Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
A técnica de pensar e a ação dos movimentos possuem diversos aspectos, um destes aspectos pode ser desenvolvido no ensino da dança e são norteados pelos FATORES DO MOVIMENTO. São eles:
- PESO
- ESPAÇO
- TEMPO
- FLUÊNCIA
Para entendermos melhor esses fatores do movimento, vamos nos apoiar nos estudos de Rudolf Von Laban.
Peso é a sensação de força ou pressão exercida em um movimento. A qualidade peso refere-se à intenção, é um diálogo com a gravidade e tem relação com a força muscular e com a resistência.
Peso leve: É a diminuição da gravidade sobre o corpo. Leve sensação de estar sendo carregado pelo ar.
Disponível em https://pixabay.com/images/id-2124647/ Acesso em 23, maio. 22.
Peso forte: É o impacto do corpo no espaço. É a relação do meu peso com o espaço. Laban percebeu que o fator leve tem afinidade de ir para cima e o forte para direção de baixo.
Disponível em https://pixabay.com/images/id-6788572/ Acesso em 23, maio. 22.
O espaço aqui não se refere ao nosso redor, mas à atitude de quem se move em relação a este espaço. Refere-se à atenção que o indivíduo coloca no seu ambiente ao se mover.
Espaço Indireto: Muitos pontos de atenção expandidos por vários pontos ao mesmo tempo, focos flexíveis.
Espaço Direto: Ponto único de foco, atenção em um ponto canalizado, apontando, afiando em seu objetivo.
Disponível em https://pixabay.com/images/id-5635507/ Acesso em 23, maio. 22.
Tempo rápido: Indica a vontade de condensar o tempo, de se apressar para começar ou terminar a ação.
Disponível em https://pixabay.com/images/id-929819/ Acesso em 23, maio. 22.
Tempo lento: Indica a vontade de prolongar, estender o tempo ou uma ação.
Disponível em https://images.app.goo.gl/wfAe3q1bCFyVxgi89 Acesso em 23, maio. 22.
O fluxo é o iniciador do movimento e sua presença é contínua, dá continuidade ao movimento. É a atitude de quem se move em relação à fluência.
Fluxo livre: Permite que a energia flua facilmente através das articulações, mantendo a energia dentro do limite do corpo, contida, cuidadosa, precisa, facilmente parada.
Fluxo contido: É quando a ação é facilmente controlada ou retida.
Disponível em https://pixabay.com/images/id-3684694/ Acesso em 23, maio. 22.
DANÇA CONTEMPORÂNEA
Em qualquer modalidade ou estilo de dança podemos observar os fatores, as qualidades e as dinâmicas do movimento, no entanto, Laban desenvolveu seus estudos voltados para a Dança Moderna e a Dança Contemporânea é o estilo que mais utiliza os estudos da Dança Moderna de Laban no desenvolvimento de seus processos coreográficos e de suas aulas.
Dança Contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental.
A Dança Contemporânea, como forma de expressão artística, desafia convenções e rompe com os limites tradicionais da dança clássica, trazendo consigo um símbolo significativo na atualidade. Essa forma de dança é um reflexo do mundo em que vivemos, capturando a essência da nossa sociedade em constante transformação.
Disponível em https://images.app.goo.gl/yNEEea9HgyT3fha98 Acesso em 24, maio. 22.
Uma das principais características da dança contemporânea é a liberdade de movimento. Os bailarinos exploram uma ampla gama de técnicas e estilos, incorporando elementos do balé clássico, danças étnicas e outras formas de arte performática. Essa fusão resulta em coreografias fluidas e expressivas, que abordam temas contemporâneos como identidade, política, questões sociais e emocionais.
Acervo pessoal (Professor Eurim Pablo)
Na atualidade, a Dança Contemporânea desempenha um papel crucial na quebra de barreiras e na criação de pontes entre diferentes culturas e perspectivas. Ela transcende fronteiras geográficas e linguísticas, permitindo que a arte seja um meio universal de comunicação. Ao explorar temas contemporâneos e desafiar convenções, a dança contemporânea nos convida a refletir sobre nossa própria existência e a repensar a forma como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.
QUESTÃO 1
Qual dos seguintes fatores do movimento está relacionado à sensação de força ou pressão exercida em um movimento?
(A) Peso leve
(B) Espaço direto
(C) Tempo rápido
(D) Fluxo livre
QUESTÃO 2
Qual é uma das principais características da dança contemporânea?
(A) Rigidez de movimento
(B) Fidelidade aos passos do balé clássico
(C) Liberdade de movimento
(D) Foco exclusivo na técnica corporal
QUESTÃO 3
O que é Dança Contemporânea?
QUESTÃO 4
Como a dança contemporânea reflete os temas contemporâneos e desafia as convenções da dança clássica?
Autoria | Veruska bettiol e Eurim Pablo |
Formação | Arte e Dança |
Componente Curricular | Arte/Dança |
Habilidade: | (GO-EF08AR10-A) Identificar e compreender criticamente o campo das práticas e de produção em dança, nas suas diferentes dimensões: cultural, social, política, histórica, estética e ética. |
Referências | GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. – São Paulo: Annablume, 2005. KATZ, Helena e GREINER, Christine. Corpo e Processo de Comunicação. Revista Fronteiras, 2001. LABAN, Rudolf Von.Dança Educativa Moderna (tradução Maria da Conceição Parayba Campos). São Paulo: Ícone, 1990. |