ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
LUTAS: COMBATE AO ESTRESSE
AS LUTAS SÃO PRÁTICAS CORPORAIS QUE ENVOLVEM CONFRONTOS ENTRE INDIVÍDUOS. DURANTE ESSAS PRÁTICAS, SÃO UTILIZADAS HABILIDADES E ESTRATÉGIAS DE ATAQUE E DEFESA PESSOAL, COM O OBJETIVO DE DESEQUILIBRAR, ATINGIR OU REMOVER O OPONENTE DE UM ESPAÇO DETERMINADO.
ELAS, QUANDO PRATICADAS COMO EXERCÍCIOS FÍSICOS, OFERECEM UMA SÉRIE DE VANTAGENS PARA A SAÚDE E BEM-ESTAR, INCLUSIVE NO CONTROLE DO ESTRESSE, UMA QUESTÃO AMPLAMENTE RECONHECIDA COMO UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.
O ESTRESSE É UM ESTADO DE TENSÃO FÍSICA E MENTAL CAUSADO POR ESTÍMULOS EXTERNOS OU INTERNOS QUE DEMANDAM UMA ADAPTAÇÃO OU RESPOSTA DO INDIVÍDUO.
QUESTÃO 1
LUTA É UMA PRÁTICA CORPORAL QUE ENVOLVE COMBATE FÍSICO ENTRE DOIS OPONENTES. SÃO EXEMPLOS O
(A) KARATÊ, PILATES, GOLFE.
(B) BOXE, MUAY THAI E AIKIDO.
(C) NATAÇÃO, JUDÔ, TAEKWONDO.
(D) MMA, BOCHA, CAPOEIRA.
QUESTÃO 2
SOBRE O ESTRESSE PODEMOS AFIRMAR QUE ELE
(A) SE MANIFESTA POR UMA VARIEDADE DE RAZÕES.
(B) É UMA DOENÇA ALTAMENTE CONTAGIOSA.
(C) É SEMPRE BENÉFICO PARA O BEM-ESTAR DA PESSOA.
(D) SÓ TRAZ EFEITOS NEGATIVOS PARA A SAÚDE DA PESSOA.
QUESTÃO 3
EXISTEM VÁRIAS MODALIDADES DE LUTAS QUE PROPORCIONAM DIVERSOS BENEFÍCIOS, INCLUINDO O COMBATE E CONTROLE DO ESTRESSE. VOCÊ CONHECE E GOSTA DE LUTAS? PREENCHA A TABELA ABAIXO COM OS NOMES DAS LUTAS QUE VOCÊ CONHECE, AS QUE JÁ VIVENCIOU E EVIDENCIE AS QUE TÊM INTERESSE DE APRENDER E/OU REVIVENCIAR.
LUTAS QUE CONHEÇO | LUTAS QUE JÁ VIVENCIEI |
QUESTÃO 4
LEIA O TEXTO ABAIXO:
AS LUTAS E OS DEMAIS EXERCÍCIOS FÍSICOS, QUANDO PRATICADOS DE FORMA REGULAR, É UMA ESTRATÉGIA EFICAZ PARA COMBATER O ESTRESSE. O ESTRESSE É UMA RESPOSTA NATURAL DO CORPO A SITUAÇÕES DESAFIADORAS E DEMANDAS EXCESSIVAS, E SE NÃO FOR GERENCIADO ADEQUADAMENTE, PODE TER EFEITOS NEGATIVOS NA SAÚDE FÍSICA E MENTAL.
PRATICAR EXERCÍCIOS REGULARMENTE AJUDA A REDUZIR OS NÍVEIS DE ESTRESSE, POIS DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA, O CORPO LIBERA ENDORFINAS, CONHECIDAS COMO "HORMÔNIOS DA FELICIDADE", QUE MELHORAM O HUMOR E DIMINUEM A ANSIEDADE E A TENSÃO. ALÉM DISSO, O EXERCÍCIO FÍSICO TRAZ OUTROS BENEFÍCIOS QUE CONTRIBUEM PARA COMBATER O ESTRESSE, COMO MELHORAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA, FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO E ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE NEUROTRANSMISSORES ASSOCIADOS AO BEM-ESTAR.
BASEADO NA SUA LEITURA, RESPONDA:
A) QUAL É A IDEIA PRINCIPAL DO TEXTO? PENSE SOBRE QUEM OU O QUE É A HISTÓRIA. A IDEIA PRINCIPAL É A INFORMAÇÃO MAIS IMPORTANTE DO TEXTO, É A MENSAGEM CENTRAL QUE O AUTOR QUER PASSAR.
B) POR QUE UMA PESSOA ESTRESSADA DEVE EXERCITAR-SE?
SAIBA MAIS
PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE AS LUTAS, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0228) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da luta. (EJALP0213) Apontar a ideia central do texto. |
Referências | Lipp, M. E. N., Malagris, L. E. N., & Novais, L. E. (2007). Stress ao longo da vida São Paulo: Editora Ícone. Brasil. (2002). Doenças relacionadas com o trabalho: diagnóstico e condutas: manual de procedimentos para os serviços de saúde Brasília, DF: Ministério da Saúde. SANTOS, Juliana da Costa; SANTOS, Maria Luiza da Costa. (2005). Descrevendo o estresse. João Pessoa: Revista Principia n.12. Disponível em: 269 (ifpb.edu.br). Acesso 25 de julho de 2022. GOIÁS, Secretaria de Estado de Saúde. (2019). Estresse. Disponível em: Estresse – Secretaria da Saúde (saude.go.gov.br). Acesso 25 de julho de 2022. |