Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
ECOSSISTEMA: MEIOS ABIÓTICO E BIÓTICO
Se você mora em Goiás, certamente sabe que o Cerrado é o bioma predominante nesta região. Mas… o que exatamente isso significa?
Quando falamos sobre biomas, como o Cerrado, é essencial entender que eles são formados por diversos ecossistemas, cada um com sua complexidade única. Ecossistema é um conceito fundamental na ecologia, que se refere ao conjunto de seres vivos (fatores bióticos) e o ambiente físico (fatores abióticos) e suas interações. É uma teia intrincada de relações entre plantas, animais, fungos, micro-organismos, solo, água, ar, e muito mais.
Para entender essa relação, imagine uma lagoa no Cerrado. A água da lagoa, a luz do Sol que a ilumina, as rochas no fundo, o oxigênio dissolvido e a temperatura da água são exemplos de componentes abióticos. Já os peixes, plantas aquáticas, insetos, algas e bactérias que vivem na lagoa representam os componentes bióticos. Esses dois grupos interagem constantemente. As plantas aquáticas, por exemplo, utilizam a luz solar (um fator abiótico) para realizar a fotossíntese, produzindo o gás oxigênio, que será utilizado pelos peixes e demais seres vivos na lagoa.
Um dos aspectos mais fascinantes dos ecossistemas é sua capacidade de adaptação. No Cerrado, por exemplo, muitas plantas desenvolveram cascas grossas e raízes profundas, capazes de resistir às queimadas naturais. Esse tipo de adaptação é uma resposta às condições abióticas do ambiente, como a seca prolongada e as altas temperaturas. Em contrapartida, os animais também se adaptam a esses desafios, com muitos deles sendo ativos durante a noite, quando as temperaturas são mais amenas.
No entanto, as adaptações naturais não são suficientes para combater as pressões antrópicas, como como desmatamento, queimadas, a expansão agrícola e a urbanização. Essas atividades destróem habitats, reduzindo a disponibilidade de recursos vitais, como água e solo fértil, e causam a morte de indivíduos de espécies que dependem dessas condições específicas para sobreviver. Além disso, essas ações têm efeitos indiretos, como a alteração do clima local e a diminuição da biodiversidade, afetando não apenas as vidas que habitam o bioma, mas também as populações humanas que dependem dos serviços ecossistêmicos fornecidos por esses ambientes, como a regulação do clima, a polinização e a produção de alimentos.
Assim, entender o que é um ecossistema e como os componentes bióticos e abióticos interagem é crucial para a conservação ambiental. Isso nos permite reconhecer a importância de cada elemento, seja uma pequena bactéria no solo ou um grande rio que corta uma floresta. Cada mudança em um desses componentes pode desencadear um efeito em cadeia, afetando todo o ecossistema.
QUESTÃO 1
Você aprendeu que biomas são regiões que apresentam clima, solo, fauna e flora bem característicos. Quais desses aspectos são fatores abióticos? E quais são fatores bióticos? Explique a sua resposta.
QUESTÃO 2
Como os impactos nos ecossistemas influenciam a sua estrutura e o funcionamento? Use como exemplo a cadeia alimentar para explicar a sua resposta.
QUESTÃO 3
Dado que o Cerrado é considerado a “caixa d’água” do Brasil, explique como a destruição desse bioma pode impactar a disponibilidade de recursos hídricos nas principais bacias hidrográficas do país, afetando tanto ecossistemas quanto populações humanas. Aponte cinco dessas consequências.
QUESTÃO 4
Com o avanço das mudanças climáticas, a elevação das temperaturas e a alteração nos padrões de chuva podem
(A) aumentar a biodiversidade, já que espécies novas se adaptam rapidamente às novas condições climáticas.
(B) diminuir a quantidade de água disponível e aumentar a ocorrência de eventos extremos, como secas prolongadas.
(C) melhorar as condições de crescimento das plantas devido ao aumento da temperatura e da disponibilidade de nutrientes no solo.
(D) promover a recuperação das áreas degradadas, já que as novas condições climáticas favorecem o surgimento de novas espécies.
QUESTÃO 5
Diante das frequentes queimadas nos diferentes biomas brasileiros, o manejo do fogo pode ser integrado às estratégias de conservação do Cerrado
(A) proibindo e evitando completamente o uso do fogo, pois qualquer queimada prejudica os ecossistemas e deve ser eliminada.
(B) permitindo que os incêndios ocorram naturalmente, sem intervenção, para que os ecossistemas se ajustem por conta própria.
(C) aumentando a frequência das queimadas para garantir que apenas as espécies mais adaptadas ao fogo sobrevivam.
(D) utilizando queimadas controladas em áreas específicas para remover a vegetação morta e reduzir o risco de incêndios descontrolados.
QUESTÃO 6
A compreensão das interações entre fatores bióticos e abióticos em ecossistemas pode auxiliar práticas agrícolas mais sustentáveis e menos prejudiciais ao meio ambiente
(A) incentivando as monoculturas, aumentando a eficiência da produção agrícola.
(B) promovendo o uso de técnicas de irrigação intensiva para compensar a falta de chuvas.
(C) pelo uso de pesticidas em grande escala para aumentar a produção, compensando a baixa fertilidade do solo.
(D) integrando práticas de agricultura que imitam as interações naturais, como rotação de culturas.
SAIBA MAIS
No vídeo a seguir, a professora Mariana Araguaia apresenta alguns conceitos relacionados à biodiversidade e levanta reflexões acerca dos fatores que podem afetar negativamente os biomas. Que tal aprender mais sobre o tema?
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJACI0501) Conceituar Ecossistema e diferenciar o meio abiótico e biótico. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja>>>. Acesso em 23/03/2023. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. |