Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental.
GEOMETRIA É A ÁREA DA MATEMÁTICA QUE ESTUDA O ESPAÇO E AS FIGURAS QUE PODEM OCUPÁ-LO; SÃO AS FORMAS QUE OS OBJETOS AO NOSSO REDOR POSSUEM E SE DIVIDEM EM TAMANHOS, DIMENSÕES E VOLUME. GERALMENTE AS FORMAS, ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS OBJETOS QUE NOS CERCAM… AS FIGURAS GEOMÉTRICAS PODEM SER PLANAS E FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS.
VAMOS VER A VIDEOAULA E APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE AS FIGURAS GEOMÉTRICAS.
HORA DA ATIVIDADE
QUESTÃO 1
VOCÊ SABE QUAIS FIGURAS GEOMÉTRICAS SÃO REPRESENTADAS EM CADA IMAGEM ABAIXO? ESCREVA SEUS NOMES.
_______________________________________________________________________
________________________________________________________________
____________________________________________________________
_______________________________________________________________
QUESTÃO 2
FAÇA UM DESENHO UTILIZANDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS: TRIÂNGULO, CÍRCULO, QUADRADO, RETÂNGULO.
QUESTÃO 3
RESPONDA O QUE SE PEDE:
QUANTOS TRIÂNGULOS? _________________
QUANTOS CÍRCULOS? ___________________
QUANTOS QUADRADOS? _________________
QUANTOS TRIÂNGULOS? _________________
QUANTOS CÍRCULOS? ___________________
QUANTOS QUADRADOS? _________________
QUANTOS RETÂNGULOS? _________________
QUANTOS TRIÂNGULOS? ______________
QUANTOS CÍRCULOS? ________________
QUANTOS QUADRADOS? ______________
QUANTOS RETÂNGULOS? ______________
Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1o-ano/
Componente Curricular | Matemática |
Habilidade | (EF01MA13-A) Identificar diferencas e semelhancas entre objetos familiares do mundo físico relacionados às formas geométricas espaciais, como em figuras tridimensionais em construções, na natureza e na arte; (EF01MA13-B) Comparar e organizar objetos que diferenciem quanto a forma, consistência, peso, cor, seguindo determinado critério: o cubo, o cilindro, a esfera e o bloco retangular; (EF01MA13-C) Observar, analisar e nomear os objetos da sala de aula, quanto a forma, cor, peso, consistência, usando linguagem formal e informal, em expressões como: o cubo tem pontas e a esfera não; a esfera parece uma bola e o cubo, um dado; o bloco retangular tem faces e vértices e as faces não são redondas; (EF01MA14-A) Reconhecer figuras planas, retângulo, quadrado, triângulo e círculo, presentes em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos em objetos do mundo físico, casa, caixa, bola, e materiais manipuláveis, blocos lógicos; (EF01MA14-B) Reconhecer as figuras planas como parte das figuras não planas e descrevê-las verbalmente usando propriedades simples: quantidade de faces e vértices dos sólidos não redondos e quantidade de lados e vértices das figuras planas não redondas. |
REFERÊNCIAS | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |