ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME- GOIÂNIA, COM BASE NO DC\GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNAMENTAL.
RIMAS SÃO REPETIÇÕES DE SONS VOCAIS OU CONSONANTAIS (OU OS DOIS COMBINADOS) QUE ACONTECEM EM INTERVALOS REGULARES DENTRO DE UM TEXTO.
TRATA-SE DE UM RECURSO SONORO BASTANTE USADO POR POETAS.
VAMOS VER A VIDEOAULA A SEGUIR E ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO.
AGORA, VAMOS FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS?
QUESTÃO 1
PINTE AS PALAVRAS GATO E, DEPOIS, CONTE QUANTAS VEZES ELA APARECE NO FRAGMENTO DO TEXTO
ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ.
CAIU DA JANELA E FOI SÓ UMA VEZ.
ERA UMA VEZ UM GATO AZUL.
LEVOU UM SUSTO E FUGIU PRO SUL.
ERA UMA VEZ UM GATO VERMELHO.
ENTROU NO BANHEIRO E FEZ CARETA NO ESPELHO.
A PALAVRA GATO APARECE ___________________ VEZES
QUESTÃO 2
VAMOS TENTAR RESPONDER AS PERGUNTAS SOBRE O TEXTO
QUAL É O NOME DO POEMA?
E DA SUA AUTORA?
QUANTAS VEZES A PALAVRA GATO APARECE NO FRAGMENTO DO POEMA?
Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade: | (EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade. (EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, travalínguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas. (EF01LP19-B) Compreender os sentidos do texto a ser recitado e/ou declamado. (EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas. (EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, bilhetes, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação. (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. (GO-EF01LP28) Conhecer e identificar, a partir da leitura e escrita de textos, diferentes tipos de fontes e caracteres usados para escrever |
REFERÊNCIAS | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. Diversidade textual: os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti . 1.ed., 1. reimp. — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. 136 p. ISBN 857526-190-8 1.Alfabetização. I.Santos, Carmi Ferraz. II.Mendonça, Márcia. III. Cavalcanti, Marianne C.B. IV. Título. Caderno de orientações: Parlendas. São Paulo, 2011. 24p,: il,; 28cm. (Trilhas; vol 12).MEIRELES, Cecília. Ou isto, ou aquilo. São Paulo: Global, 2012. VILLELA, Bia. Era uma vez um gato xadrez… São Paulo: Moderna, 2016. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: HTTPS://BR.FREEPIK.COM/ HTTPS://PIXABAY.COM/PT/ CANVA |