You are currently viewing Geografia – Artesanato

Geografia – Artesanato

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Artesanato

Antes do surgimento da indústria moderna, os bens de consumo eram todos produzidos de forma artesanal e familiar. Objetos que hoje saem das fábricas era todos criados pelas mãos dos artesãos. Ainda hoje existem objetos e produtos que têm sua origem no artesanato. Por exemplo, na imagem abaixo, a artesã elabora um bordado usando apenas linha, agulha e seus conhecimentos sobre o seu ofício.

Fonte da imagem https://www.freepik.com/free-photo/woman-s-hand-cross-stitching-pattern-hoop-against-white-background_4589544.htm

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

Escreva as respostas em seu caderno.

  • Explique o conceito e as características do tipo de produção: artesanato.

QUESTÃO 2

Hora da pesquisa!
Escreva as respostas das questões em seu caderno.

a. Escolha um tipo de produto que ainda é produzido de forma artesanal.

b. Quais são os materiais utilizados neste tipo de artesanato?

c. Quais são os objetos ou produtos que esse tipo de artesanato produz?

d. Onde esses objetos costumam ser vendidos?

e. Quais são as ferramentas ou recursos usados neste tipo de produção?

f. Onde as artesãs ou artesãos vendem os seus produtos?

g. Você ou alguém da sua casa já comprou ou ganhou um objeto desse tipo?

h. Há objetos semelhantes que são produzidos nas fábricas?

i. Por que você escolheu este tipo de artesanato?

QUESTÃO 3

O artesanato é uma modalidade de produção que surgiu bem no início da evolução da humanidade. As necessidades de alimento, proteção e bem-estar levaram os seres humanos pré-históricos os fizeram produzirem objetos com as mãos e ferramentas rudimentares.

O artesanato é uma forma primária de criação e construção de objetos onde

(A) todos os produtos são feitos por máquinas industriais.

(B) o artesão realiza todas as etapas do processo produtivo.

(C) a produção é em larga escala.

(D) os objetos são idênticos entre si.

QUESTÃO 4

Uma contribuição importante do artesanato para a sociedade é

(A) substituir a produção industrial.

(B) manter tradições culturais e fortalecer a identidade de uma comunidade.

(C) eliminar a necessidade de produção em massa.

(D) criar produtos completamente idênticos.

SAIBA MAIS

AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: ARTESANATO: CERÂMICA?


Autoria:Prof.a Ma. Amarolina Ribeiro
Formação:Mestra em Ensino na Educação Básica.
Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
Referência (s):CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. 

_______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.

RIBEIRO, Amarolina. Piscicultura. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-piscicultura/  Acesso em: 13 mai. 2023.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008.