Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Cartas pessoais e públicas
Você tem o costume de escrever cartas?
O que você sabe sobre cartas pessoais e públicas?
A carta pessoal é um tipo de correspondência escrita que é direcionada a uma pessoa específica, seja um amigo, membro da família ou qualquer pessoa com quem o remetente tenha um relacionamento pessoal.
A carta aberta é um tipo de correspondência que é publicada ou compartilhada de forma que outras pessoas também possam lê-la.
A carta aberta possui caráter argumentativo. Sua estrutura segue os mesmos critérios das cartas pessoais. A carta aberta é utilizada em solicitações ou reclamações. Normalmente, uma carta aberta é publicada em um veículo de comunicação, site, blog ou plataforma online para que um público mais amplo possa ter acesso a ela.
A carta costuma apresentar uma estrutura com alguns elementos relativamente fixos, os quais são:data, destinatário, corpo do texto, saudação e assinatura.
Uma carta de reclamação é um tipo de correspondência escrita na qual um indivíduo expressa insatisfação, descontentamento ou preocupação sobre um produto, serviço ou situação específica. Este tipo de carta é geralmente enviado para a empresa, organização ou pessoa responsável pelo problema, na esperança de uma resolução adequada.
A carta de reclamação inicia-se apresentando o local e data, em seguida a saudação. O motivo da reclamação deve ser introduzido de maneira clara e objetiva, descrevendo a situação ou o problema. Na sequência, deve-se aprofundar na situação exposta, fornecer detalhes específicos sobre o que deu errado. Pode argumentar também explicando o impacto que o problema gerou. Para concluir, deve-se reiterar a expectativa de uma solução satisfatória.
Atividades
QUESTÃO 1
Você sabia que apesar das diversas transformações que o gênero carta tem sofrido na atualidade, tradicionalmente, sua estrutura possui alguns elementos relativamente fixos? Veja os textos seguintes:
Texto 1:
Texto 2
Após a leitura dos textos, escreva CP (carta pessoal) ou CR (carta de reclamação) de acordo com a característica descrita e marque a alternativa correta:
A sequência correta é:
(A) CP, CR, CP, CR, CR,CP
(B) CR, CP, CR, CP, CP,CR
(C) CR,CR,CR,CR,CR,CP
(D) CP,CP,CP,CP,CP,CR
(E) CR,CP,CR,CP,CR,CP
QUESTÃO 2
Ainda sobre os textos anteriores, qual a finalidade do texto 1:
__________________________________________________________________________________________
Qual é a finalidade do texto 2:
____________________________________________________________________________________________
O que os textos têm de semelhança:
____________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 3
Quais são os elementos essenciais de uma carta de reclamação?
(A) Saudação, local e data, descrição do problema, conclusão e despedida.
(B) Título, anexos, saudação, detalhes específicos e encerramento.
(C) Local e data, corpo do texto, agradecimento e assinatura.
(D) Título, descrição do problema e despedida.
(E) Local e data, agradecimento e despedida.
QUESTÃO 4
Com o objetivo de unir indivíduos que estão fisicamente distantes, a carta evoluiu para sua versão virtual, manifestando-se como e-mail ou em diversas outras formas de comunicação instantânea. Semelhante às cartas, o e-mail funciona como um correio digital de mensagens formais ou informais. Agora é com você! Você irá escolher um dos textos do exercício 1 e deverá escrever um e-mail em resposta ao texto escolhido.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades: | EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero (EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e de reclamação, dentre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos do campo da vida cotidiana, demonstrando compreensão global. EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |