Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/1-42-e1653586757810.jpg)
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Eu conto o conto
Olá estudante!
Você lembra o que é um conto?
O conto é um gênero textual que se destaca por sua natureza narrativa breve, apresentando um início, meio e fim.
Você conhece estes contos?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/1-46-e1653588150539.jpg)
Se fosse para você recontar, reescrever um conto conhecido como faria?
Reescrever consiste em narrar uma narrativa já conhecida utilizando suas próprias expressões. Essa prática de reescrita pode transcender a simples reprodução, englobando a criação de uma versão pessoal do texto original.
Veja a nova versão do conto “Chapeuzinho Vermelho”, texto produzido por uma aluna do 5º ano :
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2024/01/image-31.png)
– Quem é o narrador dessa história?
– Ele participa dela?
– Qual é a história que foi contada a partir do narrador personagem?
– Que mudanças a autora fez na história narrada?
Conheça agora, um passo a passo para elaborar uma reescrita:
1- Antes de começar a reescrever, é fundamental conhecer bem a narrativa;
2- Planeje a estrutura do texto de forma a assegurar que acontecimentos importantes sejam mencionados;
3- Mantenha o enredo original;
4- É importante que o narrador se apresente ao leitor ou traga pistas de quem é pela forma como conta a história;
5- Dependendo de quem conta a história, o desfecho pode apresentar finais diferentes.
Por fim, ao terminar a elaboração da nova versão do texto é importante revisar. Rever o próprio texto é uma etapa essencial no processo de escrita. Durante a fase de reescrita, é possível eliminar segmentos dispensáveis, substituir termos, e incluir informações ou elementos que aprimorem a clareza e objetividade do texto.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/1-51-e1705508694496.jpg)
Atividades
QUESTÃO 1
Nesta sequência, será proposta a reescrita dos contos tradicionais com mudança no foco narrativo. Imagine que um personagem do conto irá contar sua versão da história. Veja essa versão de um conto bastante conhecido:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/1-43-e1653587169393.jpg)
a) Que conto é este?
b) Quem é o narrador dessa história?
c) Ele participa dela?
d) Qual é a história que foi contada a partir do personagem-narrador?
e) Que mudanças a autora fez na história narrada?
QUESTÃO 2
O que caracteriza um conto como gênero textual?
(A) Extensão longa e complexidade narrativa.
(B) Estrutura narrativa breve com início, meio e fim.
(C) Uso exclusivo de diálogos sem descrições.
(D) Falta de personagens e enredo definido.
(E) Extensão curta, sem personagens e com complexidade narrativa.
QUESTÃO 3
O que é recomendado fazer antes de começar a reescrever um conto?
(A) Ignorar a narrativa original.
(B) Planejar a estrutura do texto trazendo apenas elementos inéditos.
(C) Criar um enredo completamente novo.
(D) Iniciar a escrita imediatamente sem preparação.
(E) Planejar a estrutura do texto e ter o texto original como apoio.
QUESTÃO 4
Escolha um dos contos abaixo e faça a reescrita do texto com a versão de algum personagem. Boa produção!
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/1-46-e1653588150539.jpg)
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/1-47-e1653588277793.jpg)
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana. (EF35LP27-B) Produzir textos em versos, utilizando recursos expressivos como: rimas/jogos de palavras/sentidos figurados/recursos visuais, entre outros. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |