Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes do 2º período (3ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
NO NOSSO DIA A DIA, OS TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS SÃO BASTANTE COMUNS. EXEMPLOS DESSES TEXTOS INCLUEM PANFLETOS DE SUPERMERCADOS COM PROMOÇÕES, CARTAZES, POSTS PARA REDES SOCIAIS, MEMES E PLACAS INDICATIVAS. ESSE TIPO DE TEXTO COMBINA VÁRIAS LINGUAGENS: VERBAL (ORAL E ESCRITA), VISUAL (IMAGENS, ÍCONES E DESENHOS), SONORA, CORPORAL E DIGITAL. A MAIORIA DOS TEXTOS QUE ENCONTRAMOS NA SOCIEDADE POSSUI, NO MÍNIMO, A LINGUAGEM VERBAL E A VISUAL (FOTOS, ILUSTRAÇÕES, CORES).
ESSAS COMBINAÇÕES DE LINGUAGENS SÃO PODEROSAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO, POIS PERMITEM TRANSMITIR MENSAGENS DE MANEIRA MAIS COMPLETA E ENVOLVENTE. A INTEGRAÇÃO DE MÚLTIPLOS MODOS SEMIÓTICOS FACILITA A COMPREENSÃO E RETENÇÃO DA INFORMAÇÃO, TORNANDO A COMUNICAÇÃO MAIS EFICAZ.
POR EXEMPLO, UM POST NAS REDES SOCIAIS QUE UTILIZA UM TEXTO ATRATIVO COMBINADO COM UMA IMAGEM IMPACTANTE E UM VÍDEO EXPLICATIVO TEM MAIS CHANCES DE CAPTAR A ATENÇÃO DO PÚBLICO E COMUNICAR SUA MENSAGEM DE FORMA CLARA. NO AMBIENTE DIGITAL, O USO DE EMOJIS, GIFS E VÍDEOS CURTOS É UM EXEMPLO CLARO DE COMO OS TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS SE ADAPTARAM ÀS NOVAS TECNOLOGIAS, ENRIQUECENDO AS INTERAÇÕES ONLINE E PERMITINDO UMA COMUNICAÇÃO RÁPIDA E DINÂMICA.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
A IMAGEM DA ESQUERDA É UM POST PARA FACEBOOK E A DA DIREITA É UMA PINTURA DA ARTISTA PLÁSTICA TARSILA DO AMARAL, CUJO TÍTULO É AUTORRETRATO. ANALISE AS IMAGENS. QUAL DELAS É UM TEXTO MULTISSEMIÓTICO? POR QUÊ?
QUESTÃO 2
RELACIONE OS ELEMENTOS VERBAIS QUE COMPÕEM O POST A SEGUIR.
QUESTÃO 3
ANALISE O POST A SEGUIR E RESPONDA:
A) O POST FOI CRIADO COM QUAL FINALIDADE?
B) EM SUA OPINIÃO, POSTS COM MENSAGENS COMO ESTA PODEM PROVOCAR QUAIS SENTIMENTOS NOS LEITORES?
QUESTÃO 4
APRECIE O GRAFITE…
O GRAFITE É UM TIPO DE ARTE URBANA CARACTERIZADO PELA PRODUÇÃO DE DESENHOS EM LOCAIS PÚBLICOS COMO PAREDES, EDIFÍCIOS, RUAS, ETC. NESTE GRAFITE, O ARTISTA DMIC SULMEMO DESENHOU A CANTORA CARMEM MIRANDA. EM SUA OPINIÃO, O GRAFITE É UMA MANEIRA DE LEVAR A ARTE PARA MAIS PESSOAS?
(A) O GRAFITE É UM DOS ELEMENTOS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA VISUAL.
(B) O GRAFITE É UM DOS ELEMENTOS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA DA MUSICA .
(C) O GRAFITE É UM DOS ELEMENTOS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA DO TEATRAL.
(D) O GRAFITE É UM DOS ELEMENTOS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA DA DANÇA.
QUESTÃO 5
QUAIS SÃO ALGUMAS DAS LINGUAGENS COMBINADAS NOS TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS MENCIONADOS NO TEXTO?
(A) VERBAL E SONORA.
(B) VISUAL E CORPORAL.
(C) VISUAL E DIGITAL.
(D) VERBAL E VISUAL.
QUESTÃO 6
POR QUE A INTEGRAÇÃO DE MÚLTIPLOS MODOS SEMIÓTICOS É CONSIDERADA UMA PODEROSA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO?
(A) PORQUE TORNA A COMUNICAÇÃO MAIS DIFÍCIL DE ENTENDER.
(B) PORQUE LIMITA A CAPACIDADE DE RETENÇÃO DA INFORMAÇÃO.
(C) PORQUE FACILITA A COMPREENSÃO E RETENÇÃO DA INFORMAÇÃO.
(D) PORQUE TORNA A COMUNICAÇÃO MENOS ENVOLVENTE.
QUESTÃO 7
A PARTIR DO QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS E GRAFITE, EM SUA PRÓXIMA SAÍDA, ESCOLHA UM GRAFITE, FOTOGRAFE-O E CRIE UM POST PARA SUA REDE SOCIAL. COLOQUE EM PRÁTICA O SEU NOVO CONHECIMENTO, COMBINADO?
SABER MAIS
PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE OS TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS , ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA ANA CRISTINA.
Autoria: | Ana Cristina Pereira Diniz |
Formação: | Pedagogia |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa e Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJALP0208) Analisar textos que circulam no campo da vida pública EJAAV0212) Conhecer, explorar e experimentar, (fazendo uso sustentável de materiais, técnicas e procedimentos), diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, HQ, dobradura, escultura, modelagem, gravura, murais, instalação, vídeo, fotografia, performance, etc) refletindo sobre seus significados expressivos |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://novaescola.org.br/conteudo/16264/lingua-portuguesa-como-trabalhar-textos-multissemioticos https://www.escrevendoofuturo.org.br/formacao/pergunte-a-olimpia/178/diferencas-e-aplicacoes-entre-multissemiotico-e-multimidiatico https://www.gov.br/museus/pt-br/museus-ibram/mnba |
Adequação: | Ariadiny Cândido Morais |