Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
CONCEITO
Jogos de salão também conhecidos popularmente como jogos de tabuleiro.
Podem ser categorizados como jogos sorte e de estratégia, e apresentam como características o desenvolvimento de habilidades específicas, raciocínio lógico, coordenação motora e memória.
ORIGEM
IDADE ANTIGA
Os jogos de tabuleiro têm uma longa história e sua origem remonta a milhares de anos atrás. Acredita-se que os primeiros jogos de tabuleiro tenham sido desenvolvidos no antigo Egito, por volta de 5.000 a.C. Um exemplo famoso é o jogo de SENET, que era jogado com peças e um tabuleiro em forma de grade.
Outra origem possível dos jogos de tabuleiro é a antiga Mesopotâmia, onde foram encontrados tabuleiros de jogo que datam de cerca de 2.600 a.C. Um exemplo é o jogo real de UR, que era jogado com peças e um tabuleiro em forma de cruz.
Os jogos de tabuleiro também eram populares na Grécia Antiga e na Roma Antiga. Na Grécia, o jogo de tabuleiro mais conhecido era o PETTEIA (seixo) , que era jogado com peças e um tabuleiro em forma de malha quadriculada. Na Roma, o jogo de tabuleiro mais famoso era o LUDUS LATRUNCULORUM, que era jogado com peças e um tabuleiro em forma de grade.
IDADE MODERNA
No século XVII, mais especificamente na Europa, a nobreza francesa costumava se reunir em salões para socializar, dançar, jogar e se divertir.
Os jogos de salão eram uma forma de entretenimento popular entre a aristocracia e a alta sociedade. Eles eram jogados em salões luxuosos, geralmente em palácios ou mansões, e eram uma maneira de demonstrar habilidades, competir e interagir com outros membros da elite. Alguns dos jogos de salão mais populares na época incluíam o xadrez e o gamão, considerados sofisticados e exigiam habilidades estratégicas, além de proporcionar diversão, entretenimento e desafio intelectual.
POPULARIDADE
Com o passar do tempo, os jogos de salão se popularizaram e se espalharam por toda a Europa, sendo adotados por diferentes classes sociais.
Atualmente, os jogos de salão continuam sendo praticados em todo o mundo, tanto em ambientes formais quanto informais, e são uma forma de diversão e interação social.
EVOLUÇÃO
Ao longo dos séculos, os jogos de salão evoluíram e se adaptaram às mudanças sociais e culturais. Novos jogos foram criados, regras foram modificadas e novas tecnologias foram incorporadas. Hoje em dia, os jogos de salão continuam a se reinventar, com versões digitais e adaptações para diferentes públicos.
Eis alguns exemplos de jogos considerados clássicos da modernidade:
dama, Ludo, Monopoly, Banco imobiliário, War, Batalha naval, Imagem e ação, Detetive, Jogo da vida, entre outros.
Eles continuam sendo uma forma de entretenimento e interação social, proporcionando diversão e desafio para pessoas de todas as idades e origens.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
Os jogos de tabuleiro têm uma longa história e sua origem remonta a milhares de anos atrás. Acredita-se que os primeiros jogos de tabuleiro tenham sido desenvolvidos no antigo Egito, por volta de 5.000 a.C. Um exemplo de jogo famoso refere-se ao jogo
(A) Ur.
(B) Senet.
(C) Petteia.
(D) Ludus Latrunculorum.
QUESTÃO 02
Os jogos de são ou jogos de tabuleiro contribuem significamente para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais
I – Promovendo a competição e o individualismo.
II – Estimulando a cooperação e a comunicação.
III – Incentivando o isolamento e a introspecção.
IV – Desenvolvendo a agressividade e a hostilidade.
(A) todos os enunciados estão corretos.
(B) apenas os enunciados I e II estão corretos.
(C) apenas os enunciados III e IV estão corretos.
(D) todos os enunciados estão incorretos.
QUESTÃO 03
Preencha as lacunas do texto abaixo com as respectivas palavras alusivas às caraterísticas dos jogos de salão.
XADREZ | ESTRATÉGIAS | TABULEIRO | SALÕES | PALÁCIOS |
Os jogos de salão ou jogos de ___________________________ eram uma forma de entretenimento popular entre a aristocracia e a alta sociedade. Eles eram jogados em ____________________________ luxuosos, geralmente em _________________________ ou mansões, e eram uma maneira de demonstrar habilidades, competir e interagir com outros membros da elite. Alguns dos jogos de salão mais populares na época incluíam o ___________________________e o gamão, considerados sofisticados e exigiam habilidades ___________________________, além de proporcionar diversão e entretenimento e desafio intelectual.
QUESTÃO 04
Identifique alguns jogos de salão das categorias de sorte e de estratégias nas palavras cruzadas. Registre-os nas linhas abaixo.
G | D | F | G | H | D | O | M | I | N | Ó | Q | W | E | B |
A | T | Y | U | X | I | O | C | A | S | D | F | G | H | A |
M | K | L | Ç | A | Z | X | A | V | B | N | M | Q | W | N |
à | R | T | Y | D | G | H | R | M | S | A | S | D | F | C |
O | N | B | V | R | C | O | A | A | E | L | K | J | H | O |
G | F | D | S | E | A | Q | A | R | T | R | U | Y | U | I |
A | R | S | D | X | F | G | C | T | W | L | N | O | I | M |
D | A | M | A | M | B | C | A | X | Z | S | O | F | H | O |
I | M | A | G | E | M | E | A | Ç | A | O | E | R | I | B |
A | S | D | E | T | E | T | I | V | E | Ç | Z | X | C | I |
Q | E | R | A | W | A | R | S | C | E | D | C | V | F | L |
M | N | C | V | I | C | O | X | A | D | U | G | O | H | I |
M | A | N | C | A | L | A | W | R | Y | I | P | N | W | Á |
A | R | S | D | Í | F | G | H | E | J | L | P | O | I | R |
Y | S | F | K | Ç | Z | C | B | O | P | R | S | T | U | I |
B | A | T | A | L | H | A | N | A | V | A | L | Y | S | O |
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017 . Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796 |