You are currently viewing Educação Física – Dança brasileira de matriz africana: maracatu

Educação Física – Dança brasileira de matriz africana: maracatu

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  3ª Série da Eja.

NA AULA DE HOJE, IREMOS CONHECER E VIVENCIAR UMA DANÇA BRASILEIRA PERTENCENTE A UMA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS POPULARES MAIS EXPRESSIVAS DO NOSSO PAÍS, O MARACATU.

Fonte: www.flickr.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DANÇA BRASILEIRA: MARACATU

3ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 7 – DANÇAS BRASILEIRAS: MARACATU

ATIVIDADE 1

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E APRECIE O CORTEJO REALIZADO PELO GRUPO MARACATU NAÇÃO PERNAMBUCO. OBSERVE OS MOVIMENTOS QUE O CORPO FAZ NESTA DANÇA, OS ELEMENTOS MUSICAIS, ROUPAS, ADEREÇ0S, INSTRUMENTOS E OS PERSONAGENS DA ENCENAÇÃO.

Disponível em: Maracatu Nação Pernambuco – Marco Zero 2014 – YouTube

ATIVIDADE 2

GOSTOU DO MARACATU? AGORA VAMOS ASSISTIR OUTRA APRESENTAÇÃO E INVESTIGAREMOS ALGUNS ASPECTOS ARTÍSTICOS DESTA PRÁTICA CORPORAL. ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, ATENTE-SE PARA A DIVERSIDADE E ESTÉTICA DOS CORPOS PRESENTES NESTA DANÇA DE MATRIZ CULTURAL AFRICANA:

Disponível em: Maracatu Nação Pernambuco – Ganga Zumba – YouTube

BASEADO NA APRESENTAÇÃO QUE ACABOU DE ASSISTIR, RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • O QUE VOCÊ ACHOU DE MAIS BELO NA APRESENTAÇÃO?
  • OS MOVIMENTOS DESSA DANÇA EXPRESSAM A CORPORALIDADE DO NEGRO AFRICANO QUE FOI ESCRAVIZADO NO BRASIL. É POSSÍVEL VER ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS A IDEIA DE RESISTÊNCIA E FORÇA. DESCREVA QUAL MOVIMENTO MAIS TROUXE A VOCÊ ESTA IDEIA.
  • AS DANÇAS DE MATRIZES AFRICANAS EXPLORAM ELEMENTOS DO RITMO PERCURSIVO PARA DESENVOLVEREM SEUS MOVIMENTOS. IDENTIFIQUE QUAIS MOVIMENTOS CORPORAIS QUE SÃO MAIS REPETIDOS.
  • QUAIS CARACTERÍSTICAS OS CORPOS DOS DANÇARINOS EXPRESSAM NESTA DANÇA?

ATIVIDADE 3

VAMOS APRENDER OS PASSOS BÁSICOS DO MARACATU? VÁ PARA UM ESPAÇO LIVRE DE OBSTÁCULOS EM SUA CASA, UTILIZE ROUPAS CONFORTÁVEIS, USE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO E SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA. ATENTE-SE TAMBÉM PARA AS INFORMAÇÕES DOS DIFERENTES TIPOS DE MARACATU QUE EXISTEM E SUAS CARACTERÍSTICAS.

PASSO BÁSICO – MARACATU

ATIVIDADE 4

VOCÊ SABE O QUE É UMA NARRATIVA VISUAL? NA LÍNGUA PORTUGUESA CONTAMOS NÃO SÓ COM A LINGUAGEM ESCRITA E FALADA, MAS TAMBÉM COM A VISUAL, CARACTERIZADA COMO NÃO VERBAL. ESSA FORMA DE COMUNICAÇÃO TAMBÉM EXPRESSA MENSAGENS A QUEM ESTÁ LENDO. OBSERVE A FOTOGRAFIA RETRATANDO O MARACATU, QUE É UM EXEMPLO DESSE TIPO DE NARRATIVA.

AGORA RESPONDA:

  • QUAIS OS PERSONAGENS PRESENTES NESTA IMAGEM?
  • O QUE ELES ESTÃO REALIZANDO COM SEUS CORPOS?
  • ONDE ACONTECE ESSA CENA?
  • QUAIS TIPO DE ADEREÇOS E ROUPAS OS PERSONAGENS USAM E O QUE ELES REPRESENTAM?

ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!


ReferênciasBRASIL. INVENTÁRIO NACIONAL DE REFERÊNCIAS CULTURAIS (INCR). DISPONÍVEL EM: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/DOSSIE_MARACATU_NA%C3%87%C3%83O.pdf. ACESSADO EM 30 DE AGOSTO DE 2021, ÁS 13:20H.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0321) VIVENCIAR E FRUIR DIFERENTES MODALIDADES DE DANÇAS
Arte(EAJAAR0228) INVESTIGAR E COMPREENDER ASPECTOS ESTRUTURAIS, DINÂMICOS E EXPRESSIVOS PRESENTES EM DIFERENTES DANÇAS, EXPLORANDO DIFERENTES MATRIZES ESTÉTICAS E CULTURAIS, RESPEITANDO E PARTINDO DA DIVERSIDADE DE CORPOS E ELEMENTOS ESTÉTICOS.
Língua Portuguesa(EAJALP0209) FAZER A SELEÇÃO DAS PARTES MAIS SIGNIFICATIVAS DE UM TEXTO