You are currently viewing LINGUA PORTUGUESA – RIMAS

LINGUA PORTUGUESA – RIMAS

ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME- GOIÂNIA, COM BASE NO DC\GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNAMENTAL.


RIMAS SÃO REPETIÇÕES DE SONS VOCAIS OU CONSONANTAIS (OU OS DOIS COMBINADOS) QUE ACONTECEM EM INTERVALOS REGULARES DENTRO DE UM TEXTO. 

TRATA-SE DE UM RECURSO SONORO BASTANTE USADO POR POETAS. 


VAMOS VER A VIDEOAULA A SEGUIR E ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO.

Canal Portal Conexão Escola “1º ano Língua Portuguesa – Aprender Sempre – 1ºBi – Videoaula 3”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ww-gvKXKEhw> Acesso em 31 mar 2022.

AGORA, VAMOS FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS?

QUESTÃO 1

PINTE AS PALAVRAS GATO E, DEPOIS, CONTE QUANTAS VEZES ELA APARECE NO FRAGMENTO DO TEXTO

ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ.

CAIU DA JANELA E FOI SÓ UMA VEZ.

ERA UMA VEZ UM GATO AZUL.

LEVOU UM SUSTO E FUGIU PRO SUL.

ERA UMA VEZ UM GATO VERMELHO.

ENTROU NO BANHEIRO E FEZ CARETA NO ESPELHO.

A PALAVRA GATO APARECE ___________________ VEZES


QUESTÃO 2

VAMOS TENTAR RESPONDER AS PERGUNTAS SOBRE O TEXTO

QUAL É O NOME DO POEMA? 

E DA SUA AUTORA?

QUANTAS VEZES A PALAVRA GATO APARECE NO FRAGMENTO DO POEMA?


Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/


Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade:(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade.
(EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, travalínguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas. 
(EF01LP19-B) Compreender os sentidos do texto a ser recitado e/ou declamado. 
(EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, bilhetes, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas,  instruções de montagem, legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. 
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. 
(GO-EF01LP28) Conhecer e identificar, a partir da leitura e escrita de textos, diferentes tipos de fontes e caracteres usados para escrever

REFERÊNCIASGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022.
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Diversidade textual: os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti . 1.ed., 1. reimp. — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. 136 p. ISBN 857526-190-8 1.Alfabetização. I.Santos, Carmi Ferraz. II.Mendonça, Márcia. III. Cavalcanti, Marianne C.B. IV. Título.
Caderno de orientações: Parlendas. São Paulo, 2011. 24p,: il,; 28cm. (Trilhas; vol 12).MEIRELES, Cecília. Ou isto, ou aquilo. São Paulo: Global, 2012. VILLELA, Bia. Era uma vez um gato xadrez… São Paulo: Moderna, 2016.
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:
HTTPS://BR.FREEPIK.COM/
HTTPS://PIXABAY.COM/PT/
CANVA