Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Frações e medidas de massa
Fração é a representação matemática das partes de determinada quantidade que foi dividida em pedaços ou fragmentos iguais. As frações são úteis em várias situações, principalmente para representar algo que não conseguimos apresentar através de números naturais.
Imagine que temos um bolo delicioso para compartilhar com nossos amigos. Às vezes, não queremos comer o bolo inteiro de uma vez, certo? Então, dividimos o bolo em pedaços, chamados de frações. Frações nos ajudam a compartilhar coisas de forma justa e entender partes menores de algo inteiro.
Vamos pegar um bolo e dividir em seis partes iguais. Cada parte é uma fração chamada de um sexto (1/6) do bolo. Se pegarmos três dessas partes, teremos metade (½ ou 3/6) do bolo. E se pegarmos todas as seis partes, teremos o bolo inteiro.
Agora, vamos falar sobre medir massas. As medidas de massa surgem para auxiliar a pesagem de objetos no dia a dia. Massa é o quanto algo pesa. Usamos uma ferramenta chamada balança para medir massas. A unidade mais comum que usamos é o “grama” (g).
Quando você coloca um objeto na balança, ela mostra quantos gramas o objeto pesa. Por exemplo, uma maçã pode pesar cerca de 150 gramas. Isso significa que a maçã tem massa igual a 150 gramas.
Às vezes, quando temos coisas mais pesadas, usamos uma unidade maior chamada “quilograma” (kg). Um quilograma é igual a mil gramas. Por exemplo, uma melancia pode pesar 5 quilogramas, o que é o mesmo que 5000 gramas.
Então, quando medimos as massas, usamos gramas para coisas mais leves, como frutas, e quilogramas para coisas mais pesadas, como sacos de farinha.
Agora vocês sabem como dividir coisas em frações e como medir massas usando gramas e quilogramas. Isso será muito útil quando vocês crescerem e começarem a cozinhar ou fazer atividades que envolvam compartilhar coisas e medir peso. Divirtam-se aprendendo e explorando o mundo das frações e das massas!
Assista a videoaula abaixo:
Questão 01
Observe as imagens abaixo e escreva as frações representadas pela parte colorida:
Questão 02
Para fazer uma receita mamãe comprou 3 kg de carne, 4 kg de batata e 6 kg de arroz. Qual o total de massa dos alimentos desta receita?
Questão 03
João cortou uma laranja em 6 pedaços e comeu 4 deles. Que fração da laranja João comeu?
(a) 2/6
(b) 4/6
(c) 3/6
(d) 1/6
Questão 04
Qual das seguintes opções representa a conversão correta de 1500 gramas para quilogramas?
(a) 1.5 kg
(b) 0.015 kg
(c) 15 kg
(d) 150 kg
Autoria | Lucyana Oliveira Borba |
Formação | Pedagogia |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF03MA09-A) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes. Exemplo: 12 : 3 = 4 pode ser escrito como 12/3 = 4, indicando que 4 é a terça parte de 12. (EF03MA09-B) Utilizar os significados de metade, terça, quarta, quinta e décima partes em situações diversas. (EF04MA09-A) Reconhecer a utilização de números racionais, razão entre dois números inteiros, na forma fracionária e/ou decimal, no contexto diário. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2022- 4ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |