You are currently viewing Educação Física – Huka – huka – Características históricas e culturas.

Educação Física – Huka – huka – Características históricas e culturas.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem gerada pelo CHATGPT. Acesso: 02 de Abril de 2024.

Huka Huka é uma luta tradicional indígena brasileira que tem suas raízes nos grupos indígenas do Xingu, localizada no Estado do Mato Grosso. Acredita-se que a luta tenha sido desenvolvida há mais de 2.000 anos pelos povos indígenas Bakairi e povos da região como uma forma de defesa pessoal e para resolver conflitos entre tribos.

A palavra “Huka Huka” significa “lutar” na língua dos indígenas Kamayurás, uma dos grupos indígenas que praticam a luta. Huka-huka é praticada durante a cerimônia sagrada do Quarup onde os lutadores após serem convocados pelo homem chefe se posicionarem frente a frente na arena de luta, movimentam -se de forma circular no sentido horário e ajoelham-se e encaram-se para iniciar a luta.

A luta Huka-huka é praticada de joelhos, caracterizada por movimentos rápidos e fluidos, que combinam golpes de mãos, pés, joelhos e cotovelos, além de técnicas de imobilização e projeção.

A luta Huka Huka é vista como uma forma de honrar os antepassados e fortalecer a comunidade, durante muito tempo foi mantida em segredo por muitos anos, sendo praticada apenas dentro das aldeias.

Questão 01

O significado da palavra “Huka – Huka” refere-se a

(A) paz.

(B) amor.

(C) lutar.

(D) dançar.

Questão 02

O início da luta Huka-huka da-se quando

(A) o lutador fica deitado ao lado do oponente.

(B) o lutador fica correndo em círculo contra o oponente. 

(C) o lutador fica ajoelhado e imobilizando o oponente.  

(D) o lutador fica em pé, frente a seu oponente.

Questão 03

Sobre os Elementos constitutivos da Luta Huka- Huka, relacione – os as suas características

01 – LIMPEZA INTERNA

02 – ESCARIFICAÇÃO (SANGRIA) 

03 – JEJUM

04 – ENFEITES

05 – PINTURA CORPORAL

06 – VESTIMENTAS

_______________________________grafismos na pele representando desenhos de animais pintados com tinta de urucum e jenipapo.

________________________________adornos confeccionados com: linhas, plumas, miçangas e placas de caramujo.

________________________________nos meses anteriores os lutadores ingerem chás e preparos para provocar vômitos e fazer a limpeza interna.  

________________________________a pele é arranhada com escarificador, objeto  confeccionado com parte de cabaça e dente de peixe cachorra do rabo amarelo, para fortalecer e purificar o corpo. 

_________________________________cinturões coloridos feitos com pele de onça e proteções especiais com panos grossos para os joelhos e canelas

_________________________________na noite que antecede a disputa, é obrigatório, ninguém pode dormir, pois segundo o ditado quem dorme, sonha e perde a luta.

Questão 04

A luta Huka – huka pode ser usada para promover a inclusão social e a diversidade cultural?

AutoriaElaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componentes CurricularesEducação Física
Habilidades(EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnicos e táticos, indumentária, materiais, instalações e instituições) das lutas do Brasil.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018