ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
NOMES PRÓPRIOS SÃO PALAVRAS ESPECIAIS QUE USAMOS PARA IDENTIFICAR CADA PESSOA DE MANEIRA ÚNICA.
CADA UM DE NÓS TEM UM NOME PRÓPRIO QUE NOS DIFERENCIA E NOS TORNA ESPECIAIS. OS NOMES PODEM SER CURTOS OU LONGOS, SIMPLES OU COMPOSTOS, E SÃO ESCOLHIDOS COM MUITO CARINHO PELOS NOSSOS PAIS.
OS NOMES PRÓPRIOS SÃO UMA FORMA DE NOS RECONHECERMOS E DE NOS APRESENTARMOS AOS OUTROS.
ELES SÃO COMO UMA MARCA QUE NOS ACOMPANHA AO LONGO DA VIDA.
VAMOS VER A VIDEOAULA E APRENDER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO.
HORA DE FAZER A ATIVIDADE
QUESTÃO 1
PEÇA AJUDA DE UM ADULTO E COMPLETE A FICHA COM SEUS DADOS:
AGORA, COMPLETE SEUS DADOS COM A AJUDA DE UM ADULTO.
NOME __________________________________________________________________________________________
DATA DE NASCIMENTO _______/_______/_________
NOME DOS PAIS
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
NOME DOS AVÓS
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
CIDADE ONDE NASCEU
_______________________________________________________________________________________________
HORÁRIO DO NASCIMENTO _______________________
QUESTÃO 3
AGORA, DESENHE VOCÊ E SUA FAMÍLIA.
Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade: | (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras. (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação. (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. (GO-EF01LP28) Conhecer e identificar, a partir da leitura e escrita de textos, diferentes tipos de fontes e caracteres usados para escrever. |
REFERÊNCIAS | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. Diversidade textual: os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti . 1.ed., 1. reimp. — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. 136 p. ISBN 857526-190-8 1.Alfabetização. I.Santos, Carmi Ferraz. II.Mendonça, Márcia. III. Cavalcanti, Marianne C.B. IV. Título. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: HTTPS://BR.FREEPIK.COM/ HTTPS://PIXABAY.COM/PT/ CANVA |