Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
PROCESSOS REPRODUTIVOS
Os processos reprodutivos asseguram a perpetuação das diversas espécies existentes em nosso planeta. De forma geral, consideramos que seres vivos podem reproduzir assexuadamente, dando origem a indivíduos idênticos ao genitor; e sexuadamente, apresentando variabilidade genética. Desses dois processos, há diversas maneiras pelas quais novos descendentes são formados.
No caso da reprodução assexuada, podemos destacar a fissão binária, comum em bactérias, em que o indivíduo se divide em dois, cada um com um conjunto completo de material genético; e a brotamento, em que um novo indivíduo se desenvolve a partir de um broto ou uma projeção do corpo do genitor. Já na reprodução sexuada, os gametas masculinos e femininos se unem para formar um zigoto, que se desenvolverá em um novo indivíduo.
Nos processos reprodutivos sexuados, destacam-se a fecundação externa e interna. A fecundação externa geralmente ocorre em ambientes aquáticos, em que os gametas masculinos e femininos são liberados na água. Temos como exemplo peixes e muitas espécies de anfíbios. Na fecundação interna, os gametas masculinos são transferidos diretamente para o corpo feminino, ocorrendo ali a fecundação. Esse processo, apesar de ser mais comum entre vertebrados como aves, répteis e mamíferos, pode também ser observado em invertebrados.
Vale destacar que os processos reprodutivos não são exclusivos dos animais, mas também estão presentes em plantas e outros seres vivos. Em plantas, por exemplo, há diferentes estratégias reprodutivas, como a estaquia, que é um tipo de reprodução assexuada; assim como a polinização cruzada e a autofecundação, que são processos sexuados que garantem a produção de sementes.
Em resumo, os processos reprodutivos são essenciais para a sobrevivência, perpetuação e evolução das espécies. Compreender esses processos é fundamental para a compreensão de situações como a resistência bacteriana, ou mesmo em, reflexões e ações relacionadas à conservação da biodiversidade.
QUESTÃO 1
Os antibióticos são remédios utilizados para o tratamento de infecções bacterianas. Eles só podem ser vendidos mediante apresentação de receita médica, e devem ser utilizados de acordo com as orientações dadas pelo profissional da saúde. Explique o porquê desses procedimentos, considerando o processo reprodutivo de tais seres vivos.
Para responder às próximas questões, leia o texto a seguir, escrito por Rodrigo Azevedo de Oliveira, de Itajaí (SC), para o site “Super Interessante”:
Existem mamoeiros macho e fêmea? “As plantas do mamoeiro podem ser classificadas como macho, fêmea ou ainda hermafroditas, de acordo com seu tipo de flor”, diz o engenheiro agrônomo Nilberto Bernardes Soares, do Instituto do Instituto Agronômico de Campinas, em São Paulo. As flores da planta macho têm um pendão longo, e dez estames, que é a região que produz e aloja o pólen. Porém, os pistilos, órgãos sexuais femininos onde se aloja o óvulo, são atrofiados e não funcionam. Essas plantas raramente produzem frutos. Já as plantas fêmeas produzem flores com pendão curto. Seus pistilos funcionam, mas faltam os estames. Elas necessitam de pólen de planta macho ou hermafrodita para serem fecundadas. Os frutos são arredondados e com sulcos. Finalmente, a planta hermafrodita possui flor completa, com pistilos e estames. Nesse caso pode ocorrer auto-fecundação e, além de produzir pólen que fecundará outras plantas fêmeas, a flor possui ovário, podendo ser fecundada por planta macho. Os frutos dessa planta podem ser redondos com sulcos, ou alongados.
QUESTÃO 2
A relação entre as flores e os frutos de uma planta, considerando o processo reprodutivo, é que
(A) o ovário fecundado dá origem a uma nova planta.
(B) o ovário fecundado dá origem ao fruto da planta.
(C) somente as flores hermafroditas fecundam e dão frutos.
(D) as flores e frutos armazenam o embrião da planta.
QUESTÃO 3
Sobre a reprodução das plantas, é correto afirmar que
(A) só ocorre de forma sexuada, por meio das flores.
(B) pode ocorrer de maneira assexuada, por partenogênese.
(C) há espécies que realizam fecundação interna e externa.
(D) há espécies que se reproduzem de forma assexuada e sexuada.
QUESTÃO 4
A) Faça o desenho esquemático de uma flor masculina e de uma flor feminina, indicando suas estruturas.
B) Cite alguns eventos que aumentam o sucesso reprodutivo de uma planta.
QUESTÃO 5
Veja a tirinha disponível a seguir para responder às questões:
A) Por que as planárias que assistiam ao espetáculo não se interessaram pela apresentação? Explique, considerando a maneira com que elas se reproduzem.
B) A forma reprodutiva apresentada na tirinha é do tipo assexuada ou sexuada? Por qual motivo?
C) Explique, com suas próprias palavras, por que a reprodução é essencial para as espécies.
SAIBA MAIS
Que tal compreender aspectos inerentes aos gametas humanos? Assista ao vídeo abaixo, sobre esse tema!
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. |
Referências | CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 16/06/2023. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 16/06/2023. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. |