Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
A entrevista é um gênero discursivo do campo jornalístico que circula nas mídias digitais e costuma ser publicada/veiculada em jornais e revistas. Nela, uma pessoa faz perguntas a outra(s) sobre sua vida ou algum tema específico.
Da natureza da oralidade, a entrevista também se aplica à escrita. A depender de qual modalidade se apresenta, algumas características podem mudar. Por exemplo, na entrevista oral, as expressões faciais, entonação de voz e emoções colaboram para a construção dos sentidos e do gênero como um todo.
Por ser um texto interativo, há os turnos de fala alternados entre entrevistador e pessoa entrevistada. Também, a depender da entrevista, estrutura e linguagem podem ser mais ou menos formais.
Esse gênero jornalístico tem o objetivo de conhecer mais sobre a vida de quem é entrevistado ou a respeito de um determinado tema. Quase sempre, o entrevistado é uma pessoa famosa do meio artístico, científico ou político.
Uma ação importante por parte do entrevistador, ao planejar a execução desse gênero é fazer uma minuciosa pesquisa sobre a pessoa ou o tema do diálogo.
Outro gênero da oralidade é o debate. Este gênero se caracteriza pela divisão de duas pessoas ou dois grupos que apresentam pontos de vista diferentes a respeito de um mesmo assunto. Logo, concebemos um gênero discursivo marcado pelo discurso argumentativo, persuasivo. As pessoas que participam de um debate têm como maior objetivo convencer o público-alvo a respeito de uma opinião defendida.
Há uma diferença entre debater para persuadir de debater para convencer. Debater para persuadir significa que quem está argumentando quer que o público-alvo aja de uma determinada forma (como se vendesse um produto) e, para conseguir tal feito, não se importa tanto com a veracidade dos argumentos, sendo uma fala mais apelativa. Debater para convencer significa que quem está argumentando deseja mudar o pensamento do público-alvo (agora o que se vende é uma ideia, um pensamento), por isso a validade dos argumentos faz-se de suma importância e são apresentados dados e provas de origens reais e fidedignas.
Uma forma interessante de promover o debate na escola é por meio do debate regrado, que tem por objetivo discutir um assunto, geralmente polêmico, sob duas ou mais opiniões. Os participantes envolvidos costumam defender ideias opostas e seguem regras para fazê-lo.
Sobre o debate regrado:
- Possui um moderador, que é a pessoa responsável por apresentar os debatedores, cumprimenta o público, apresenta o tema que será debatido e orienta sobre as regras do debate.
- Os participantes participam ativamente do debate em seus momentos de fala e devem respeitar os momentos de cada participante apresentar suas ideias.
- Há debates em que o público pode fazer perguntas aos debatedores.
- O tema do debate deve ser relevante para a sociedade ou grupo específico.
- O tempo de duração é delimitado conforme as regras descritas no início do debate.
Com qual desses gêneros orais você mais se identifica: a entrevista ou o debate?
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Leia as seguintes definições e assinale aquela que explica melhor o que é um debate.
(A) Costuma ser publicada/veiculada em jornais e revistas impressas.
(B) Da natureza da oralidade, também se aplica à escrita.
(C) Uma pessoa faz perguntas a outra sobre sua vida ou algum tema específico.
(D) Divisão de duas pessoas ou dois grupos que apresentam pontos de vista diferentes a respeito de um mesmo assunto.
QUESTÃO 2
Sobre o objetivo do gênero discursivo entrevista é correto afirmar que:
(A) tem o objetivo de obter e divulgar informações sobre a vida da pessoa entrevistada ou sobre um tema específico.
(B) têm como maior objetivo convencer o público-alvo a respeito de uma opinião defendida.
(C) quer que o público-alvo aja de uma determinada forma (como se vendesse um produto).
(D) deseja mudar o pensamento do público-alvo (agora o que se vende é uma ideia, um pensamento).
QUESTÃO 3
Reflita sobre uma situação que costuma acontecer em sua escola que gere algum desconforto para a comunidade escolar. O tema desta reflexão será o tema de sua entrevista. Para realizar a entrevista, siga os seguintes passos:
a) Selecione a pessoa a ser entrevistada, pode ser alguém da classe ou qualquer pessoa da sua escola.
b) Sua entrevista deverá ter um tempo curto, cerca de 10 a 15 minutos. Então, considere esse tempo para a elaboração das perguntas.
c) Elabore questões claras e objetivas para a pessoa entrevistada responder.
d) Anote as respostas dadas pela pessoa entrevistada ou grave em um celular (caso ela concorde com a gravação de sua voz).
e) Lembre-se de ser cordial em todo o momento da entrevista e agradecer a pessoa entrevistada pela participação. Caso ela não queira ser identificada, nessa situação, respeite seu desejo.
QUESTÃO 4
Agora que sua entrevista foi realizada, passe o texto a limpo e verifique as inadequações de sua escrita para fazer as devidas correções.
QUESTÃO 5
Apresente os resultados da entrevista para a classe e sugira um debate sobre o tema da entrevista partindo da opinião da pessoa entrevistada.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF67LP14-A/B) Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, o porquê da escolha daquele entrevistado, levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão etc.). (EF67LP14-C) Preparar o roteiro de perguntas e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado, e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas. (EF67LP14-D) Selecionar partes do texto, transcrever e editá-lo, quando for o caso, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero, garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática. (EF69LP10-B) Produzir textos orais noticiosos, culturais e de opinião (podcasts e vlogs), orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros. (EF69LP11) Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles. (EF69LP16-B) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do argumentar, tais como cartas do leitor (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022. TODA MATÉRIA. https://www.todamateria.com.br/genero-textual-entrevista/ Acesso em 21, fev. 2022 |