Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
FAKE NEWS
Nos últimos anos a expressão de origem inglesa Fake news ganhou força e notoriedade, também conhecida como notícias falsas, as Fake news tomaram o gosto popular, pois qualquer pessoa pode produzir ou fabricar uma notícia falsa e causar um grande estrago social. De forma espontânea ler uma fake news é como ler uma mentira, seus dados não tem validade e suas informações são fruto de grandiosa especulação. Alguns historiadores comentam que esse hábito de espalhar notícias falsas já existe há muito tempo. E algumas difamações já destruíram impérios e assassinaram inocentes. Portanto as fake news são um veneno mortífero diante do povo. O conceito de Pós-verdade foi usado pela primeira vez pelo dramaturgo sérvio-americano Steve Tesich, em 1992. Foi empregado para se referir a fatos objetivos que têm menos influência em moldar a opinião pública, portanto é mais fácil crer em histórias inventadas do que em dados reais pautados pela credibilidade da ciência. No ano de 2016 o termo ganhou popularidade com as eleições presidenciais nos EUA. Neste ano, inúmeros conteúdos falsos foram disparados e de uma forma geral favoreceram a eleição do ex-presidente Donald Trump. As Fake News, em sua maioria, também são parte da estratégia das equipes especializadas nesse serviço, e os contratantes deste serviço mentiroso investem caro no sigilo evitando pistas e dificultando a investigação.
Como combater as fake news?
O primeiro passo é buscar fontes de notícias com maior credibilidade, que estejam vinculadas geralmente por grandes portais de notícias, embora outros portais menores também estejam construindo um excelente jornalismo e possuam grande confiança. Checagem das fontes e dados é fundamental para sanar qualquer equívoco ou conteúdo enganoso.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Sabendo que as fake news é um conteúdo nocivo, fruto da desinformação. Comente aqui suas experiências com as notícias falsas. Você já foi vítima de um conteúdo falso? Como você reagiu após a descoberta desta informação enganosa?
QUESTÃO 2
Durante a pandemia de Covid 19, muitas notícias falsas foram disparadas, em especial sobre o uso de medicamentos ou remédios caseiros. Em sua opinião, o que mais fortaleceu este tipo de conteúdo: o período de isolamento ou as redes sociais?
QUESTÃO 3
As fake news são extremamente prejudiciais para a educação e para a ciência. Com base nesta afirmação, responda: Por que as pessoas compartilham fake news?
QUESTÃO 4
No ano de 2016 o termo fake news ganhou popularidade com:
(A) as eleições presidenciais na Alemanha
(B) as eleições presidenciais nos EUA
(C) as eleições presidenciais no Brasil
(D) as eleições presidenciais na Argentina
QUESTÃO 5
Entre os tipos de tipos de fake news, aquele que apresenta informações enganosas sobre uma pessoa ou assunto, é conhecido como:
(A) Conteúdo manipulado
(B) Conteúdo fabricado
(C) Conteúdo enganoso
(D) Falsa conexão
SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar o assunto: fake news e a investigação , assista ao vídeo que menciona algumas situações curiosas que envolvem as fake news e a verdade dos fatos.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-6a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0518) Ler para estudar, divertir-se, informar-se, instruir-se, emocionar-se; passar o tempo; recitar; compartilhar informações; apreciar; vivenciar diferentes situações de leitura (EJALP0521) Identificar elementos que indicam a veracidade ou a imprecisão do fato pesquisado |
Referencial teórico | BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Da ciência ao mercado, a informação em tempo real. Tese de doutorado. UNB, p.38, 1999. CARVALHO, Luís Grandinetti. Liberdade de Informação e o Direito Difuso À Informação Verdadeira. Renovar: 1997. BOBBIO, Norberto. A era dos Direitos. Turim, Itália: 1992. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Ed. Campus, 1990. |