You are currently viewing História – Três séculos de lenda: riqueza e exploração nas Américas

História – Três séculos de lenda: riqueza e exploração nas Américas

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Analisar as ações humanas ao longo do tempo é um dos objetos de estudo da história. Ao estudarmos história o nosso objeto/fato de estudo pode estar no passado, mas não podemos perder de vista as perspectivas do presente. Ao estudarmos as relações de trabalho e de exploração nas Américas durante a colonização tenhamos em mente a atualidade e suas importâncias. E agora …

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Conquista Américas. Disponível em:<https://conhecimentocientifico.com/colonizacao-espanhola/>. Acesso em: 19 ago. 2022.

Questão 1

Sobre as relações de trabalho durante a colonização leia os textos abaixo e depois faça o que se pede:

A mineração na América espanhola teve sua mão de obra baseada no labor indígena, (…). Entretanto, como a sede pela mão-de-obra era grande pela maioria dos colonizadores, a escravidão foi assim em quase toda parte o primeiro sistema de trabalho

ALEXANDRE, Maria L. B. S. De Potosí a Ouro Preto: Um esboço comparativo. In: GARCIA, Graciela Bonassa (org.) . Perspectivas históricas de uma mesma América. 1ed. Seropédica: Edur – UFRRJ, 2011. Disponível em:<efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/perspectivas-historicas/artigos/08.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2022.

Após a leitura dos textos determine qual o primeiro sistema de trabalho  e como funcionava.

Questão 2

A conquista da América

Sobre a conquista das Américas leia o texto abaixo:

Esses conquistadores, chamados também de adelantados, chegavam à América com recursos próprios, trazendo consigo um pequeno exército e a resolução de não voltarem de mãos vazias.

Disponível em:<https://imagohistoria.blogspot.com/2010/10/conquista-da-america-os-adelantados-2.html>. Acesso em: 19 ago. 2022.

O que podemos entender do trecho  “Não voltarem de mãos vazias”? Explique detalhadamente.

Questão 3

Leia a notícia:

Disponível em:<https://noticias.r7.com/internacional/tesouro-de-r-62-bilhoes-gera-disputa-entre-colombia-e-espanha-26052018>. Acesso em: 19 ago. 2022.

Tendo por base as relações de exploração e trabalho ocorridas durante a colonização espanhola, no seu pensar quem deve ter direito sobre o tesouro? Justifique.

SAIBA MAIS

Aperte o play, assista o vídeo e tenha mais informações:

Canal Uilson Duarte “Atividade 11 7° Ano – O genocídio dos povos orignários. Disponível em:<https://youtu.be/ItQuWel0n9k>. Acesso em: 28 ago. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-7o-ano/

Habilidade:(EF07HI10) Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.

(GO-EF07HI10-A) Conhecer e analisar documentos escritos, iconográficos e imagéticos que remontam o cotidiano e a formação social, política e cultural das sociedades americanas no período colonial comparando semelhanças e diferenças no cotidiano dessas sociedades na atualidade.
Referencial teórico 
ALEXANDRE, Maria L. B. S. De Potosí a Ouro Preto: Um esboço comparativo. In: GARCIA, Graciela Bonassa (org.) . Perspectivas históricas de uma mesma América. 1ed. Seropédica: Edur – UFRRJ, 2011. Disponível em:<efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/perspectivas-historicas/artigos/08.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2022.