ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
CANTIGAS DE RODA SÃO UM TIPO DE CANÇÃO POPULAR, QUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A BRINCADEIRA DE RODA. CONSISTE EM FORMAR UM GRUPO COM VÁRIAS CRIANÇAS, DAR AS MÃOS E CANTAR UMA MÚSICA COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS. A PRÁTICA É COMUM EM TODO O BRASIL E FAZ PARTE DO NOSSO FOLCLORE.
CANTIGAS SÃO ÓTIMAS ATIVIDADES PARA SE FAZER EM GRUPO. QUANDO EM RODA, CONTRIBUEM PARA O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO E ENTROSAMENTO.
VAMOS VER A VIDEOAULA E APRENDER UM POUCO MAIS.
HORA DA ATIVIDADE
QUESTÃO 1
CANTE A CANTIGA DE RODA ABAIXO E, DEPOIS ACHE AS PALAVRAS EM NEGRITO NO CAÇA PALAVRAS.
O TREM MALUCO
QUANDO SAI DE PERNAMBUCO
VAI FAZENDO VUCO, VUCO
ATÉ CHEGAR NO CEARÁ
REBOLA PAI, MÃE, FILHA
EU TAMBÉM SOU DA FAMÍLIA
TAMBÉM QUERO REBOLAR.
X | K | T | R | E | M | D | N | V | Y |
T | R | X | D | F | V | C | G | U | P |
P | E | R | N | A | M | B | U | C | O |
A | B | T | T | M | C | V | G | O | H |
I | O | H | F | Í | L | H | A | Q | W |
B | L | H | T | L | Y | J | H | B | R |
R | A | T | V | I | H | M | K | X | T |
F | Y | C | E | A | R | Á | H | Z | G |
T | U | Z | C | D | G | E | G | D | V |
H | J | D | M | A | L | U | C | O | B |
J | M | F | G | H | Y | T | D | S | H |
QUESTÃO 2
TENTE COMPLETAR A CANTIGA COM AS PALAVRAS QUE ESTÃO FALTANDO:
BORBOLETINHA
TÁ NA ______________________________________________
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A _____________________________________________
POTI-POTI
PERNA DE PAU
OLHO DE ___________________________________________
E NARIZ DE _________________________________________
PAU-PAU
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Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade: | (GO-EF01LP35) Reconhecer sílabas simples e complexas em palavras. (GO-EF01LP36) Identificar palavras em que um fonema é distintivo, relacionando-as à sua representação gráfica: [p]ato (pato)/ [m]ato (mato)/ [f]ato (fato)/ [3]ato (jato)/ [g]ato (gato). (EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. (EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas. (EF01LP19-B) Compreender os sentidos do texto a ser recitado e/ou declamado. (EF01LP19-C) Ler, recitar e declamar com fluência, entonação adequada e utilização de recursos paralinguísticos. (EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas. |
REFERÊNCIAS | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2o. Bimestre; Goiânia, 2022. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |