Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Perímetro e área de figuras
Perímetro: A Corrida Pelo Contorno
Imaginem que uma figura geométrica é como uma trilha que precisamos percorrer. O perímetro é como a cerca que nos mantém dentro dessa trilha. Para calcular o perímetro, basta somar todos os lados da figura. Vamos usar um exemplo: o quadrado.
Suponhamos que temos um quadrado com lados de 4 unidades cada. Para encontrar o perímetro, basta somar os quatro lados: 4 + 4 + 4 + 4 = 16 unidades. Isso significa que precisaríamos de uma cerca de 16 unidades para cercar o quadrado.
Área: Preenchendo Espaços
Agora, vamos pensar na área como o espaço que a figura ocupa. Imagine que estamos pintando o interior da figura. Se tivermos um retângulo com uma base de 5 unidades e uma altura de 3 unidades, isso significa que precisaríamos de 15 quadrados unitários para preencher completamente o retângulo.
Veja que interessante:
Para calcular a área de um retângulo, sem precisar contar os espaços pintados, podemos fazer a seguinte operação: base x altura = 5 x 3 = 15.
Lembrem-se, explorar a matemática pode ser como resolver um quebra-cabeça divertido! Compreender o perímetro e a área das figuras vai nos ajudar a entender melhor o mundo ao nosso redor, desde plantas e casas até prédios incríveis.
Os perímetros de figuras planas indicam o valor da medida do contorno da figura. A área é a medida da superfície de uma figura plana.
Assista a videoaula a seguir:
Questão 1
Imagine que você está construindo um jardim retangular em sua casa. O jardim precisa ser cercado por uma linda cerca para proteger suas flores e plantas. Aqui estão as dimensões do seu jardim:
- Comprimento: 8 metros
- Largura: 5 metros
Agora, sua tarefa é calcular o perímetro da área do jardim e descobrir quanto material será necessário para construir a cerca ao redor dele. Lembre-se, o perímetro é a soma dos lados de uma figura.
Depois de calcular o perímetro, escreva um pequeno parágrafo explicando como chegou à resposta e qual é o significado prático do perímetro nesse contexto do jardim.
Questão 2
Agora imagine que você é um designer de azulejos e precisa cobrir o chão de uma sala. A sala tem a forma de um quadrado com 6 metros de lado.
Aqui está sua missão:
- Calcule a área da sala, ou seja, quantos metros quadrados de azulejos você precisa para cobrir todo o chão.
- Pense em como a área mudaria se a sala fosse um retângulo com 6 metros de comprimento e 4 metros de largura. Calcule a nova área.
- Escreva um pequeno parágrafo comparando as duas áreas e explicando como você encontrou as respostas.
Lembre-se, a área é como o espaço dentro de uma figura.
Questão 3
Qual é o perímetro de um quadrado com lados medindo 10 metros cada?
(A) 20 metros
(B) 30 metros
(C) 40 metros
(D) 50 metros
Questão 4
Qual é a área de um retângulo com comprimento de 6 metros e largura de 8 metros?
(A) 12 metros quadrados
(B) 24 metros quadrados
(C) 30 metros quadrados
(D) 48 metros quadrados
Autoria | Lucyana Oliveira Borba |
Formação | Pedagogia |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22. |