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Educação Física: Luta Marajoara

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Luta Marajoara

As lutas são práticas corporais centradas na disputa entre dois oponentes. Nelas, os praticantes utilizam técnicas de ataque e defesa, desenvolvendo táticas e estratégias para imobilizar, desequilibrar, atingir ou retirar o adversário de um determinado espaço.

Existem muitos estilos de luta. Diversos deles foram criados em culturas distantes da nossa e chegaram ao Brasil por meio da imigração e do intercâmbio cultural entre os povos.

No entanto, também existem lutas que se originaram aqui no Brasil. Esses estilos apresentam características que revelam muito sobre a nossa história e cultura, como é o caso da capoeira e da luta marajoara.

A luta marajoara é originária do Arquipélago do Marajó, no estado do Pará, e tem suas raízes na cultura indígena dos povos originários que habitavam, e ainda habitam, a região. Diferente da Huka-Huka, que é uma luta tradicional exclusivamente indígena, a luta marajoara passou por um processo de transformação e mescla cultural ao longo do tempo, incorporando influências de povos africanos escravizados e também de elementos europeus. Essa mistura de influências torna essa luta um símbolo da diversidade e da resistência cultural do povo brasileiro.

O objetivo da luta marajoara é colocar as costas do oponente no chão. Para isso, são utilizados movimentos como puxões, empurrões e técnicas de desequilíbrio. Não são permitidos golpes violentos, como socos, chutes, cotoveladas ou joelhadas.

Durante o combate, os lutadores executam movimentos como agarrar, puxar, empurrar e desequilibrar, aplicando golpes típicos como a cabeçada, a lambada, a desgalhada e a rasteira, entre outros.

Esse estilo de luta reflete as características da população da região do Marajó e suas raízes históricas, ligadas diretamente aos povos indígenas e à herança africana. Infelizmente, por conta da história de exploração e colonização, a contribuição desses povos muitas vezes foi desvalorizada.

No entanto, a cultura brasileira é marcada pela miscigenação. Assim como valorizamos heranças europeias, também devemos reconhecer e valorizar as contribuições indígenas e africanas que formam a base da nossa identidade cultural.

Questão 1

As lutas são práticas corporais

(A) expressivas compostas por movimentos organizados em passos.

(B) que buscam superar os desafios do meio ambiente.

(C) focadas em disputas corporais com técnicas de ataque e defesa pessoal.

(D) lúdicas e com regras flexíveis

Questão 2

O Objetivo da luta marajoara é

(A) atingir o adversário com socos e chutes

(B) imobilizar o adversário com chaves e torções

(C) excluir o adversário do espaço de combate

(D) desequilibrar o adversário fazendo colocar as costas no chão

Questão 3

Por que as tradições e quase toda herança cultural deixada pelos povos originários do Brasil é, geralmente, menosprezada por grande parte da população brasileira?

Questão 4

Por que devemos valorizar a luta marajoara e todas as outras contribuições culturais deixadas pelos povos originários do Brasil?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre a Luta Marajoara.

Canal Educação Física com Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/zZ4QceAukOU
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0532) Conhecer e vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial.
(EAJAEF0537) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero presentes nas lutas, propondo compreensão e superação dos mesmos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022