You are currently viewing História – Os sonhos de uma América Independente

História – Os sonhos de uma América Independente

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

San Martín. Disponível em:<https://maestrovirtuale.com/o-que-foi-a-conferencia-de-miraflores/>. Acesso em: 1, jun. 22. Simón Bolívar. Disponível em:<https://geopedrados.blogspot.com/2013/07/simon-bolivar-nasceu-ha-230-anos.html>. Acesso em: 1, jun. 22.



  O pan-americanismo

Disponível em:<https://professormarcianodantas.blogspot.com/2014/06/hispano-americanismo-e-pan-americanismo.html>. Acesso em: 10 ago. 2023.

O pan-americanismo latino é um movimento político e ideológico que promove a unidade e cooperação entre os países da América Latina e do Caribe. Seu principal objetivo é fortalecer a identidade e a integração regional para enfrentar conjuntamente os desafios políticos, econômicos, sociais e culturais que os países da região enfrentam.

O pan-americanismo latino teve origem no final do século XIX, quando os países da América Latina e do Caribe começaram a buscar formas de cooperação e unidade para enfrentar a influência das potências europeias e dos Estados Unidos na região. Nesse contexto, foi criada a União Pan-Americana (hoje conhecida como a Organização dos Estados Americanos), que buscava promover a cooperação entre os países americanos e fomentar o desenvolvimento econômico e social da região. Ao longo do século XX, o pan-americanismo latino evoluiu e se adaptou às novas realidades regionais e internacionais. Atualmente, é um movimento que busca promover a integração regional e a cooperação em áreas como comércio, educação, cultura, segurança e defesa, entre outros temas.

Disponível em:<https://pt.wikinews.org/wiki/Celac_%C3%A9_fundamental_para_debater_agenda_espec%C3%ADfica_da_regi%C3%A3o,_diz_professora#/media/Ficheiro:CELAC.svg>. Acesso em: 10 ago. 2023.

Entre as iniciativas mais recentes do pan-americanismo latino estão a criação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) em 2010, que busca fortalecer a integração regional e a cooperação em áreas como economia, política e cultura, e a Aliança do Pacífico, um acordo de integração econômica entre Chile, Colômbia, México e Peru.

Responda às Questões

Questão 1

Refletindo sobre o contexto político-social vivido na América Latina desde as Independências, leia o trecho da letra da música “A palo seco” de Belchior e em seguida faça o que se pede.

Tenho 25 anos de sonho e de sangue
E de américa do sul
Por força desse destino
Ah, você sabe e eu também sei
O tango argentino me vai bem melhor que o blues.

Disponível em:<https://www.letras.mus.br/belchior/44448/>. Acesso em: 29, mai. 22.

  1. O que o compositor quis dizer com: tenho 25 anos de sonho e de sangue e de América do Sul?
  2. Explique a frase: O tango argentino me vai bem melhor que o blues.

Questão 2

Observe e responda:

  1. Quais classes sociais juntas compunham 58% da população? 
  2. Quanto corresponde 58% de 20 milhões?

Questão 3

Sobre dois grandes nomes em relação à Independência da América Latina: San Martín e Simón Bolívar, marque a opção que apresente as diferenças existentes entre seus projetos de Independência.

(A) San Martín acreditava que a independência deveria ser alcançada através de acordos pacíficos com as autoridades espanholas, enquanto Bolívar defendia a luta armada.

(B) Bolívar defendia a criação de um Estado centralizado e autoritário, enquanto San Martín preferia um sistema político mais descentralizado.

(C) San Martín acreditava que a independência deveria ser alcançada sem alterar a estrutura social e econômica da época colonial, enquanto Bolívar defendia a abolição da escravidão e a reforma agrária.

(D) Bolívar defendia a criação de uma Confederação de Estados independentes, enquanto San Martín preferia a criação de Estados independentes separados.

Questão 4

O pan-americanismo latino é um movimento político e ideológico que promove a unidade e cooperação entre os países da América Latina e do Caribe. Seu principal objetivo é fortalecer a identidade e a integração regional para enfrentar conjuntamente os desafios políticos, econômicos, sociais e culturais que os países da região enfrentam.

Qual das seguintes opções não faz parte dos objetivos do pan-americanismo latino?

(A) Fortalecer a unidade e a cooperação entre os países da América Latina e do Caribe.

(B) Promover o desenvolvimento econômico e social da região.

(C)Estabelecer um sistema político único para toda a região.

(D) Fomentar a cooperação em áreas como comércio, educação, cultura, segurança e defesa.

SAIBA MAIS

Somente aperte e play e veja esse vídeo com informações para melhorar seu entendimento sobre o Bolivarismo.

Canal Uilson Duarte. ” Atividade 8 8° Ano, O Bolivarismo”. Disponível em:<https://youtu.be/bGIAVVikFms>. Acesso em: 03, jun. 22.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-8o-ano/

Autoria:Prof.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidade:(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
(EF08HI08) Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.
(EF07MA02) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
ReferênciaPIMENTA, João Paulo. A independência do Brasil e a experiência hispano-americana (1808-1822). São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2015. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/2236-463320161212>. Acesso em 21, mai. 22.
Mäder, Maria Elisa Noronha de Sá. Revoluções de Independência na América Hispânica: uma reflexão historiográfica. Disponível em:<https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/download/19094/21157/22625>. Acesso em 25, mai. 22.