Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
A ADIVINHA É UM GÊNERO TEXTUAL TÍPICO DA CULTURA POPULAR QUE FAZ COM QUE AS PESSOAS PENSEM E SE DIVIRTAM.
APESAR DE SER UM TEXTO CURTO, SEU DOMÍNIO DE CONHECIMENTOS É MUITO GRANDE. SÃO CRIADAS PELAS PESSOAS E FAZEM PARTE DA CULTURA POPULAR E DO FOLCLORE BRASILEIRO. COMUNS ENTRE AS CRIANÇAS, MAS TAMBÉM FAZEM SUCESSO ENTRE OS ADULTOS.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Festival de adivinhas
OLÁ ESTUDANTES!
VOCÊS SABEM O QUE SÃO ADIVINHAS? VOCÊS GOSTAM DE ADIVINHAS?
AS ADIVINHAS SÃO TEXTOS QUE FAZEM PARTE DA NOSSA CULTURA POPULAR E DO FOLCLORE BRASILEIRO.
É UM GÊNERO COM TEXTOS CURTOS, MAS COM UM CONHECIMENTO ENORME!
NO PASSADO, ERAM USADAS COMO UM DESAFIO PARA TESTAR A SABEDORIA DAS PESSOAS.
AS ADIVINHAS GERALMENTE SEGUEM UMA ESTRUTURA ESPECÍFICA, EMBORA POSSA HAVER VARIAÇÕES. APRESENTA UMA PERGUNTA INICIAL, PERGUNTA DESAFIO E RESPOSTA.
- PERGUNTA INICIAL: A ADIVINHA SEMPRE SE INICIA COM A PERGUNTA “O QUE É, O QUE É?”.
- PERGUNTA DESAFIO: PERGUNTA OU DESAFIO QUE APRESENTA O ENIGMA A SER RESOLVIDO.
- RESPOSTA: É NECESSÁRIO QUE HAJA A RESPOSTA.
PARA ESCREVER UMA ADIVINHA, É NECESSÁRIO ESCOLHER UM TEMA. EM SEGUIDA PENSE NA RESPOSTA, E IDEIAS QUE PODEM CHEGAR AQUELA RESPOSTA. ESCREVA A PERGUNTA INICIAL, A PERGUNTA DESAFIO E REVISE A SUA ADIVINHA.
Atividades
QUESTÃO 1
VOCÊ SABIA QUE NO PASSADO, AS ADIVINHAS ERAM USADAS COMO UM TESTE DE SABEDORIA? ATUALMENTE, A ADIVINHA TEM O OBJETIVO DE DESAFIAR, DIVERTIR, TAMBÉM ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO AO TENTAR DESCOBRIR A RESPOSTA DE CADA ENIGMA. AGORA É SUA VEZ, TENTE DESCOBRIR O DESAFIO:
QUESTÃO 2
A ADIVINHA TEM A SEGUINTE ESTRUTURA: PERGUNTA INICIAL, PERGUNTA DESAFIO E RESPOSTA.
TENTE RESPONDER AS ADIVINHAS RELACIONANDO A RESPOSTA À SUA ADIVINHA:
QUESTÃO 3
QUAL É A CARACTERÍSTICA DA PERGUNTA INICIAL EM UMA ADIVINHA?
(A) É SEMPRE UMA PERGUNTA COMPLEXA
(B) É UMA PERGUNTA QUE INICIA COM “O QUE É, O QUE É?”
(C) É UMA PERGUNTA QUE DESAFIA A SABEDORIA DAS PESSOAS
(D) É UMA PERGUNTA COM MÚLTIPLAS RESPOSTAS POSSÍVEIS
(E) É UMA PERGUNTA DESAFIO
QUESTÃO 4
QUAL É A CARACTERÍSTICA QUE NÃO CORRESPONDE A PERGUNTA DESAFIO EM UMA ADIVINHA?
(A) PODE SER UMA PERGUNTA COMPLEXA OU NÃO
(B) É UMA PERGUNTA QUE INICIA COM “O QUE É, O QUE É?”
(C) É UMA PERGUNTA QUE DESAFIA A SABEDORIA DAS PESSOAS
(D) É UMA PERGUNTA COM ALGUM DESAFIO
(E) É UMA PERGUNTA QUE APRESENTA UM ENIGMA A SER RESOLVIDO.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras. (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representam fonemas. (EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras)com sua representação escrita. (EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais. (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |