ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
As brincadeiras, os sentidos e a inclusão
A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA PODE SER TRADUZIDA EM “EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS”, CUJO PRINCIPAL OBJETIVO É GARANTIR O DESENVOLVIMENTO AFETIVO(EMOCIONAL), COGNITIVO(APRENDIZAGEM) E PSICOMOTOR(MOVIMENTO) NÃO SÓ DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, MAS DE TODOS OS ESTUDANTES.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-ilustracoes-vetoriais-de-criancas-com-deficiencia-fisica-dos-desenhos-animados-menina-cega-com-bengala-crianca-em-cadeira-de-rodas-criancas-com-protese-de-braco-perna-pe-deficiencia-saude-conceito-de-acessibilidade_22343564.htm#query=inclus%C3%A3o&position=1&from_view=search&track=sph > acesso em 15, MAR. 25/09/2023.
QUESTÃO 1
ENCONTRE NA CRUZADINHA O NOME DOS 5 SENTIDOS DO CORPO HUMANO.
TATO | OLFATO | PALADAR | VISÃO | AUDIÇÃO |
V | I | S | Ã | O | P | O |
X | O | L | F | A | T | O |
P | A | L | A | D | A | R |
R | T | A | T | O | K | I |
A | U | D | I | Ç | Ã | O |
Q | W | E | R | I | O | P |
QUESTÃO 2
NA BRINCADEIRA COBRA CEGA, QUE SEUS PAIS, AVÓS, TIOS ETC. JÁ BRINCAVAM TAMBÉM, UM DOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS É TAMPADO. QUAL É ESSE ÓRGÃO E O QUAL O SEU SENTIDO?
QUESTÃO 3
COMPLETE A FRASE USANDO AS PALAVRAS CITADAS ABAIXO:
EMOCIONAL | APRENDIZAGEM | MOVIMENTO |
“EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS” OU “EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA” TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO GARANTIR O DESENVOLVIMENTO AFETIVO(_________________________), COGNITIVO(_________________________) E PSICOMOTOR(________________________) NÃO SÓ DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, MAS DE TODOS.
QUESTÃO 4
NA BRINCADEIRA DE ACERTAR A BOLA EM UM CESTO, SE VOCÊ NÃO PUDESSE USAR AS MÃOS, QUAL OUTRA PARTE DO CORPO USARIA.
SAIBA MAIS
ASSIATA O VÍDEO ABAIXO, QUE FALA UM POUQUINHO SOBRE A IMPORTÂCIA DOS 5 SENTIDOS.
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidade: | (GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmos para suas culturas de origem. |
Referências |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º , 2º e 3º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007. Kishimoto, Tizuco Morchida. Jogos Infantis. O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: RJ, 14ªed, 2007. |