Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Compreender a influência do iluminismo, da Independência das 13 Colônias e da Revolução Francesa nas revoltas ocorridas na América Portuguesa é nossa discussão nesta atividade. Então,
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Diferencie as “Revoltas Nativistas das Revoltas Emancipacionistas” e dê um exemplo de cada.
Questão 2
As Revoltas Emancipacionistas foram influenciadas por quais movimentos?
Observe o gráfico abaixo para responder às questões 3 e 4.
Questão 3
Identifique e dscreva o que o gráfico representa.
Questão 4
O que podemos inferir no gráfico que nos anos de 1751 em diante o que ocorre com a produção de ouro nas Minas Gerais? Observando os dados referentes à produção de outro de 1761 a 1800 faz sentido a cobrança da Derrama? Justifique.
SAIBA MAIS
Somente aperte e play e veja esse vídeo com informações para melhorar seu entendimento sobre o que foi estudado.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-8o-ano/
Habilidade: | (GO-EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.(GO-EF08HI05-A) Perceber como as ideias iluministas influenciaram o sentimento anticolonial e as rebeliões da América Portuguesa, em especial as Conjurações Mineira, Baiana e a Insurreição Pernambucana. (GO-EF08HI05-B) Analisar o contexto político, econômico e social no Brasil Império, frente aos interesses coloniais e os movimentos de resistência. |
Referencial teórico | MACHADO, Carlos Roberto (2021, June 8). MOVIMENTOS SOCIAIS DO BRASIL COLONIAL: REVOLTA NACIONALISTA, NATIVISTAS, SEPARATISTAS, E SUAS CONSEQUÊNCIAS |