Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
ORIGEM
Essa prática corporal de aventura urbana foi concebida por alpinista ucraniano, da década de 1970, durante o período de inverno rigoroso. Como não poderia sair para escalar montanhas em virtude condições climáticas não favoráveis, teve uma ideia nada convencional, decidiu prender pedras e agarras artificiais nas paredes de sua casa, para treinar, surgindo assim a escalada artificial.
CONCEITO
A escalada artificial também conhecida como escalada em ginásios, começou a ganhar popularidade no final da década de 1980 nos Estados Unidos. Na época os montanhistas, começaram a usar paredes artificiais utilizando estribo, cordas, mosquetão, freios, grampos, móveis, para auxiliar na sua progressão em ginásios para treinar e se preparar para as montanhas.
POPULARIDADE
Na década de 80, as paredes de escalada artificial começaram a aparecer em locais públicos, como parques e escolas, e a serem usadas em competições de escalada. A popularidade dessa prática corporal de aventura cresceu rapidamente e ginásios especializados em escalada artificial começaram a surgir em todo mundo.
EVOLUÇÃO
Durante as ultimas décadas, a escalada artificial evoluiu significamente, com a introdução de novas técnicas, de escalada, equipamentos de segurança mais eficientes e designs de paredes cada vez mais complexos e desafiadores. Passou por uma mudança significativa com o advento da escalada esportiva, que se concentra em escalar vias pré-estabelecidas, utilizando apenas proteções naturais ou fixas previamente instaladas.
Isso levou ao desenvolvimento de técnicas de escalada mais eficientes e seguras, como o uso de costuras rápidas e equipamentos de proteção móveis, como friends e nuts. Além disso, a escalada artificial também evoluiu com o surgimento da escalada em ginásios indoor. Os ginásios de escalada oferecem paredes artificiais com diferentes graus de dificuldade, permitindo que os escaladores pratiquem e aprimorem suas habilidades em um ambiente controlado.
BENEFÍCIOS
A prática da escalada esportiva oferece uma série de benefícios físicos, mentais e sociais. Aqui estão alguns dos principais benefícios:
Desenvolvimento físico: A escalada artificial é um exercício físico completo, que trabalha diversos grupos musculares, como braços, pernas, abdômen e costas. Ela melhora a força, resistência, flexibilidade e equilíbrio.
Desafio mental: A escalada artificial requer concentração, tomada de decisões rápidas e resolução de problemas. Ela estimula o raciocínio estratégico e a capacidade de superar obstáculos, o que pode ajudar a desenvolver habilidades mentais como foco, paciência e perseverança.
Autoconfiança e superação de limites: A escalada artificial desafia os limites físicos e mentais dos praticantes. Ao superar obstáculos e alcançar metas, os escaladores desenvolvem autoconfiança, autoestima e uma sensação de realização pessoal.
Comunidade e socialização: A escalada artificial é frequentemente praticada em grupo, o que promove a socialização e o trabalho em equipe. Os escaladores compartilham experiências, conhecimentos e dicas, criando laços de amizade e pertencimento.
Redução do estresse e melhoria do bem-estar: A prática da escalada artificial em ambientes naturais pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor e promover o bem-estar geral. A sensação de estar em contato com a natureza e a adrenalina da escalada podem proporcionar uma sensação de calma e felicidade.
QUESTÃO 01
O precursor da escalada esportiva foi
(A) David Belle, na década de 50.
(B) Yaroslav Korenyuk, na década de 70.
(C) Adam Grosowsky, na década de 80.
(D) Jean Charlet-Straton, na década de 90.
QUESTÃO 02
A prática da escalada esportiva proporciona benefícios físicos, mentais e sociais, impactando positivamente a vida dos praticantes. Entre os principais benefícios, destaca-se
(A) o desenvolvimento físico.
(B) a superação de limites.
(C) o desafio mental.
(D) todas as anteriores.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Em sua opinião, de que maneira a evolução da escalada artificial impactou a experiência dos escaladores?
QUESTÃO 04
Sobre os equipamentos básicos para prática da Escalada esportiva, marque:
01 – FREIOS.
02 – ARNÊS OU BAUDRIER (CADEIRINHA).
03 – MOSQUETÕES.
04 – SAPATILHAS.
05 – CORDAS.
06 – CAPACETE.
07 – LUVAS.
Sua principal função é proporcionar uma excelente tração em superfícies rochosas ou íngremes, permitindo que os praticantes se agarrem a pequenas saliências, fendas ou bordas, proporcionando maior segurança e estabilidade durante a escalada. | |
Sua principal função é conectar e segurar as cordas, fitas ou outros equipamentos utilizados nessas atividades, garantindo a segurança dos praticantes. Composto por um corpo em formato de “D” ou oval, com uma trava que pode ser de rosca, automática ou de pressão. Utilizado para prender as cordas aos pontos de ancoragem, como grampos, chapeletas ou costuras, garantindo que o praticante esteja sempre conectado e seguro durante a atividade. | |
Sua principal função é proteger a cabeça contra impactos e lesões graves, projetado para absorver o impacto e distribuí-lo de maneira uniforme, reduzindo assim o risco de lesões graves como traumatismo craniano. Oferece proteção contra objetos que possam cair de cima, como pedras soltas em uma escalada ou galhos em uma trilha de mountain bike. | |
Sua principal função é proteger as mãos dos praticantes contra abrasões e cortes. Ajudam a manter as mãos aquecidas em condições frias e protegem contra queimaduras em condições quentes. | |
Sua principal função é garantir a segurança do praticante, proporcionando um ponto de ancoragem seguro e confortável. Composta por tiras de nylon ou poliéster, que são ajustadas ao redor da cintura e das pernas do usuário. Apresenta pontos de fixação, geralmente em forma de argolas metálicas, onde são conectados os mosquetões e cordas de segurança. | |
Sua principal função é garantir a segurança dos praticantes durante a realização de atividades em altura. Elas são usadas para amarrar os praticantes a pontos de ancoragem seguros, como mosquetões, chapeletas ou nós, evitando quedas e acidentes. | |
Ele é um dispositivo de segurança que apresenta como função permitir e controlar a velocidade de descida do praticante, garantindo sua segurança durante a atividade. Fixado na corda permitindo que o escalador desça de forma controlada, ajustando a pressão exercida sobre a corda para controlar a velocidade. |
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Habilidade | (GO-EF07EF20) Praticar diferentes práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Educação física a na escola: implicações para a prática pedagógica / coordenação da série Suraya Cristina Darido, Irene Conceição Andrade Rangel. – 2.ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. – (Educação física no ensino superior. Educação física (ensino Fundamental) – Estudo e ensino. 2. Educação física para crianças. I. Dario, Suraya Cristina. II Rangel, Irene Conceição Andrade. III Série. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD,2020 Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018. |