You are currently viewing Ciências da Natureza – Áreas verdes

Ciências da Natureza – Áreas verdes

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


Imagem 1. EUGENIO Hansen, OFS. Palácio da Cultura (Praça Universitária, Goiânia, Brasil). Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Pal%C3%A1cio_da_Cultura_(Pra%C3%A7a_Universit%C3%A1ria,_Goi%C3%A2nia,_Brasil)_.jpg. Acesso em 23/09/2024.

ÁREAS VERDES

A conservação da biodiversidade está intimamente ligada às ações humanas, uma vez que muitas perturbações em populações de seres vivos são causadas por atividades não naturais. Neste contexto, as áreas verdes se destacam como espaços cruciais para a conservação de espécies nativas, além de proporcionarem qualidade de vida, lazer e sensibilização para os seres humanos. Entre essas áreas, as unidades de conservação (UCs) são essenciais para a proteção da biodiversidade e de seus ecossistemas.

As UCs são divididas em duas categorias principais: as de proteção integral e as de uso sustentável. As unidades de proteção integral são aquelas onde se busca a conservação da natureza sem interferência humana direta, permitindo apenas o uso indireto dos recursos naturais. Um exemplo disso em Goiás é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, situado entre os Municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. Ele protege uma extensa área de Cerrado e sua biodiversidade única. Por outro lado, as UCs de uso sustentável permitem a utilização dos recursos naturais de forma controlada e planejada, visando a sustentabilidade ambiental e econômica. Um exemplo é a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pouso Alto, abrangendo os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás. Nele é permitido o uso consciente dos recursos.

Em Goiânia, Goiás, parques urbanos como o Parque Flamboyant e o Bosque dos Buritis também desempenham um papel vital. Esses espaços não só oferecem refúgio para a flora e a fauna local, mas também funcionam como áreas de recreação, educação ambiental e melhoram o bem-estar da população. Eles são fundamentais para mitigar as ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar e proporcionar benefícios para a saúde mental e física dos habitantes.

Finalmente, é crucial entender a diferença entre preservação e conservação ambiental. A preservação ambiental busca proteger a natureza de qualquer uso ou alteração, mantendo ecossistemas intocados, enquanto a conservação ambiental permite um uso responsável e sustentável dos recursos naturais, buscando manter a funcionalidade dos ecossistemas ao longo do tempo.

Apesar dos benefícios das áreas verdes e UCs para a conservação da biodiversidade, elas enfrentam desafios como pressão urbana, exploração irregular de recursos e falta de conscientização sobre sua importância. Portanto, iniciativas de educação ambiental e participação comunitária são essenciais para fortalecer a gestão dessas áreas e promover a conscientização sobre a importância de cuidar do nosso patrimônio natural.

QUESTÃO 1

Leia a seguir o conteúdo de uma das várias placas situadas no Parque Carmo Bernardes, em Goiânia, cuja autoria é de Walter Poeta:

“Somos indefesos, mas não estamos sozinhos.
Somos protegidos pela polícia, pela AMMA, a população e os vizinhos.
Quero um minuto da sua atenção.
Não trabalhamos, não conhecemos dinheiro e vivemos de doação. E precisamos de alimentação.
Vamos dar um voto de confiança.
Quando trouxer milho para nós, jogue na grama e fique a cinco metros de distância.
Você é a nossa esperança.”

[Walter Poeta]

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Santuário dos patos – @poeta_do_parque. Acervo pessoal. Download em 23/09/2024.

As ações de proteção ao meio ambiente realizadas em um parque urbano estão relacionadas à preservação ou à conservação? Explique a sua resposta.

QUESTÃO 2

Os benefícios dos parques urbanos e áreas verdes em geral são

(A) limitados à melhoria estética do bairro e da região da cidade.

(B) relacionados ao aumento do valor imobiliário nas áreas próximas.

(C) relacionados ao lazer, quando há infraestrutura adequada.

(D) a promoção do bem-estar, além da proteção à biodiversidade.

QUESTÃO 3

Pense em uma área verde na qual você frequenta e/ou que está situada próxima à sua residência ou escola. 

A) Cite duas atividades que podem ser desenvolvidas ali, pela população em geral.

B) Cite duas providências que poderiam ser tomadas pelo poder público, e duas que poderiam ser tomadas pela população; para que essa área verde fosse ainda melhor.

QUESTÃO 4

Áreas verdes e Unidades de Conservação (UC) são espaços que têm em comum, em seus devidos contextos e proporções, a garantia de melhor qualidade de vida às populações. Sobre ambas, analise as frases a seguir, preenchendo os parêntesis com “V” para verdadeiro e “F” para falso.

( ) Ambas são reservadas para o desenvolvimento de indústrias de baixo impacto ambiental.

( ) Ambas são zonas comerciais onde a legislação ambiental é aplicada de forma mais flexível.

( ) Áreas verdes são espaços geralmente urbanos, para lazer e bem-estar para a população.

( ) UC são reservas naturais protegidas, com objetivo de conservação da biodiversidade.

Os parêntesis devem ser preenchidos de forma correta a partir da sequência

(A) V, V, V e V.
(B) V, V, F e F.
(C) F, F, V e V.
(D) F, F, F e F.

QUESTÃO 4

Leia o texto a seguir:

Os Jardins Zoológicos são espaços que abrigam uma variedade de animais silvestres, mantidos em cativeiro ou semi-liberdade. Esses locais permitem a visitação pública e têm como objetivo proteger indivíduos que, por diversas razões, não podem ser reintroduzidos na natureza. Entre os residentes típicos há os animais exóticos (ou seja: que não são nativos da fauna local), animais que foram domesticados (incluindo aqueles que antes viviam em circos), além de animais feridos ou órfãos. É importante destacar que esses animais não são removidos de seus habitats para viverem no zoológico. Eles geralmente são designados por órgãos ambientais que determinam a impossibilidade de retorno ao seu ambiente natural, ou são transferidos entre zoológicos. Conforme a Resolução nº 11, de 3 de dezembro de 1987, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), os zoológicos também são classificados como Unidades de Conservação.

Com base no que você estudou sobre áreas verdes e Unidades de Conservação, escreva de que maneira os Zoológicos podem contribuir na conservação ambiental.


SAIBA MAIS

Você já visitou o Parque Zoológico de Goiânia? No vídeo a seguir, você encontrará informações sobre essa área verde capaz de resguardar a sobrevivência de indivíduos que não podem ser (re)introduzidos na natureza. Bons estudos!

Canal Mariana Araguaia. Zoológicos. Disponível em <https://youtu.be/eUiJys2WG48>. Acesso em abr. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente curricularCiências da Natureza
Habilidade(EF09CI12-A) Definir unidades de conservação, sua origem e localização, destacando as que estão no território goiano.
(EF09CI12-B/C) Identificar os diferentes tipos de áreas verdes (parques urbanos, unidades de conservação etc.), justificando a importância destas para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas, como patrimônio nacional e para as populações humanas e atividades a elas relacionadas.
ReferênciasBRASIL. Resolução CONAMA nº 11, de 3 de dezembro de 1987. Disponível em <https://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=62#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20declara%C3%A7%C3%A3o%2C%20como,S%C3%ADtios%20Ecol%C3%B3gicos%20de%20Relev%C3%A2ncia%20Cultural.>. Acesso em 23/09/2024.

CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 09/04/2024.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 09/04/2024.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.

WIKIPARQUES. Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto. Disponível em https://www.wikiparques.org/wiki/%C3%81rea_de_Prote%C3%A7%C3%A3o_Ambiental_de_Pouso_Alto. Acesso em 24/09/2024.