Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O Cerrado brasileiro é o segundo maior domínio morfoclimático do nosso país, apresentando uma biodiversidade tão significativa que é considerada a maior entre as savanas do mundo. Por ele, perpassam aquíferos, há grandes belezas naturais, comunidades tradicionais habitam ali… e há também tensões socioambientais.
Vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Sobre as plantas típicas do Cerrado, podemos afirmar que
A) apresentam significativa estatura, sistemas radiculares curtos e folhas alongadas.
B) têm raízes profundas, troncos tortuosos e folhas rígidas.
C) são adaptadas aos longos períodos chuvosos que ocorrem no bioma.
D) são sensíveis à acidez do solo.
QUESTÃO 2
Analise a tabela climática e clima ao longo do ano, na cidade de Goiânia:
A) A estação seca pode ser definida em quais meses do ano? E a estação chuvosa?
B) Segundo a imagem, há variações significativas na temperatura? Ela tende a ser maior ou menor, em relação a outras regiões/biomas do Brasil?
QUESTÃO 3
Você sabia que o Cerrado possui diversos frutos alimentícios? Além do pequi, você conhece ou saberia citar o nome de algum?
Bacupari-do-Cerrado (Salacia elliptica): Fruto pequeno de sabor adocicado, utilizado na medicina popular por suas propriedades anti-inflamatórias.
Pêra-do-campo (Eugenia klotzschiana): Fruto suculento e doce, muito apreciado tanto in natura quanto em sucos e geleias.
Murici (Byrsonima crassifolia): Fruto de sabor ácido e forte aroma, é amplamente utilizado na culinária regional, especialmente em sucos e doces.
Cagaita (Eugenia dysenterica): Fruto conhecido por suas propriedades laxantes, é consumido fresco ou em preparações culinárias típicas.
Mama-cadela (Brosimum gaudichaudii): Fruto de sabor suave, utilizado na medicina tradicional para o tratamento de doenças de pele.
Pequi (Caryocar brasiliense): Fruto símbolo do Cerrado, com polpa amarela e sabor marcante, amplamente utilizado na culinária regional.
Baru (Dipteryx alata): Semente nutritiva e rica em proteínas, consumida torrada e utilizada em diversas receitas regionais.
Araticum (Annona coriacea): Fruto de polpa cremosa e aroma intenso, apreciado in natura ou em sobremesas.
Buriti (Mauritia flexuosa): Fruto de cor avermelhada, muito nutritivo, utilizado na produção de sucos, doces e cosméticos.
Cereja-do-cerrado (Eugenia calycina): Fruto pequeno e saboroso, consumido fresco ou em preparações como geleias e compotas.
Mangaba (Hancornia speciosa): Fruto de polpa doce e aroma agradável, utilizado na preparação de sucos, sorvetes e doces típicos.
Agora, individualmente ou em dupla, você deverá elaborar um painel ou slides de apresentação sobre um fruto do Cerrado. Escolha a espécie de planta que desejar, pesquise suas características, informações nutricionais, uma receita… enfim! Use a sua criatividade e faça um bom trabalho!
QUESTÃO 4
Povos e comunidades tradicionais são grupos culturalmente diferenciados que possuem formas específicas de organização social e, além disso, ocupam e usam territórios e recursos naturais enquanto condição para a reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica; seguindo tradições de seus antepassados. Veja a seguir alguns povos e comunidades tradicionais do Cerrado:
Para essa atividade, serão formados 17 agrupamentos de estudantes, nos quais cada um ficará responsável pela pesquisa acerca dos aspectos históricos, culturais e sociais de um desses grupos ou comunidades tradicionais do Cerrado. Verifiquem também as principais dificuldades enfrentadas por eles em relação à sua perpetuação, bem-estar e relação com o meio ambiente. A seguir, há dois sites enquanto indicação de pesquisa:
Link 1: Comunidades Tradicionais.
https://museucerrado.com.br/cultura-cerratense/comunidades-tradicionais.
Link 2: Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado
https://ispn.org.br/biomas/cerrado/povos-e-comunidades-tradicionais-do-cerrado.
QUESTÃO 5
Redijam, grupo a grupo ou individualmente, um conto que relate um momento característico da vida de um indivíduo pertencente à comunidade ou grupo pesquisado por vocês. A produção deverá ser escrita em primeira ou em terceira pessoa.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-6a-serie/
SAIBA MAIS
Conheça, no vídeo da professora Mariana Araguaia, as principais ameaças ao Cerrado e demais biomas brasileiros.
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0609) Relacionar as características do bioma Cerrado com o seu potencial econômico, cultural, social e ambiental. (EAJACI0610) Conhecer as iniciativas de preservação e ou conservação do Cerrado e de suas comunidades tradicionais. |
Arte | (EAJAAR0638) Vivenciar distintas manifestações de expressão, percepção e consciência do corpo a partir do estudo da cultura brasileira em seus aspectos regionais, ressaltando a partir das diferentes linguagens artísticas aspectos culturais e sociais da história e cultura das diferentes regiões do Brasil. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0638) Redigir contos em primeira e em terceira pessoas. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. ISPN. Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado. Instituto Sociedade, População e Natureza. Disponível em https://ispn.org.br/biomas/cerrado/povos-e-comunidades-tradicionais-do-cerrado. Acesso em ago. 2022. GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. MUSEU DO CERRADO. Comunidades Tradicionais. Disponível em https://museucerrado.com.br/cultura-cerratense/comunidades-tradicionais. Acesso em ago. 2022. UNESP. Coisas de Cerrado. Disponível em https://www2.ibb.unesp.br/departamentos/Educacao/Trabalhos/coisasdecerrado/INICIAL/principal.htm. Acesso em ago. 2022. |