Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho. Foi criado durante uma Conferência organizada pela Organização das Nações Unidas, no dia 5 de junho de 1972, com o objetivo de chamar a atenção da população mundial sobre os problemas ambientais e a importância de preservar o meio ambiente e seus recursos naturais.
Nesta conferência foram discutidos princípios importantes acerca da política ambiental, aspectos e impactos negativos das ações humanas em interação com o meio ambiente, bem como o acentuado crescimento da degradação e problemas ambientais.
Um grave problema ambiental é o uso indiscriminado do plástico. Veja a seguir uma reportagem do Greenpeace que fala sobre isso.
Disponível em: https://www.greenpeace.org/international/campaigns/toolkit-plastic-free-future/ > Acesso em 14/11/2023
Questão 1
Do you know some songs about the environment? I suggest you play the song “Heal the World” – Michael Jackson, you can search on YouTube. (Você conhece alguma música sobre o Meio ambiente? Eu sugiro que você toque a música “Heal the world” – Michael Jackon, você pode pesquisar no YouTube.)
- The song says:
“Heal the world
Make it a better place
For you and for me, and the entire human race…”
- How can you heal the world and make it a better place? Write three pieces of advice to help heal the world. (Como você pode curar o mundo e torná-lo um lugar melhor? Escreva três conselhos para ajudar a curar o mundo.)
Questão 2
We studied about renewable and non-renewable energies.Check the example of renewable energy:
(Estudamos sobre energias renováveis e não renováveis. Marque o exemplo da energia renovável:)
(a) Petroleum.
(b) Natural gas.
(c) Solar energy.
(d) Mineral coal.
Questão 3
We studied about renewable and non-renewable energies.Check the example of non-renewable energy:
(Estudamos sobre energias renováveis e não renováveis. Marque o exemplo da energia renovável:)
(a) Solar energy.
(b) Wind power.
(c) Biomass.
(d) Nuclear energy.
Questão 4
Read the text below about Plastic. Then answer the questions: (Leia o texto abaixo sobre Plástico. Então responda as perguntas:)
a) According to the text, where can we find plastic?
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
b) How long did it take for plastic to be in every nook and cranny of the planet?
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
c) How do you think plastic can offer us an incredible opportunity to act?
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
d) Find three words in the text that you don’t know the meaning of and search in the dictionary. Write the meanings below:
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
Questão 5
Circle the pictures that represents each kind of energy: (Circule as figuras que representam cada tipo de energia:)
Questão 6
Draw or cut and glue pictures that represent 5 steps to save the planet: (Desenhe ou recorte e cole figuras que representam 5 passos para salvar o planeta:)
1- Put the rubbish in the bin.
2- Turn the light off.
3- Respect and take care of your pets.
4- Don’t waste water.
5- Use the car less. Ride your bike.
Let’s play
Vamos brincar e descobrir o quanto você sabe sobre o meio ambiente? Acesse o link abaixo, aprenda, pesquise se necessário e divirta-se!
Disponível em: https://www.canva.com/design > acesso em 21, jul. 2022
Saiba mais
Hoje aprendemos muito sobre o meio ambiente, vamos relembrar o que são energias renováveis e não renováveis e seus vocabulários em inglês. Acessem o vídeo a seguir:
Disponível em: https://www.canva.com/design > acesso em 21, jul. 2022
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidade: | (GO-EF05LI01) Participar de interações orais sobre informações ambientais, palavras relacionadas ao meio ambiente, problemas ambientais, para promover integração social. (GO-EF05LI02) Compreender instruções orais, Don’t throw the garbage in the river. / Preserve the nature./ Don’t cut the trees, que organizam as atividades desenvolvidas em sala de aula, para interagir em língua inglesa com seus pares. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 14/11/2023. GREENPEACE. Greenpeace (org.). Toolkit for a Plastic-Free Future. Disponível em: https://www.greenpeace.org/international/campaigns/toolkit-plastic-free-future/ . Acesso em: 14 nov. 2023. |