Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
Os números Racionais surgiram no Egito de acordo com a necessidade de divisão de terras. Eles são os números que podem ser representados na forma de fração, com numerador e denominador números inteiros, sendo que o denominador não pode ser igual a zero.
Podemos observá-los nas pesquisas estatísticas, medidas de tempo e distância, em cálculos do sistema monetário, medições e em várias outras situações.
Além da forma fracionária podem ser representados nas formas decimal e de porcentagem.
Frações na forma decimal
As frações são uma representação da divisão. Então, para representar números racionais que estão na forma fracionária usando números decimais basta dividir o numerador pelo denominador. Observe:
A partir da divisão podemos concluir que no caso das frações decimais se o denominador for 10 teremos um número com uma casa decimal. Se o denominador for 100, duas casas decimais, se for 1000 ficará com três casas decimais, e assim por diante:
Porcentagem
A porcentagem é uma forma de representar uma quantidade como uma fração que tenha denominador 100. Isso porque a palavra porcentagem vem do latim e significa “por cento”.
Exemplos:
Cálculo de porcentagens
Veja a seguinte situação:
Em uma pesquisa realizada na escola “Aprenda” constatou-se que 23% dos alunos têm preferência por lanches panificados, como pães, bolos e roscas. Sabendo que nessa escola estão matriculados 400 alunos, quantos são os que preferem panificados?
Para resolver esse problema devemos calcular 23% de 400:
Assista a videoaula abaixo da professora Priscilla com essa temática.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Disponível em: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/poster’>Poster foto criado por syifa5610 – br.freepik.com</a> acesso em 03 de março de 2022
Questão 1
Complete a tabela com as representações fracionária, decimal e em forma de porcentagem dos seguintes números racionais:
Questão 2
Mariana decidiu fazer uma reserva para emergências e para isso guarda mensalmente 10% do seu salário. Sabendo que ela recebe R$ 3500,00 por mês, quantos reais ela terá guardado no período de 1 ano?
a) R$ 350,00
b) R$ 700,00
c) R$ 4000,00
d) R$ 4200,00
Questão 3
Durante o período de Black Friday, um televisor que custava R$ 1600 reais, será vendido com um desconto de 25%. Qual será o novo valor desse televisor?
a) R$ 1200,00
b) R$ 400,00
c) R$ 600,00
d) R$ 1400,00
Questão 4
Veja a seguinte notícia fictícia: “Outubro teve alta de quase 40% no preço do tomate em Goiânia”. Caso o preço antigo do tomate fosse R$3,50, qual seria o valor após o reajuste?
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF07MA05-A) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas: fracionária, percentual, decimal exata e dízima periódica. (EF07MA05-B) Resolver um mesmo problema com números racionais utilizando diferentes algoritmos, por meio das múltiplas representações e significados, tais como frações, porcentagens e decimais, situações diversas. (EF07MA02-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade em contextos diversos. (EF07MA02-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros. |