Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Briga, Agressão e Lutas
As lutas são práticas corporais onde aprendemos diferentes técnicas de ataque e defesa pessoal. Elas surgiram, inicialmente, da necessidade de autodefesa, mas também como forma de desenvolvimento físico, moral e espiritual.
São compostas por diferentes tipos de golpes, e também por tradições que vão desde as roupas usadas até conhecimentos filosóficos e morais que servem de base para as condutas dentro e fora dos treinos.
Chamamos de conhecimentos morais aqueles que dizem respeito ao que é certo ou errado, justo ou injusto, daquilo que merece respeito e tem valor na sociedade.
Dessa forma, apesar de serem práticas voltadas para o combate, as lutas promovem uma conduta de não violência, ensinando não apenas os golpes, mas também a potência e perigo de usá-los de forma errada, e mais, desenvolvem o equilíbrio emocional para saber quando usar e, principalmente, saber quando não usar as técnicas de luta.
As brigas são o oposto das lutas. Na briga não existem regras, nem respeito ao adversário. Brigar é uma atitude imoral, ilegal e, principalmente, inútil para se resolver alguma diferença ou conflito de interesses.
Existem muitas formas de agressão, física, emocional, verbal etc. Sendo que em muitos casos a vítima fica em uma situação em que não consegue se defender sozinha, por isso é importante existir uma rede de proteção contra as diversas formas de agressão, como por exemplo, proteção às mulheres, às crianças e aos idosos.
Portanto, briga e agressão não fazem parte das práticas de luta, muito pelo contrário, quem pratica luta não briga, os combates são apenas no tatame e no ring. E o respeito aos adversários e às regras é fundamental para se tornar um lutador de verdade.
Questão 1
As lutas são práticas corporais compostas por diferentes tipos de golpes e também por
(A) tradições e valores morais que enaltecem a violência
(B) treinos que estimulam o desrespeito aos oponentes
(C) ensinamentos que estimulam o desrespeito às regras
(D) tradições e ensinamentos voltados para o respeito aos adversários
Questão 2
Quando temos um conflito de opiniões/interesses ou alguma forma de disputa, as brigas são atitudes
(A) eficientes para conseguir o que queremos
(B) valorizadas na nossa sociedade
(C) que não trazem nenhuma consequência negativa
(D) imorais, ilegais e inúteis para se resolver conflitos e disputas
Questão 3
Como a prática de lutas pode ajudar a desenvolver cidadãos menos agressivos se as práticas de luta são voltadas para o combate corporal?
Questão 4
Quais os motivos que levaram os seres humanos a desenvolverem diferentes formas de lutas? E por quais motivos as pessoas na atualidade continuam praticando alguma forma de luta?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre alguns preconceitos existentes no contexto das lutas
Superando Preconceitos nas Lutas
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAEF0534) Compreender a diferença entre luta, briga e agressão, em contexto educacional e profissional. (EAJAEF0637) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero presentes nas lutas, propondo compreensão e superação dos mesmos. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/ |