Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Fotolegendas: traduzindo imagens em palavras
OLÁ ESTUDANTE!
O QUE VOCÊ SABE SOBRE FOTOLEGENDAS?
O TERMO “FOTOLEGENDA” É UMA COMBINAÇÃO DE “FOTO” E “LEGENDA”. AS FOTOLEGENDAS SÃO TEXTOS QUE ACOMPANHAM UMA FOTO, NOS AJUDANDO A ENTENDER MELHOR O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA IMAGEM.
O TEXTO FOTOLEGENDA É USADO PARA ESCREVER LEGENDAS PARA FOTOS, SEJA EM REDES SOCIAIS, JORNAIS, REVISTAS OU OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
VEJA O EXEMPLO:
UMA FOTOLEGENDA GERALMENTE ACOMPANHA UMA IMAGEM PARA FORNECER CONTEXTO, EXPLICAÇÃO OU COMPLEMENTO À IMAGEM EM SI.
PODE INCLUIR INFORMAÇÕES SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA IMAGEM, QUEM SÃO AS PESSOAS NA FOTO, ONDE E QUANDO FOI TIRADA, OU QUALQUER OUTRA INFORMAÇÃO RELEVANTE PARA ENTENDER COMPLETAMENTE O CONTEÚDO VISUAL.
PARA CRIAR UMA FOTOLEGENDA, OBSERVE ALGUNS CRITÉRIOS IMPORTANTES:
Atividades
QUESTÃO 1
A FOTOLEGENDA É UM GÊNERO TEXTUAL QUE FAZ PARTE DO NOSSO COTIDIANO. O TERMO “FOTOLEGENDA” É UMA COMBINAÇÃO DE “FOTO” E “LEGENDA”. AS FOTOLEGENDAS SÃO TEXTOS QUE ACOMPANHAM UMA FOTO.
A- OBSERVE AS IMAGENS E REFLITA SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO.
IMAGEM 1
IMAGEM 2
B- AGORA QUE VOCÊ REFLETIU SOBRE AS IMAGENS, ESCREVA FOTOLEGENDAS QUE DESCREVAM ESTAS IMAGENS:
QUESTÃO 2
VOCÊ SABIA QUE AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS NAS FOTOLEGENDAS GIRAM EM TORNO DAS PERGUNTAS: O QUE, QUEM, ONDE, QUANDO, POR QUE E PARA QUÊ? SABENDO DISSO, CONFORME A IMAGEM A FOTOLEGENDA INDICADA É
QUESTÃO 3
DE ACORDO COM A IMAGEM A FOTOLEGENDA INDICADA É
QUESTÃO 4
FAÇA A LEITURA DO TEXTO SEGUINTE, OBSERVE A IMAGEM E CRIE UMA FOTOLEGENDA ADEQUADA.
A Importância dos Passeios Escolares
Os passeios escolares são momentos especiais que permitem que alunos e professores saiam das quatro paredes da sala de aula para explorar o mundo ao seu redor.
Cada passeio é uma oportunidade única de aprendizado fora do ambiente tradicional, proporcionando experiências educacionais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento social e emocional dos alunos.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF12LP11-A) Explorar em colaboração com os colegas e o professor, fotolegendas em notícias, manchetes de jornais, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, entre outros gêneros do campo jornalístico. (EF12LP11-B) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, os gêneros previstos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto. (EF12LP11-C) Reler o texto escrito, com auxílio do professor e/ou dos colegas, tomando decisões na escrita e revisando a produção inicial do texto até a versão final. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |