You are currently viewing Arte – Conhecendo a história da cor Azul

Arte – Conhecendo a história da cor Azul

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Você gosta da cor azul?

Elemento disponível no Canva.com.

Como será que surgiu a cor Azul?

A cor azul foi descoberta há milhares de anos. Os primeiros registros do uso da cor azul datam de 2200 a.C., no Egito. Os egípcios usavam um pigmento azul chamado azul egípcio para pintar suas tumbas e outros objetos.

No entanto, a cor azul não era tão comum na natureza quanto as outras cores primárias, como o vermelho, o amarelo e o verde. Isso porque os pigmentos azuis são mais difíceis de produzir.

A cor azul tem muitos significados diferentes em diferentes culturas. Na cultura ocidental, o azul é frequentemente associado à paz, à tranquilidade e à confiança. Na cultura oriental, o azul é frequentemente associado ao céu e à água.

Você gosta da cor azul?

A cor azul representa e representou muitas coisas diferentes ao longo dos séculos e em diferentes culturas.

Na cultura ocidental, a cor azul é frequentemente associada à paz, à tranquilidade e à confiança. Isso pode ser porque o azul é a cor do céu e da água, que são elementos calmantes e relaxantes. O azul também é frequentemente associado à lealdade e à fidelidade.

Na cultura oriental, a cor azul é frequentemente associada ao céu e à água. Também é associado à verdade, à sabedoria e à espiritualidade.

Aqui estão alguns significados específicos da cor azul ao longo dos séculos:

  • Egito antigo: A cor azul era associada aos deuses do céu e da água.
  • Grécia antiga: A cor azul era associada à deusa da verdade, da justiça e da sabedoria, Atena.
  • Roma antiga: A cor azul era associada à deusa da fertilidade, da maternidade e da proteção, Juno.
  • Idade Média: A cor azul era associada à nobreza e à realeza.
  • Renascimento: A cor azul era associada à paz e à tranquilidade.
  • Século XIX: A cor azul tornou-se uma cor popular na moda e na decoração.

Imagem livre – Pixabay – Borboleta azul. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/borboleta-inseto-animal-142506/> Acessado em: 20 de abril de 2022

A quantidade de animais azuis na natureza é bem pequena se comparada às outras cores. Existem apenas alguns pigmentos que podem produzir a cor azul, e eles são geralmente encontrados em plantas e insetos. Animais que são azuis geralmente obtêm sua cor de estruturas físicas, como escamas ou penas, que refletem ou dispersam a luz de uma forma que produz a cor azul.

Alguns exemplos de animais azuis na natureza incluem:

  • Borboletas: Algumas borboletas, como a Morpho azul, são conhecidas por suas asas azuis brilhantes. A cor azul das asas das borboletas Morpho é causada por estruturas físicas nas asas que refletem a luz de uma forma que produz a cor azul.
  • Peixes: Alguns peixes, como o peixe-papagaio azul, são azuis. A cor azul dos peixes-papagaio é causada por um pigmento chamado pterobilina.
  • Aves: Algumas aves, como a arara-azul, são azuis. A cor azul das araras-azuis é causada por um pigmento chamado turacoverdina.
  • Insetos: Alguns insetos, como o besouro-azul, são azuis. A cor azul dos besouros-azuis é causada por um pigmento chamado melanina.
  • Animais marinhos: Alguns animais marinhos, como o polvo-de-anéis-azuis, são azuis. A cor azul do polvo-de-anéis-azuis é causada por um pigmento chamado glaucoxina.

Ainda assim, existem alguns animais azuis que são relativamente comuns, como os pássaros azuis e as borboletas azuis. No entanto, a maioria dos animais azuis na natureza são relativamente raros.


Veja o vídeo abaixo, antes de iniciar a atividade de pesquisa, experimentação e registro.

Canal: Ariadiny Candido “Azul – Com voz”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uUzMSr8YVgI> . Acesso em: 20 abr. 2022.

Questão 1

Pesquise, descubra e registre no caderno por escrito:

  • O que é uma cor primária?
  • Quais são as cores primárias? 

Questão 2

Marque a alternativa em que estão apenas as cores primárias.

A) Branco, azul e vermelho
B) Azul, amarelo e verde
C) Vermelho, preto e marrom
D) Azul, vermelho e amarelo

Questão 3

Assinale a alternativa que apresenta um significado da cor azul na cultura oriental:

A) Céu 

B) Água

C) Verdade 

D) Todas as alternativas estão corretas

Questão 4

Agora vamos providenciar materiais para nossa atividade com experimento.

A – uma folha de papel branca,

B – tintas primárias,

C – recipiente para as misturas,

D – Pincel ou esponja/espuma

E – Criatividade e imaginação

Para se inspirar acesse o botão abaixo:

Agora mãos à obra!

Imagem livre – Disponível em: <pixabay.com/pt/illustrations/tintas-colorido-gr%c3%a1ficos-a-cor-da-1947120/> Acessado em: 13 de abril de 2022.

  • Vamos experimentar misturar a mesma quantidade (pode ser uma colher de café) de tinta vermelha com azul. Qual cor você obteve?
  • Agora vamos misturar a mesma quantidade de tinta de tinta azul com amarelo. Qual cor você obteve?
  • Vamos misturar o azul com as outras duas cores primárias. Qual cor obteve? 
  • E se em uma destas misturas acrescentarmos a cor branca, o que aconteceria?
  • E se ao em vez da cor branca, acrescentarmos a com preta?

Questão 4

Para finalizarmos esta atividade, vamos colocar a imaginação para fruir.

Com as tintas de cores primárias e as tintas de cores secundárias que criamos, vamos pintar o que vier à nossa mente.  

Possibilidade: com um molde de animal por cima da folha branca, podemos pintar de acordo com nosso gosto e depois retirar o molde do animal, deixando assim a marca dela em branco.

Dica: você pode variar a quantidade de tintas primárias nas misturas para obter tons diferentes!

Atenção, não se esqueçam de compartilhar as obras para apreciação e depois dialogar com os colegas sobre o momento.


PARA SABER MAIS:

A História da Cor Azul, nov 19 ,2020. Link: <https://www.frutodearte.com.br/artigos/a-historia-da-cor-azul.html#:~:text=of%2Dtechnology.html-,O%20azul%20foi%20produzido%20pela%20primeira%20vez%20pelo%20antigos%20eg%C3%ADpcios,evolu%C3%A7%C3%A3o%20prosseguiu%20em%20grande%20velocidade>.


Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação
Componente Curricular:Arte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Processos de Criação:
Sentidos Plurais

Criação e ressignificação em artes visuais.
(GO-EF05AR05) Experimentar o processo de criação e ressignificação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade. 

(GO-EF05AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais, ampliar seu repertório imagético e inventivo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, dando sentido e significado aos contextos afetivos e sociais de modo individual, coletivo e colaborativo.
ReferênciasDocumento Curricular para Goiás – Ampliado, Vol II. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018 – 2022.
Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. SME Goiânia.

Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II. Goiânia/GO: CONSED/UNDIME Goiás, 2018. 

Futuro de Arte. A História da Cor Azul, nov. 19 ,2020. Disponível em: <https://www.frutodearte.com.br/artigos/a-historia-da-cor-azul.html> Acesso em: 13 de abril de 2022.