Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Os textos jornalísticos são aqueles que aproximam o leitor/ouvinte/espectador do jornal ou de algum meio de comunicação com o objetivo de comunicar, informar, prestar algum serviço ao seu interlocutor.
Os gêneros jornalísticos são vários. Eles podem ser reproduzidos de forma escrita e oral. Dentre eles, podemos destacar a notícia, a reportagem e a entrevista.
O universo dos textos jornalísticos, além de características estruturais tradicionais, chama a atenção pela diversidade de contextos de produção e circulação. Eles são encontrados nos mais variados impressos, na rádio, na TV, na internet.
Com o advento da internet, vários recursos foram incorporados aos textos do campo jornalístico. Por exemplo, o uso de imagens e gráficos, a inserção de links e hiperlinks.
Os textos jornalísticos, por meio da linguagem, podem direcionar melhor a qual público se destinam. Nesse sentido, o produtor de um texto jornalístico deve considerar qual público deseja alcançar ao selecionar os vocábulos de seu texto.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Pesquise duas notícias na internet que abordam a temática “Páscoa”. Leia as duas notícias e, em seguida, responda ao que se pede:
QUESTÃO 1
Qual é o fato central de cada notícia?
QUESTÃO 2
Qual é a linguagem empregada em cada uma das notícias?
QUESTÃO 3
Quais são as semelhanças entre os fatos noticiados sobre o tema?
QUESTÃO 4
Quais são as diferenças entre os fatos noticiados sobre o tema?
QUESTÃO 5
Qual das notícias você conseguiu compreender as informações de forma mais clara? Por quê?
QUESTÃO 6
Nas notícias lidas, há imagens associadas aos textos? Se sim, você acha que elas estão dialogando com as informações apresentadas nos textos? De que forma?
QUESTÃO 7
Assinale a alternativa em que não há um gênero jornalístico.
(A) Notícia
(B) Novela
(C) Reportagem
(D) Entrevista
QUESTÃO 8
Com o advento da internet, vários recursos foram incorporados aos textos do campo jornalístico. Assinale a alternativa em que não há um desses recursos listados.
(A) Links
(B) Hiperlinks
(C) Gráficos
(D) Rimas
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em entrevistas, os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas e, em tirinhas e memes, a crítica, a ironia ou o humor presente. (EF67LP03) Comparar informações sobre um mesmo fato, divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade (apurar informações, desenvolvendo procedimentos de curadoria). (EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos (GO-EF89LP40) Explorar efeitos multissemióticos (linguagens verbal, não verbal, visual e sonora) em variados gêneros. (EF67LP06-A) Avaliar os efeitos de sentido decorrentes das escolhas lexicais e sintáticas, bem como os valores ideológicos para compreender a posição implícita do veículo no qual o texto foi publicado. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022. |