You are currently viewing História – Revoluções Industriais: Aspectos Socioeconômicos

História – Revoluções Industriais: Aspectos Socioeconômicos

Esta é uma proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

https://crianca.mppr.mp.br/2019/07/155/TRABALHO-INFANTIL-2021-Declarado-Ano-Internacional-para-a-Eliminacao-do-Trabalho-Infantil.html

As Revoluções Industriais e seus impactos.

As revoluções industriais, ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX, redefiniram o curso da história humana, dividindo-se em três fases distintas, cada uma com suas transformações radicais e complexidades inerentes.

Uma cena industrial mostrando siderurgia em Nantyglo, Blaenau Gwent, Grã-Bretanha, na década de 1830. A fumaça pode ser vista saindo de várias chaminés e uma ponte está no centro. 

Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial#/media/Ficheiro:Nant_y_Glo,_Monmouthshire_(1131349).jpg>. Acesso em: 06 nov. 2023.

A primeira revolução industrial, iniciada na Inglaterra no final do século XVIII, foi marcada pela transição da produção manual para a maquinofatura movida a vapor. O desenvolvimento de máquinas têxteis e locomotivas a vapor impulsionou a produção em larga escala. No entanto, esse avanço trouxe consigo condições de trabalho desumanas, longas jornadas laborais e exploração infantil. A urbanização rápida e desordenada resultou em superlotação, falta de saneamento básico e doenças, exacerbando a desigualdade social. A segunda revolução industrial, no final do século XIX, foi marcada por avanços tecnológicos como eletricidade, aço e petróleo. A introdução de linhas de montagem revolucionou a produção, aumentando a eficiência, mas também desencadeou problemas sociais. A exploração da mão de obra continuou, e a urbanização intensificada levou a condições de vida insalubres nas cidades industriais. Além disso, a concentração de riqueza nas mãos de poucos magnatas industriais agravou as disparidades econômicas.

Ferrovia alemã em 1895

Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial#/media/Ficheiro:Skglb_promo_1895.jpg>. Acesso em: 06 Nov. 2023.

A terceira revolução industrial, no século XX, trouxe a automação, a tecnologia da informação e a globalização. A robótica e a computação transformaram radicalmente os processos produtivos, reduzindo a necessidade de trabalhadores humanos. Enquanto a produtividade aumentava, a automação também resultava na perda de empregos, criando desafios socioeconômicos significativos. Além disso, a globalização econômica levou à exploração de trabalhadores em países em desenvolvimento, onde normas trabalhistas eram muitas vezes ignoradas em prol do lucro.

Disponível em:<https://auto.economictimes.indiatimes.com/news/auto-components/us-imports-of-auto-parts-face-scrutiny-under-law-on-chinese-forced-labor/102801847>. Acesso em: 09 nov. 2023.

A quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0, representa a próxima fase significativa na evolução da produção e automação. Diferentemente das revoluções industriais anteriores, que foram impulsionadas principalmente por avanços mecânicos e elétricos, a Indústria 4.0 é caracterizada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas.

Disponível em:<https://inbatec.ufla.br/destaques/noticias/217-tecnova-ii-ja-recebe-propostas>. Acesso em: 06 nov. 2023.

As revoluções industriais também tiveram impactos ambientais devastadores. O consumo desenfreado de recursos naturais e a poluição resultante levaram a crises ambientais globais, incluindo mudanças climáticas, perda de biodiversidade e escassez de recursos naturais.

Disponível em:<https://rabiscodahistoria.com/lixo-eletronico-2/>. Acesso em: 06 nov. 2023.

Em síntese, as revoluções industriais impulsionaram o progresso humano, mas também geraram problemas sociais, econômicos e ambientais profundos. Enfrentar essas questões requer uma abordagem holística, incluindo políticas sociais e trabalhistas justas, investimento em educação e inovação, bem como um compromisso global com a sustentabilidade. Somente assim podemos moldar um futuro onde o progresso industrial seja equitativo, socialmente justo e ecologicamente sustentável.

Responda às Questões

QUESTÃO 1

Conhecer o contexto é importante para a compreensão do todo. Temos estudado as Revoluções Industriais e agora com destaque para relações sociais e de trabalho.  Pensando nessa problemática, leia o refrão da Música: “Perfect Sense” “Perfeito Sentido” de Roger Waters e estabeleça relações entre a letra e o que foi estudado. Escreva um texto em seu caderno onde suas ideias sejam apresentadas.

Perfect Sense, part II / Perfeito Sentido, parte II

Perfect Sense” “Perfeito Sentido” de Roger Waters

QUESTÃO 2

A quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0, representa uma transformação tecnológica que está redefinindo a forma como produzimos, interagimos e vivemos. Com a convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas, a Indústria 4.0 está criando ambientes de produção altamente eficientes e inteligentes. Diante dessas mudanças significativas, é essencial compreender as implicações dessa revolução para a sociedade, economia e mercado de trabalho.

Qual é uma das principais características da quarta revolução industrial (Indústria 4.0)?

(A) Integração de sistemas ciberfísicos e Internet das Coisas (IoT): Permitindo a comunicação entre máquinas e dispositivos conectados, facilitando a coleta e análise de dados em tempo real.

(B) Foco exclusivo na automação de tarefas manuais: priorizando a substituição total da mão de obra humana por robôs e sistemas autônomos.

(C) Ênfase na produção em massa padronizada: Reduzindo a variedade de produtos para aumentar a eficiência na linha de produção.

(D) Dependência exclusiva de tecnologias biológicas: Utilizando apenas organismos vivos para desenvolver novos produtos e processos industriais.

QUESTÃO 3

À medida que a “Revolução Industrial” avançava, questões sociais como as relações de trabalho entraram na pauta. Situações de trabalho degradantes, tais como: jornadas diárias de mais de 14 horas, sem nenhum direito trabalhista, exploração do trabalho feminino e infantil (recebiam menos) e os baixos salários começaram a ser denunciadas e os embates entre trabalhadores e os donos dos meios de produção começaram. Escolha um exemplo das relações de trabalho em destaque, pesquise sobre esse exemplo nos tempos atuais, anote os resultados em seu caderno e compartilhe sua pesquisa e opinião com seus colegas e professor.

QUESTÃO 4

Converse com algumas pessoas de sua família que trabalhem. Pergunte a eles quantas horas trabalham por semana? Eles possuem direitos trabalhistas? Quais? Anote as respostas e compartilhe com seu professor e colegas de turma.

QUESTÃO 5

Pesquise qual o papel dos sindicatos e depois escreva sua opinião sobre a função que desempenham.

QUESTÃO 6

As revoluções industriais têm sido fundamentais para o desenvolvimento econômico, mas também têm exercido um impacto significativo no meio ambiente. O aumento da produção em larga escala, a exploração de recursos naturais e a emissão de poluentes têm contribuído para desafios ambientais globais. Compreender esses impactos é crucial para desenvolver estratégias que promovam a sustentabilidade e minimizem os danos ao ecossistema.

Quais são alguns dos principais impactos das revoluções industriais no meio ambiente?

(A) Redução das emissões de gases de efeito estufa: Contribuindo para a estabilização do clima global e a preservação da biodiversidade.

(B) Aumento da poluição do ar e da água: Resultando em danos à saúde humana, destruição da vida aquática e comprometimento da qualidade do ar.

(C) Diminuição da extração de recursos naturais: Reduzindo a pressão sobre ecossistemas delicados e protegendo a biodiversidade.

(D) Estímulo ao crescimento sustentável das populações animais: Promovendo o equilíbrio ecológico em ecossistemas afetados pela urbanização.

SAIBA MAIS

Somente aperte e play e veja esse vídeo com informações para melhorar seu entendimento sobre o que foi estudado.

Canal Uilson Duarte “Atividade 4 – Revoluções Industriais: Trabalho Infantil.” Disponível em: < https://youtu.be/b3I3_mERBYQ.> Acesso em: 04 abr. 22.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-8o-ano/

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:Licenciado em História e Pedagogia
Componente Curricular:História
Habilidade:(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
(GO-EF08HI03-B) Compreender os processos de produção da Revolução Industrial, as rupturas e as permanências em relação às condições de vida, à mão de obra infantil, adulta e feminina, do século XVIII até os dias atuais.
Referências:HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
PERRY, Marvin. Civilização ocidental: uma história concisa. 3. ed. Tradução: Waltensir Dutra; Silvana Vieira. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
RIOUX, Jean-Pierre. A Revolução Industrial. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1996.