Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental.
Espaços Artísticos: Um convite à reflexão
A arte é como uma porta mágica que nos leva para outros lugares, outras épocas e outras formas de viver e pensar. Ao visitar museus, galerias e exposições, entramos em contato com obras e peças incríveis que podem nos levar a refletir sobre diversos campos da vida.
Ou seja, a arte, em suas diversas linguagens, é uma forma universal de nos conectarmos com a história, as culturas e as emoções humanas. Por meio das pinturas, das esculturas, imagens, das músicas, das danças, artefatos ou da literatura, as obras e espaços de arte nos convidam a uma jornada de descoberta e reflexão sobre nós mesmos e sobre o mundo ao nosso redor.
Por que visitar espaços artísticos?
- Para ampliar nossa visão de mundo, pois ao ver e apreciar diferentes estilos, técnicas e perspectivas artísticas, expandimos nossos horizontes e aprendemos a apreciar a diversidade cultural.
- Despertar a criatividade, uma vez que os espaços artísticos inspiram e estimulam a imaginação e o pensamento de forma livre, crítica e criativa.
- Desenvolver o senso crítico, pois ao explorar espaços e obras de arte, somos convidados a questionar, interpretar e formar nossas próprias opiniões.
- Por fim, o bem-estar por meio da apreciação da arte associada a diversos benefícios para a saúde mental, como redução do estresse, aumento da autoestima e maior bem-estar emocional.
A simples observação de uma obra de arte já proporciona uma experiência enriquecedora, contudo, é ao refletir sobre ela que extraímos todo o seu potencial. Ao questionarmos a mensagem que o artista quis passar, nossos sentimentos, o significado ou reflexões que ela nos inspira, e como se relaciona com o mundo ao nosso redor, ampliamos nosso entendimento sobre a arte e sobre nós mesmos.
Anexo
Sabia que existem vários tipos de museus?
Vamos conhecer alguns tipos de museus que temos no Brasil?
- Museu Histórico: Em que prevalece a relevância histórica do seu acervo.
- Museu de Arte: Onde o seu acervo é constituído exclusivamente de obras de arte.
- Museus de Ciência: Onde o propósito é ensino da ciência e de suas formas de raciocínio.
- Museus Biográficos: Onde todo o acervo pertenceu ou foi produzido por uma só pessoa.
- Museus Comunitários/Ecomuseus: pretende preservar a região em que se encontra, (cultural, social e espacial) mais voltado para a comunidade do que para visitantes de fora.
- Museus Temáticos: Trabalha somente um tema, se utilizando de qualquer suporte de acervo para isso.
- Museu Militar: é depositário e expositor do espólio de interesse histórico-militar, com exposição e divulgação de objetivos militares ligados à ciência, educação e ludicidade, incluindo o acesso regular ao público.
- Museu de cera: um museu no qual existe a exposição de peças feitas de cera, usualmente retratando animais extintos ou celebridades.
Dos tipos de museus que acabou de ler, qual ficou curioso(a) em conhecer?
Será que não tem um pertinho de você?
Questão 1
Espaços artísticos são ambientes dedicados
(A) à criação e exposição de roupas de diferentes tecidos.
(B) apenas a exposição da arte em suas diversas formas.
(C) à criação, exposição e apreciação apenas de sapatos.
(D) à criação, exposição e apreciação de diversas formas de arte.
Questão 2
Segundo o Texto, frequentar espaços artísticos amplia a
(A) visão de mundo, a criatividade, desenvolve o senso crítico e bem-estar.
(B) fome e a sede, desenvolve problemas com familiares e amigos.
(C) curiosidade, a criatividade, desenvolve o senso crítico nos jornais.
(D) visão, a felicidade, desenvolve o senso crítico e bem-estar escolar.
Questão 3
Vamos exercitar a apreciação e reflexão sobre diferentes obras?
Se for o caso, veja mais de uma vez ou pause o vídeo quantas vezes for necessário.
Não deixe de conversar com os colegas e professor(a).
Questão 4
Agora, escolha um museu para visitar, mas antes de ir pesquise um pouco sobre o que irá encontrar nele, isso lhe ajudará a perceber e apreciar as obras/objetos que verá.
Por fim, com um celular e a ajuda de um responsável, registre uma obra ou objeto que lhe chamou a atenção.
Depois socialize esta foto com os colegas, familiares ou nas redes sociais, não deixe de escrever uma pequena legenda com suas impressões e convidando-os a visitar o espaço também.
Saber mais
Lista de alguns espaços culturais de Goiânia
Centro Audiovisual / Museu do Índio Endereço: Alameda Leopoldo de Bulhões, Rua L-1, s/n Qd.3 – St. Pedro Ludovico, Goiânia, 74820-060 |
Centro Cultural Martin Cererê Endereço: Tv. Bezerra de Menezes – St. Sul, Goiânia – GO, 74080-300 |
Centro Cultural Oscar Niemeyer Endereço: GO-020 – Chácaras Alto da Glória, Goiânia – GO |
Centro de Fotografia Contemporânea Endereço: Rua 77, 37, Qd. 85 Centro, Goiânia, Goiás 74055-090 |
Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro Endereço: Rua 9, esquina com rua 3, Centro |
Cine Cultura – Centro Cultural Marieta Telles Machado Endereço: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 – Centro, Goiânia – GO, 74003-010 |
Museu de Arte Contemporânea de Goiás Endereço: Av. Deputado Jamel Cecílio, Qd. Gleba, n° 4.490, Setor Fazenda Gameleira, Goiânia – GO, 74884-801 |
Museu de Arte de Goiânia (MAG) Endereço: Rua 1, nº 605, Bosque dos Buritis, S. Oeste. |
Oficina Cultural Geppetto Endereço: Rua 1013, Qd. 39, Lote 11, 467, St. Pedro Ludovico, Goiânia, 74820-260 |
Teatro Rio Vermelho (O teatro fica no Centro de Convenções de Goiás). Endereço: Avenida Paranaíba 117, Setor Central, St. Aeroporto, Goiânia, 74020-010 |
Teatro SESI – centro cultural Paulo Afonso Ferreira Endereço: Av. João Leite, 1013 – Santa Genoveva, Goiânia – GO, 74670-040 |
Vila Cultural Cora Coralina Endereço: R. 3, s/n – St. Central, Goiânia – GO, 74175-120 |
Zabriskie – Teatro Escola Endereço: Av. Antônio Martins Borges, 121, St. Pedro Ludovico, Goiânia, 74825-020 |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (GO-EF04AR07-A) Reconhecer, explorar e habituar-se a frequentar espaços do sistema das artes visuais, tais como: museus, espaços culturais, centros culturais, fundações, ateliês de artistas e artesãos, bem como aprender de forma significativa as relações entre o sujeito e as experiências em artes visuais ampliar o seu repertório imagético, estético e o pensamento crítico e sensível. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Arte: conceitos, modalidades, estéticas, funções e estados, Material de Apoio. 2021 Disponível em: https://app.planejativo.com/ver-aula/478/material-de-apoio/resumo/artes-e-ed-fisica/arte-conceitos-modalidades-esteticas-funcoes-e-estados#:~:text=Fun%C3%A7%C3%B5es%20da%20arte&text=A%20arte%20estimula%20a%20percep%C3%A7%C3%A3o,os%20horizontes%20de%20cidad%C3%A3os%20marginalizados. Acessado em 09/08/2022 |