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História – Entre sonhos e sangue: América Latina Livre

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

A Grande Mão e o Salão de Atos (Memorial da América Latina). Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=m%C3%A3o+memorial+da+am%C3%A9rica+latina&title=Special%3ASearch&go=Go&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:A_Grande_M%C3%A3o_e_o_Sal%C3%A3o_de_Atos_(Memorial_da_Am%C3%A9rica_Latina)_(5613971409).jpg>. Acesso em: 7, jun. 22.

  A Doutrina Monroe

Charge sobre a Doutrina Monroe. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Quintal_dos_Estados_Unidos#/media/Ficheiro:Monroe_doctrine.jpg>. Acesso em: 10 ago. 2023.

A Doutrina Monroe é uma política externa proclamada pelo presidente dos Estados Unidos James Monroe em 1823. Ela afirmava que qualquer tentativa de uma potência europeia de colonizar ou interferir nos assuntos políticos de uma nação independente do continente americano seria considerada uma ação hostil contra os Estados Unidos. Em outras palavras, a doutrina afirmava que a América era uma esfera de influência exclusiva para os Estados Unidos e que qualquer tentativa de intervenção europeia seria vista como uma ameaça à segurança dos EUA.

A Doutrina Monroe foi motivada pelos temores dos Estados Unidos de que a Espanha e outras potências europeias tentassem recuperar suas colônias na América Latina. Ela também refletia a crença americana na supremacia do sistema político e econômico dos Estados Unidos e sua determinação em proteger seus interesses na região.

A Doutrina Monroe se tornou uma parte importante da política externa dos Estados Unidos e foi invocada em várias ocasiões para justificar a intervenção americana nos assuntos políticos da América Latina. Embora inicialmente fosse uma política unilateral dos EUA, a Doutrina Monroe acabou sendo adotada como uma posição coletiva dos países americanos e se tornou um símbolo da identidade pan-americana.

Hoje em dia, a Doutrina Monroe é frequentemente criticada por sua postura imperialista e por ter justificado a intervenção americana na América Latina. No entanto, também é lembrada como um importante passo na formação da identidade pan-americana e no fortalecimento da independência política dos países latino-americanos.

RESPONDA AS QUESTÕES

Questão 1

Descreva a imagem acima. Ao observar a cor em destaque, ela sugere algo. Escreva o que essa cor quer dizer sobre o processo de independência da América Latina.

Questão 2

Os significados para a “liberdade” eram distintos ao se observar os atores que lutaram pela independência. Escreva os significados de liberdade para os escravizados, os indígenas e para os liberais.

Questão 3

Qual foi o legado da participação das mulheres na independência da América Latina?

(A) A participação das mulheres foi esquecida e não teve impacto na história da região.

(B) A participação das mulheres abriu caminho para a luta por igualdade de gênero na política e na sociedade.

(C) A participação das mulheres foi vista como um evento isolado, sem impacto duradouro.

(D) A participação das mulheres foi limitada e não teve impacto significativo na história da região.

Questão 4

Como a participação das mulheres na independência da América Latina se deu?

(A) As mulheres não tiveram participação significativa na luta pela independência.

(B) Algumas mulheres se destacaram em batalhas e lideranças políticas, como Manuela Sáenz e Leona Vicario.

(C) As mulheres contribuíram principalmente com trabalhos domésticos e de apoio às tropas.

(D) As mulheres só começaram a ter participação significativa na política após a independência.

SAIBA MAIS

Somente aperte e play e veja esse vídeo com informações para ampliar seu entendimento

Canal Uilson Duarte. “Atividade 9 – 8° Ano As silenciadas das Independências”. Disponível em:<https://youtu.be/fh6Skfd0NoA>. Acesso em: 23, jun. 22.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-8o-ano/

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:HIstória
Habilidades:
(EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
(GO-EF08HI11-A) Reconhecer e comparar o conceito de liberdade para os escravos do Haiti, para os líderes das Conjurações Mineira e Baiana e para a elite política portuguesa e espanhola.
Referência bibliográfica:
APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. Ensino Fundamental​, v. 3, 2010.
PRADO, Maria Lígia Coelho. A participação das mulheres nas lutas pela independência política da América Latina. In: América Latina no século XIX – tramas, telas e textos. ​ São Paulo; Bauru: Edusp; Edusc, 1999.