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Ciências da Natureza – Saúde pública brasileira

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 5º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Imagem 1: GERALT. Pulso. Pixabay. Disponível em <https://pixabay.com/pt/illustrations/horizonte-pulso-sa%c3%bade-prote%c3%a7%c3%a3o-7889272/>. Acesso em mar. 2022.

SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA

Com a pandemia da Covid-19, foi evidenciada a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população brasileira. Criado na década de 1980, o SUS é reconhecido mundialmente como um dos maiores programas de saúde pública. Além do atendimento médico, ele engloba iniciativas como o Programa Nacional de Imunização (PNI), transplante de órgãos, tratamento de doenças crônicas, entre outros. O PNI desempenha um papel fundamental na proteção da saúde individual e coletiva, erradicando ou controlando doenças como poliomielite, sarampo e varíola.

A vacinação é reconhecida como uma intervenção de saúde pública eficaz, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida. Os programas de saúde pública municipais são essenciais na promoção da saúde e prevenção de doenças, adaptando-se às particularidades de cada localidade. A vacinação em massa também beneficia a população não vacinada, como bebês e idosos, através da imunidade de rebanho. 

Investimentos em infraestrutura, recursos humanos e conscientização são necessários para fortalecer os programas de saúde pública. A pandemia ressaltou tal importância, reforçando a valorização do SUS. A vacinação contra a Covid-19 é crucial para reduzir a gravidade da doença e prevenir óbitos. Além da vacinação, os programas de saúde pública abrangem ações de prevenção, detecção, controle de doenças, educação em saúde, vigilância sanitária e oferta de serviços de qualidade. 

O planejamento municipal deve considerar as necessidades da população, estabelecendo metas claras e alocando recursos adequados. A eficácia dos programas depende tanto das ações governamentais quanto do comprometimento individual, como adesão às práticas de saúde recomendadas. A participação da comunidade e a educação em saúde também são fundamentais para o sucesso dos programas. 

Conhecer e valorizar os programas de saúde pública é essencial para promover a saúde da população. A vacinação desempenha um papel histórico na erradicação de doenças e na manutenção da saúde. Investimentos, estrutura e informação são fundamentais para fortalecer os programas e enfrentar os desafios de saúde.

QUESTÃO 1

Como você estudou, o Sistema Único de Saúde possui programas e ações de grande abrangência e importância, nos quais todo brasileiro tem acesso. Entretanto, nem sempre temos a consciência de como somos ou já fomos contemplados. Nesse sentido, faça uma pesquisa com o levantamento de ações e programas desenvolvidos e oferecidos pelo SUS. Depois, preencha aqueles que você já utilizou, e aqueles que você poderia ser contemplado e passou a conhecer somente agora. 

Sugestão de site para pesquisa:
https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas

  • Programas/serviços que já participei/utilizei
  • Programas/serviços que eu poderia participar/utilizar

QUESTÃO 2

O Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual (Lei nº. 14.214/2021), oriundo do Projeto de Lei nº 4.968/2019, determina a distribuição gratuita de absorventes higiênicos femininos a determinado público feminino, com objetivo de combater a pobreza menstrual – também chamada de precariedade menstrual. Sobre esse tema, podemos afirmar que

(A) estudantes de baixa renda da rede pública, mulheres em vulnerabilidade social extrema, além daquelas em cumprimento de medida socioeducativa ou no sistema prisional são o público-alvo.
(B) a pobreza menstrual consiste em privar mulheres do uso de absorventes como forma de puni-las pelo mau comportamento nas escolas, no sistema carcerário ou na sociedade em geral.
(C) a pobreza menstrual relaciona-se à falta de absorventes e demais itens de higiene pessoal nas cestas básicas fornecidas às famílias, distribuídas pelos entes públicos ou privados.
(D) a pobreza menstrual é uma situação que diz respeito somente às mulheres, já que são elas que menstruam.

QUESTÃO 3

Poucos dias após o nascimento, o bebê já pode ser contemplado por iniciativas de promoção à saúde gratuitas, como a realização do teste do pezinho e vacinação contra a hepatite B (até 12 horas após o nascimento) e a tuberculose (vacina BCG, até 1 mês de vida). Há uma gama de vacinas distribuídas e ministradas gratuitamente, aqui no Brasil, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Esse programa, inclusive, contribuiu significantemente para a erradicação de um bom número de doenças, como a varíola, poliomielite (antigamente chamada de paralisia infantil) e o sarampo. Possivelmente, devido à gravidade da ação do vírus SARS-Cov-2, a vacina contra a Covid-19 também será parte integrante do PNI.

A) Qual é a finalidade do teste do pezinho?

B) Você foi vacinado contra a hepatite B e tuberculose? Discorra sobre isso.

C) Você já foi vacinado contra a Covid-19? E seus professores e colegas? Para ter um panorama de como tem sido o processo de imunização contra a Covid-19 na sua escola, você e seus colegas farão uma pesquisa, contendo os dados dispostos a seguir. O professor de Ciências e/ou de Matemática orientará acerca das metodologias dessa pesquisa, apresentando a média aritmética, moda e mediana como medidas de tendência central e amplitude. Tal pesquisa norteará professores e comunidade escolar em geral na compreensão das possíveis ações que foram ou podem ser feitas na prevenção da saúde, e de como a vacinação pôde auxiliar no controle da pandemia da Covid-19.

QUESTÃO 4

Durante a aula, Dhjenifer desmaiou e caiu da carteira, em cima do seu próprio braço. Devido ao ocorrido, e como ela estava um pouco desorientada e sentindo bastante dor, o professor, os colegas e demais integrantes da escola precisavam agir rápido para ajudá-la. Nesse sentido, foram levantadas algumas possibilidades:

  1. Chamamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para orientações de primeiros socorros.
  2. Levá-la para a Unidade Básica de Saúde (UBS) que fica na quadra da escola, para acompanhamento profissional
  3. Direcioná-la para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que fica em um outro bairro a 15km da escola.
  4. Ligar para a família da estudante.

Dessas possibilidades, podemos afirmar que

(A) somente a UPA é capaz de atender esse caso e, por isso, apesar da distância, é para lá que ela deve ir.
(B) todas são adequadas, mas certamente ligar para a família e para o SAMU são opções mais assertivas.
(C) nenhuma opção está correta: é necessário que a própria escola resolva os seus desafios internamente.
(D) o SAMU pode identificar a necessidade de encaminhar ambulância, mas não dá orientações por telefone.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-6a-serie/


SAIBA MAIS

Assista ao vídeo da professora doutora Marislei Brasileiro, com o tema “Programa Saúde na Escola (PSE)”. Conheça esse precioso trabalho, que também é desenvolvido junto às escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Goiânia, Estado de Goiás. Você conhece algumas dessas 13 ações do PSE, apontadas pela professora Marislei?

Canal Dra Marislei Brasileiro. “Programa Saúde na Escola”. Disponível em <https://youtu.be/svTQn6WMMRk>. Acesso em mar. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza e Matemática (integração)
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJACI0510) Relacionar a degradação ambiental com a saúde e o bem estar da comunidade
(EJACI0511) Reconhecer a eficácia da vacinação para a saúde pública e seu papel histórico na manutenção da saúde individual e coletiva, e na erradicação de doenças
(EAJACI0616) Conhecer programas de saúde pública nos níveis nacional e municipal.
(EJAMA0530) Reconhecer e calcular média aritmética, moda e mediana como medidas de tendência central e amplitude como uma medida de dispersão de uma pesquisa estatística.
ReferênciasBARONI, Larissa Leiros. 6 programas de saúde pública do Brasil considerados referência no mundo. Notícias Uol. Disponível em <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/06/05/6-programas-de-saude-publica-do-brasil-considerados-referencia-no-mundo.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em mar. 2022.
BRASIL. Ações e Programas. Ministério da Saúde. Disponível em <https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas>. Acesso em mar. 2022.

_______. Bolsonaro sanciona programa de promoção da saúde menstrual, mas veta distribuição gratuita de absorventes. Câmara dos Deputados. Disponível em <https://www.camara.leg.br/noticias/814634-bolsonaro-sanciona-programa-de-promocao-da-saude-menstrual-mas-veta-distribuicao-gratuita-de-absorventes/>. Acesso em mar. 2022. 

_______. Governo regulamenta o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Secretaria Geral. Disponível em <https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/noticias/2022/marco/governo-regulamenta-o-programa-de-protecao-e-promocao-da-saude-menstrual>. Acesso em mar. 2022. 

________. Lei Nº 14.214, de 6 de outubro de 2021. Disponível em <https://legis.senado.leg.br/norma/35031015/publicacao/35578303>. Acesso em mar. 2022. 

________. Quais são as vacinas que o bebê deve receber ao nascer? Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Disponível em <https://portal.fiocruz.br/pergunta/quais-sao-vacinas-que-o-bebe-deve-receber-ao-nascer>. Acesso em mar. 2022. 

BRASIL. Você sabe quando procurar uma UPA, UBS, AMA, Hospital e SAMU? empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Disponível em <https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hujb-ufcg/comunicacao/noticias/voce-sabe-quando-procurar-uma-upa-ubs-ama-hospital-e-samu>. Acesso em 20/03/2023.

DA REDAÇÃO. Mulheres que trocam absorventes por papel ou pedaços de pano preocupam especialistas. Mais Goiás. Disponível em <https://www.maisgoias.com.br/mulheres-que-trocam-absorventes-por-papel-ou-pedacos-de-pano-preocupam-especialistas/>. Acesso em mar. 2022. 

GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Lei Nº 21.163, de 16 de novembro de 2021. Disponível em <https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/104496/lei-21163>. Acesso em mar. 2022. 

LIMA, Paola. O que é pobreza menstrual e por que ela afasta estudantes das escolas. Agência Senado. Disponível em <https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/07/o-que-e-pobreza-menstrual-e-por-que-ela-afasta-estudantes-das-escolas>. Acesso em mar. 2022.

MARCONI, Renata. Sucuri de 4m engole onça adulta após briga; registro é inédito, diz estudo. G1 Bauru e Marília. Disponível em <https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2016/08/sucuri-de-4m-engole-onca-adulta-apos-briga-registro-e-inedito-diz-estudo.html>. Acesso em mar. 2022.