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Educação Física – Jogos de salão – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

           

Imagem disponível em: https://www.publicdomainpictures.net/pictures/70000/nahled/board-games-1388056506Tgb.jpg.
Data de acesso: 05 de Maio de 2022.

CONCEITO

Jogos de salão também conhecidos popularmente como jogos de tabuleiro.

Podem ser categorizados como jogos sorte e de estratégia, e apresentam como características o desenvolvimento de habilidades específicas, raciocínio lógico, coordenação motora e memória.

ORIGEM

IDADE ANTIGA

Os jogos de tabuleiro têm uma longa história e sua origem remonta a milhares de anos atrás. Acredita-se que os primeiros jogos de tabuleiro tenham sido desenvolvidos no antigo Egito, por volta de 5.000 a.C. Um exemplo famoso é o jogo de SENET, que era jogado com peças e um tabuleiro em forma de grade.

Outra origem possível dos jogos de tabuleiro é a antiga Mesopotâmia, onde foram encontrados tabuleiros de jogo que datam de cerca de 2.600 a.C. Um exemplo é o jogo real de UR, que era jogado com peças e um tabuleiro em forma de cruz.

Os jogos de tabuleiro também eram populares na Grécia Antiga e na Roma Antiga. Na Grécia, o jogo de tabuleiro mais conhecido era o PETTEIA (seixo) , que era jogado com peças e um tabuleiro em forma de malha quadriculada. Na Roma, o jogo de tabuleiro mais famoso era o LUDUS LATRUNCULORUM, que era jogado com peças e um tabuleiro em forma de grade.

IDADE MODERNA

No século XVII, mais especificamente na Europa, a nobreza francesa costumava se reunir em salões para socializar, dançar, jogar e se divertir.

Os jogos de salão eram uma forma de entretenimento popular entre a aristocracia e a alta sociedade. Eles eram jogados em salões luxuosos, geralmente em palácios ou mansões, e eram uma maneira de demonstrar habilidades, competir e interagir com outros membros da elite. Alguns dos jogos de salão mais populares na época incluíam o xadrez e o gamão, considerados sofisticados e exigiam habilidades estratégicas, além de proporcionar diversão, entretenimento e desafio intelectual.

POPULARIDADE

Com o passar do tempo, os jogos de salão se popularizaram e se espalharam por toda a Europa, sendo adotados por diferentes classes sociais.

Atualmente, os jogos de salão continuam sendo praticados em todo o mundo, tanto em ambientes formais quanto informais, e são uma forma de diversão e interação social.

EVOLUÇÃO

Ao longo dos séculos, os jogos de salão evoluíram e se adaptaram às mudanças sociais e culturais. Novos jogos foram criados, regras foram modificadas e novas tecnologias foram incorporadas. Hoje em dia, os jogos de salão continuam a se reinventar, com versões digitais e adaptações para diferentes públicos.

Eis alguns exemplos de jogos considerados clássicos da modernidade:

dama, Ludo, Monopoly, Banco imobiliário, War, Batalha naval, Imagem e ação, Detetive, Jogo da vida, entre outros.

Eles continuam sendo uma forma de entretenimento e interação social, proporcionando diversão e desafio para pessoas de todas as idades e origens.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

Os jogos de tabuleiro têm uma longa história e sua origem remonta a milhares de anos atrás. Acredita-se que os primeiros jogos de tabuleiro tenham sido desenvolvidos no antigo Egito, por volta de 5.000 a.C. Um exemplo de jogo famoso refere-se ao jogo

(A) Ur.

(B) Senet.

(C) Petteia.

(D) Ludus Latrunculorum.

QUESTÃO 02

Os jogos de são ou jogos de tabuleiro contribuem significamente para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais

I – Promovendo a competição e o individualismo.

II – Estimulando a cooperação e a comunicação.

III – Incentivando o isolamento e a introspecção.

IV – Desenvolvendo a agressividade e a hostilidade.

(A) todos os enunciados estão corretos.

(B) apenas os enunciados I e II estão corretos.

(C) apenas os enunciados III e IV estão corretos.

(D) todos os enunciados estão incorretos.

QUESTÃO 03

Preencha as lacunas do texto abaixo com as respectivas palavras alusivas às caraterísticas dos jogos de salão.

XADREZ ESTRATÉGIAS TABULEIRO SALÕES PALÁCIOS

Os jogos de salão ou jogos de ___________________________ eram uma forma de entretenimento popular entre a aristocracia e a alta sociedade. Eles eram jogados em ____________________________ luxuosos, geralmente em _________________________ ou mansões, e eram uma maneira de demonstrar habilidades, competir e interagir com outros membros da elite. Alguns dos jogos de salão mais populares na época incluíam o ___________________________e o gamão, considerados sofisticados e exigiam habilidades ___________________________, além de proporcionar diversão e entretenimento e desafio intelectual.

QUESTÃO 04

Identifique alguns jogos de salão das categorias de sorte e de estratégias nas palavras cruzadas. Registre-os nas linhas abaixo.

GDFGHDOMINÓQWEB
ATYUXIOCASDFGHA
MKLÇAZXAVBNMQWN
ÃRTYDGHRMSASDFC
ONBVRCOAAELKJHO
GFDSEAQARTRUYUI
ARSDXFGCTWLNOIM
DAMAMBCAXZSOFHO
IMAGEMEAÇAOERIB
ASDETETIVEÇZXCI
QERAWARSCEDCVFL
MNCVICOXADUGOHI
MANCALAWRYIPNWÁ
ARSDÍFGHEJLPOIR
YSFKÇZCBOPRSTUI
BATALHANAVALYSO

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AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017 . 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796