Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Dança e a Influência Midiática
A dança é uma prática corporal caracterizada por movimentos ritmados e organizados em passos, evoluções e/ou coreografias. Podendo ser praticada de forma individual, em grupo e/ou em pares.
Ela se diferencia das outras práticas corporais, principalmente, por ser uma forma de linguagem não verbal que expressa através dos movimentos ideias, sentimentos e até histórias.
Surgiram ainda na pré-história e evoluíram ao longo dos séculos conforme as características e os valores de cada sociedade. Assim, existe uma grande diversidade de estilos, ritmos e movimentos de dança.
Muitas danças praticadas no Brasil têm raízes nas culturas africanas e indígenas, mas muitas outras tiveram origem em culturas bem distantes e diferentes da nossa.
Assim como outras práticas corporais, a dança também sofre influência das transformações que ocorrem na sociedade. Uma das principais características da nossa sociedade atualmente é o avanço da tecnologia e a influência midiática sobre o nosso modo de vida.
A mídia também influencia a dança de diversas formas, com destaque para a esportivização e a produção de conteúdos nas redes sociais.
Apesar de ser uma prática expressiva, livre e lúdica, a dança é apresentada na mídia, na maioria das vezes, com características do esporte, ou seja, como uma prática competitiva, com regras oficiais, movimentos técnicos e com o objetivo de alcançar a vitória ou o prêmio oferecido.
Por outro lado, nas redes sociais a dança se transformou em mercadoria, em conteúdos monetizados que atraem o interesse de milhares de pessoas.
A esportivização da dança e a mercantilização dela nas redes sociais empobrece a prática corporal, retirando dela suas principais características que são a expressividade e a ludicidade.
Questão 1
As danças são práticas corporais caracterizadas por
(A) movimentos ritmados e competitivos e com coreografias.
(B) movimentos fora do ritmo e organizados em passos e coreografias.
(C) movimentos independentes do ritmo e competitivos.
(D) movimentos ritmados e organizados em passos, evoluções e coreografias.
Questão 2
As danças se diferenciam das outras práticas corporais, principalmente, por
(A) ser uma prática competitiva e com regras oficiais.
(B) ser uma prática voltada para o condicionamento físico.
(C) ser uma forma de linguagem não verbal.
(D) ser uma prática descontextualizada.
Questão 3
O que é a esportivização da dança promovida pela mídia e redes sociais?
Questão 4
O que é a mercantilização da dança promovida pelas redes sociais?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre os conflitos de geração na Eja e como a dança pode ajudar a superar essa problemática:
Dança e o Conflito de Gerações na Eja
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0625) Problematizar a influência midiática nas manifestações artísticas e nas danças e como estas refletem significados diferentes na sociedade. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |