Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 2º período (3ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos.
As tabelas são quadros usados para apresentar dados numéricos. Nas tabelas, os dados são distribuídos em linhas (horizontais) e colunas (verticais). As tabelas simples possuem apenas duas informações. Veja o exemplo abaixo que relaciona o tipo de meio de comunicação ao número de estudantes que o escolheu.
Observando a tabela, é fácil perceber que o celular é o meio de comunicação mais usados pelos estudantes. Isto porque 12 estudantes escolheram o celular como meio de comunicação preferido. O menos usado é o rádio que foi escolhido por apenas 1 estudante.
As tabelas de dupla entrada são usadas para representar mais de duas informações. Veja o exemplo da tabela abaixo que relaciona o meio de comunicação ao número de alunos da 3ª série e o número de alunos da 4ª série que o escolheu.
A tabela acima demonstra que o celular foi o meio de comunicação mais citado pelos estudantes das duas turmas. O menos citado nas turmas, foi o rádio.
Gráficos:
Os dados contidos em uma tabela podem ser representados também na forma gráfica. O gráfico serve como ilustração dos dados da tabela. Existem vários modelos de gráficos. Vejamos dois modelos usando as tabelas acima.
Bom estudo!
QUESTÃO 1
Uma organização não governamental (ONG) oferece refeições para pessoas em vulnerabilidade. A tabela registra a quantidade de refeições servidas nos 5 primeiros meses do ano.
Observando a tabela, responda:
a) Em qual mês foi servido o maior número de refeições?
b) Em qual mês foi servido o menor número de refeições?
c) Quantas refeições foram servidas no trimestre?
QUESTÃO 2
Um professor perguntou aos estudantes da EJA: Entre TV e Internet, qual desses meios de comunicação você prefere para se manterem informados?
Os resultados estão na tabela a seguir:
O número de estudantes do 1º período que preferem a TV como a principal fonte de informação é
(A) 8
(B) 5
(C) 7
(D) 12
QUESTÃO 3
Marcos usa muito as redes sociais. E uma dessas redes mostrou o tempo (em horas) que Marcos passava no aplicativo, por semana.
Marcos passou mais tempo no aplicativo na
(A) 1ª semana.
(B) 2ª semana.
(C) 3ª semana.
(D) 4ª semana.
QUESTÃO 4
No posto de saúde, a enfermeira registra em um caderno, o número de pessoas vacinadas por dia. Veja só as anotações dos últimos dias.
a) Crie uma tabela para registrar os dados acima.
b) Represente os dados em um gráfico.
SAIBA MAIS
Para te ajudar com essa atividade, relembrando tabelas e gráficos, segue abaixo vídeo “Tabela Dupla Entrada e Gráfico Colunas Agrupadas”, do canal da professora Cristiane Souza, no YouTube.
Fica como sugestão, o vídeo do canal da professora Cristiane Souza, que ilustra a evolução dos meios de comunicação ao longo do tempo. As mudanças nas comunicações se adequaram às necessidades humanas e recursos disponíveis a cada época, como também influenciaram a forma como o homem se expressa e se relaciona com o mundo. Assista-o.
Autoria | Cristiane S de Souza, licenciatura em Matemática. |
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0231) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas, utilizando termos como maior e menor frequência. (EAJAMA0232) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas. |
Geografia | (EAJAGE0205) Perceber o impacto socioambiental do uso dos meios de transportes e comunicação na comunidade que está inserido. |
Referências | SOUSA, Rafaela. Meios de Comunicação. Mundo Educação, UOL. URL https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/meios-comunicacao.htm#:~:text=As%20primeiras%20formas%20de%20comunica%C3%A7%C3%A3o,como%20os%20hieroglifos%2C%20no%20Egito, consultado em 07/06/2022. PARMEGIANI, Rosalice. Tratamento da Informação nos Anos Iniciais. Ensinando Matemática. URL https://www.ensinandomatematica.com/tratamento-da-informacao-nos-anos-iniciais/, consultado em 08/06/2022. LOURENÇO, Luana. Apesar de menos lidos, jornais têm mais confiança do leitor. Agência Brasil. URL https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-12/apesar-de-menos-lidos-jornais-tem-mais-confianca-do-leitor, consultado em 08/06/2022. |