ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS
AS DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS REPRESENTAM MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CORPORAIS DE NOSSA POPULAÇÃO, REFLETINDO A RICA DIVERSIDADE E A FUSÃO CULTURAL RESULTANTE DAS INFLUÊNCIAS, PRINCIPALMENTE, DAS CULTURAS INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPEIAS.
ESSAS DANÇAS SÃO PRATICADAS PELO POVO EM DIVERSAS REGIÕES DO BRASIL E DESEMPENHAM UM PAPEL SIGNIFICATIVO NA EXPRESSÃO CULTURAL, NA CELEBRAÇÃO DE TRADIÇÕES E NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO PAÍS. ALGUNS EXEMPLOS NOTÁVEIS INCLUEM:
- SAMBA: UMA EXPRESSÃO CULTURAL QUE ENGLOBA DANÇA E GÊNERO MUSICAL. APESAR DE FREQUENTEMENTE ASSOCIADO AO RIO DE JANEIRO, SUAS RAÍZES REMONTAM AOS MORROS DA BAHIA, TRAZIDO ÀS AMÉRICAS PELOS AFRICANOS ESCRAVIZADOS.
- FORRÓ: TAMBÉM UMA DANÇA E GÊNERO MUSICAL AUTENTICAMENTE BRASILEIRO, ORIGINADO NO NORDESTE, QUE REFLETE A ESSÊNCIA RURAL DA REGIÃO. SEUS PASSOS VARIADOS SE ADAPTAM AO RITMO MUSICAL, COMO O ESTILO PÉ DE SERRA, UNIVERSITÁRIO OU ELETRÔNICO.
- MACULELÊ: UMA EXPRESSÃO CULTURAL ORIGINADA NA BAHIA QUE SIMULA UMA LUTA POR MEIO DE MOVIMENTOS CORPORAIS E MUSICALIDADE AFRO-BRASILEIRA. COM RAÍZES AFRICANAS E INDÍGENAS, ESSA DANÇA FOLCLÓRICA UTILIZA BASTÕES COMO ARMAS.
- CARIMBÓ: UMA DANÇA FOLCLÓRICA ORIGINÁRIA DA BAHIA, COM RAÍZES AFRICANAS, ACOMPANHADA PELO SOM DE TAMBORES. CARACTERIZADA PELO AMBIENTE RURAL E RITUAIS ASSOCIADOS, ESSA DANÇA É ALEGRE E MARCADA POR TRÊS MOVIMENTOS PRINCIPAIS: BATIDAS DOS PÉS NO CHÃO, ROTAÇÕES DO CORPO EM TORNO DO PRÓPRIO EIXO, E A UMBIGADA.
QUESTÃO 1
DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS SÃO
(A) DANÇAS PRATICADAS EXCLUSIVAMENTE POR PROFISSIONAIS DE DANÇA.
(B) MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CORPORAIS ENRAIZADAS NA CULTURA BRASILEIRA.
(C) PRÁTICAS CORPORAIS BRASILEIRAS COM INFLUÊNCIAS SOMENTE DOS EUROPEUS.
(D) EXPRESSÕES ARTÍSTICAS PRATICADAS SOMENTE EM CERIMÔNIAS RELIGIOSAS.
QUESTÃO 2
SÃO EXEMPLOS DE DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS O/A
(A) FORRÓ, FREVO, CARIMBÓ E VALSA.
(B) VALSA, TANGO, SAMBA E FORRÓ.
(C) BALÉ, SAPATEADO, FORRÓ E SAMBA.
(D) MARACATU, JONGO, FORRÓ E MACULELÊ.
QUESTÃO 3
LEIA O TEXTO ABAIXO:
NO BRASIL, VÁRIAS REGIÕES SE DESTACAM COMO DESTINOS TURÍSTICOS DEVIDO ÀS SUAS FESTIVIDADES E DANÇAS POPULARES. OS MESES DE FEVEREIRO E MARÇO SÃO NOTÁVEIS PELA CELEBRAÇÃO DO CARNAVAL, QUE ENVOLVE O SAMBA CARIOCA, O AXÉ DA BAHIA E O FREVO PERNAMBUCANO. JUNHO MARCA A TEMPORADA DO BUMBA-MEU-BOI MARANHENSE E DAS FESTAS DE SÃO JOÃO, COM O FORRÓ PRESENTE EM CELEBRAÇÕES POR TODO O PAÍS. NO ENTANTO, A DANÇA É UMA PARTE INTRÍNSECA DA VIDA COTIDIANA DOS BRASILEIROS, ESTANDO PRESENTE NÃO APENAS DURANTE DATAS COMEMORATIVAS, MAS TAMBÉM EM BOATES, BARES, FESTAS FAMILIARES E ACADEMIAS
Fonte: https://www.segurospromo.com.br/blog/dancas-brasileiras/
AGORA, COMPARTILHE CONOSCO: A PRÁTICA DA DANÇA GERALMENTE É VIVENCIADA COMO FORMA DE LAZER, PARA SOCIALIZAÇÃO OU PARA PROMOVER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL E DE MELHOR QUALIDADE. COMO ISSO SE APLICA A VOCÊ? VOCÊ TEM O HÁBITO DE DANÇAR? SE SIM, QUAIS SÃO OS TIPOS DE DANÇA QUE VOCÊ PRATICA? EM QUAIS MOMENTOS DA SUA VIDA VOCÊ DANÇOU E AINDA CONTINUA DANÇANDO? QUAL É O PROPÓSITO OU OBJETIVO POR TRÁS DA SUA PRÁTICA DE DANÇA? COMPARTILHE CONOSCO SUAS EXPERIÊNCIAS E MOTIVAÇÕES RELACIONADAS À DANÇA.
QUESTÃO 4
” ENTRE TODAS AS DANÇAS BRSILEIRAS, O SAMBA É O QUE MELHOR REPRESENTA O BRASIL.” VOCÊ CONCORDA COM ESSA AFIRMAÇÃO? JUSTIFIQUE.
QUESTÃO 5
DURANTE O CARNAVAL, O RIO DE JANEIRO SE TORNA O EPICENTRO DE UMA DAS DANÇAS POPULARES MAIS EMBLEMÁTICAS DO BRASIL, O SAMBA. ESSA CELEBRAÇÃO, QUE É SINÔNIMO DE RITMO, DIVERSÃO E EMOÇÃO, NÃO APENAS TRAZ ALEGRIA, MAS TAMBÉM IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO PAÍS. NO ENTANTO, É IMPORTANTE NOTAR QUE O CARNAVAL PODE TER IMPACTOS ADVERSOS, INCLUSIVE NO MEIO AMBIENTE. POR ESSA RAZÃO, A CADA ANO, O CARNAVAL CARIOCA ADOTA UM ENFOQUE CADA VEZ MAIOR EM PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS. E É SOBRE ISSO QUE ESTA REPORTAGEM TRATA, OBSERVE:
AGORA REFLITA! QUANDO EM UM DESFILE DE CARNAVAL EXISTE UMA FANTASIA QUE CONTÉM PENAS, E ELAS SÃO RETIRADAS, PINTADAS E ARMAZENADAS PARA O PRÓXIMO ANO; TRATA-SE DE RECICLAGEM OU REAPROVEITAMENTO DE MATERIAL? E QUAL É O BENEFÍCIO DESSA ATITUDE PARA O MEIO AMBIENTE?
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0221) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças. (EJACI0212) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matériaprima |
Referências | ARAGUAIA, Mariana. Os 5 R’s. YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RKVmud_xKgQ. Acesso em 15 de abril de 2022. BARRETO, DÉBORA. DANÇA…: ENSINO, SENTIDOS E POSSIBILIDADES NA ESCOLA. 3° ED – CAMPINAS, SP, AUTORES ASSOCIADOS, 2008. DAFNE MACRUZ DANÇA E MOVIMENTO. Forró Pé de Serra – Eraldo e Jullyane (Workshop). YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Bx2LkhYGsvA. Acesso em 15 de abril de 2022. DANCE A DOIS. Espetáculo Nossas Danças – Dabada Cris – Samba no Pé. YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XScU30MSnFc&list=RDCMUC_mmRDP7R1L-NsEzAGYXXtQ&index=2. Acesso em 15 de abril de 2022. GOIÂNIA. Educação Física – Dança brasileira de matriz africana: maracatu. Conexão Escola – SME Goiânia. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/eaja/educacao-fisica-dancas-brasileiras-maracatu. Acesso em 15 de abril de 2022. ______. Educação Física – Dança folclórica: jongo. Conexão Escola – SME Goiânia. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/eaja/educacao-fisica-danca-folclorica-jongo. Acesso em 15 de abril de 2022. ______. Educação Física: maculelê. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/eaja/maculele. Acesso em 15 de abril de 2022. ______. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. LIDE UFF. Dança (Pontão de Cultura do Jongo). YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BSmWU7bmU-c. Acesso em 15 de abril de 2022. MUNIZ, Rosane. Vestindo os Nus: o figurino em cena. Rio de Janeiro: Senac, 2004. NASCIMENTO, Mauricio. Maracatu Nação Pernambuco – Marco Zero 2014. YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UChxeOkeofc. Acesso em 15 de abril de 2022. PASSAGENS PROMO. Danças brasileiras: conheça as mais populares e tradicionais. Disponível em https://www.passagenspromo.com.br/blog/dancas-brasileiras. Acesso em 15 de abril de 2022. SANTIAGO, Felipe. Maracatu Nação Pernambuco – Ganga Zumba. YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-zphtZzsSl4. Acesso em 15 de abril de 2022. SÉCULO DIÁRIO. Reciclafolia já aproveitou mais de 50 toneladas de fantasias no carnaval. Disponível em https://www.seculodiario.com.br/meio-ambiente/reciclafolia-ja-aproveitou-mais-de-50-toneladas-de-fantasias-no-carnaval. Acesso em 15 de abril de 2022. SESC. Forró: Do Nordeste para o Mundo. Disponível em https://www.sescrio.org.br/noticias/cultura/forro-do-nordeste-para-o-mundo/. Acesso em 15 de abril de 2022. SIGNIFICADOS. Significado de Customizar. Disponível em https://www.significados.com.br/customizar/#:~:text=Customizar%20%C3%A9%20modificar%2C%20adaptar%20ou,usado%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20moda. Acesso em 15 de abril de 2022. SILVA, Daniel Neves. Samba. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/cultura/samba.htm. Acesso em 05 de janeiro de 2023. UM QUÊ DE NEGRITUDE. Maculelê – Espetáculo Ayeye (Nova Era). YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Hvs2Tf_aH1o&t=12s. Acesso em 15 de abril de 2022. |