃO PORTANTO, PODE VARIAR DE BREVE, COMO EM UM PIADO DE PINTINHO, A LONGO, COMO EM UM RUGIDO DE LEÃO OU O MUGIDO DE UMA VACA. A DURAÇÃO É ESSENCIAL PARA CRIAR RITMO E FLUIDEZ DAS MÚSICAS.
VEJA O EXEMPLO REPRESENTADO NO DESENHO:
ASSIM, EXISTEM SONS CURTOS E LONGOS, UM QUE DURA MAIS QUE O OUTRO, MAS PARA DEFINI-LOS É NECESSÁRIO FAZER UMA COMPARAÇÃO COM ALGUM OUTRO SOM.
QUESTÃO 1
SERÁ QUE VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR QUANDO UM SOM É CURTO OU LONGO?
TENTE IDENTIFICAR SONS CURTOS E LONGOS DO VÍDEO
QUESTÃO 2
A PARTIR DA QUESTÃO ANTERIOR, RESPONDA COM V DE VERDADEIRO OU F DE FALSO
- A DURAÇÃO É BASEADA EM UMA CONTAGEM DE TEMPO.
- SONS CURTOS E LONGOS PODEM SER FEITOS TANTO POR INSTRUMENTOS QUANTO POR PESSOAS E ANIMAIS.
- PARA DEFINIR SE UM SOM É CURTO OU LONGO, NÃO PRECISA COMPARAR COM OUTRO.
- O MIADO DO GATO É CURTO EM RELAÇÃO AO PIO DO PINTINHO.
- O PIO DO PINTINHO É LONGO EM RELAÇÃO AO MUGIDO DA VACA.
QUESTÃO 3
RESPONDA ÀS QUESTÕES DEPOIS DE VER E OUVIR CADA VÍDEO.
- MÚSICA UM FANTASMA EXISTEM MAIS SONS CURTOS OU LONGOS?
- CONSEGUE IDENTIFICAR QUAIS SÃO CURTOS E QUAIS SÃO LONGOS?
- NA MÚSICA TODA COMIDA BOA EXISTEM MAIS SONS CURTOS OU LONGOS?
- CONSEGUE IDENTIFICAR QUAIS SÃO CURTOS E QUAIS SÃO LONGOS?
QUESTÃO 4
DURAÇÃO NA MÚSICA É O TEMPO
A) DE UMA MÚSICA INTEIRA
B) DE APRENDER UM INSTRUMENTO
C) DE UM SOM EM RELAÇÃO A OUTRO
D) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS
QUESTÃO 5
EM RELAÇÃO AO MIADO DE GATO, O PIADO DE UM PINTINHO É
A) UM SOM LONGO
B) UM SOM CURTO
C) UM SOM MAIS OU MENOS
D) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS
PARA SABER MAIS
Acesse e leia: NOVAIS. Entendendo Música: 4 Parâmetros sonoros. Disponível em: https://amigoviolao.com/entendendo-musica-4-parametros-sonoros/#:~:text=Come%C3%A7ar%20com%20a%20altura%20%C3%A9,grave%2C%20o%20alto%20%C3%A9%20agudo
Acesse: O canal do YouTube do professor João San, Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCoBNbQOGtJIvC-1wbo_PDFQ/videos
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga E Mestre Em Educação |
Componente Curricular: | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: Materialidades: Os parâmetros sonoros | Habilidade: (GO-EF02AR15-A/B) Discriminar e classificar fontes sonoras de acordo com os parâmetros do som: altura, duração, timbre e intensidade e os elementos constitutivos da música: a melodia e o ritmo. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. SABRA no Conselho Municipal de Assistência Social de Betim – O que é Ritmo. Disponível em: https://www.significados.com.br/ritmo/ Acessado em: 30/08/2022 NOVAIS. Entendendo Música: 4 Parâmetros sonoros. Disponível em: https://amigoviolao.com/entendendo-musica-4-parametros-sonoros/#:~:text=Come%C3%A7ar%20com%20a%20altura%20%C3%A9,grave%2C%20o%20alto%20%C3%A9%20agudo Acessado em 31/08/2022. |