ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
CHAMAMOS DE CONTOS CLÁSSICOS AQUELES CONTOS QUE PERSISTEM NO TEMPO, PASSAM DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO TORNAM-SE INESQUECÍVEIS E FICAM NA NOSSA MEMÓRIA INDIVIDUAL E COLETIVA.
ESSAS HISTÓRIAS CARREGAM CONSIGO TRAÇOS CULTURAIS, ELAS TÊM ORIGEM NA TRADIÇÃO ORAL E SÓ VIERAM A SER ESCRITAS DEPOIS E SE MANTEM FIRMES EM NOSSOS DIAS EM DIFERENTES VERSÕES.
VAMOS VER A VIDEOAULA E APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE CLÁSSICOS INFANTIS?
AGORA VAMOS RESOLVER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
ENTE ENCONTRAR UMA PALAVRA RIMADA NO FRAGMENTO DO TEXTO E COLOQUE-A NA COLUNA CERTA. (PODE SER A QUE VOCÊ ENCONTRAR PRIMEIRO)
ERA A CHAPEUZINHO AMARELO.
AMARELADA DE MEDO.
TINHA MEDO DE TUDO,
AQUELA CHAPEUZINHO.
JÁ NÃO RIA.
EM FESTA,
NÃO APARECIA.
NÃO SUBIA ESCADA,
NEM DESCIA.
NÃO ESTAVA RESFRIADA,
MAS TOSSIA.
OUVIA CONTO DE FADA,
E ESTREMECIA.
NÃO BRINCAVA MAIS DE NADA,
NEM DE AMARELINHA.
TINHA MEDO DE TROVÃO.
MINHOCA, PRA ELA,
ERA COBRA.
E NUNCA APANHAVA SOL,
PORQUE TINHA MEDO
DA SOMBRA.
NÃO IA PRA FORA
PRA NÃO SE SUJAR.
NÃO TOMAVA SOPA
PRA NÃO ENSOPAR.
NÃO TOMAVA BANHO
PRA NÃO DESCOLAR.
NÃO FALAVA NADA
PRA NÃO ENGASGAR.
NÃO FICAVA EM PÉ
COM MEDO DE CAIR.
ENTÃO VIVIA PARADA,
DEITADA,
MAS SEM DORMIR,
COM MEDO DE PESADELO.
ERA A CHAPEUZINHO AMARELO…
FONTE: BUARQUE, CHICO. Chapeuzinho Amarelo. 37a. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015. FRAGMENTO DO TEXTO.
RIA | |
DESCOLAR | |
CAIR | |
COBRA |
QUESTÃO 2
PINTE A PALAVRA CHAPEUZINHO NO TEXTO. QUANTAS VEZES ELA APARECE?
_________________ VEZES
QUESTÃO 3
VOCÊ CONHECE ESSES PERSONAGENS? ELES SEMPRE APARECEM NAS HISTÓRIAS LIDAS NA SALA. ESCREVA SEUS NOMES:
________________________________ | |
________________________________ | |
________________________________ | |
________________________________ |
Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade: | (EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço. (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos de fadas, entre outros. (EF15LP15-A/B/C) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade, incluindo a literatura goiana. (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras. (EF15LP18) Relacionar textos com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica). (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático , bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. |
REFERÊNCIAS | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. Caderno de orientações: Histórias clássicas. São Paulo, 2011. 24 p,: il,; 28cm. (Trilhas; vol 06). BUARQUE, CHICO. Chapeuzinho Amarelo. 37a. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |