Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 7º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
A Era Moderna, a modernidade, uma era de mudanças no pensamento, nas ciências e no viver. Para que apreendas isso:
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
Leia o título da matéria jornalística e o título da aula. Pense e em seguida redija um pequeno texto explicando o que significou as ações desencadeadas pela era moderna na vida das pessoas, ciência e sociedades.
QUESTÃO 2
Qual faculdade mental ou intelectual foi amplamente valorizada no contexto da Modernidade?
QUESTÃO 3
Apresente as diferenças existentes entre os modelos “Geocêntrico e Heliocêntrico”. Quem propôs cada um desses modelos?
QUESTÃO 4
Quais as contribuições de Galileu Galilei para a ciência moderna?
SAIBA MAIS
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1VJ7vZuTmAQNwKkfflnmuD3sA71GVUdfP?usp=sharing
Habilidade: | (EF07HI01) Explicar o significado de “Modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. (GO-EF07HI01-A) Compreender que a constituição da modernidade não ocorreu de forma abrupta, mas foi um processo de múltiplas temporalidades e acontecimentos simultâneos em lugares diferentes, como: crise de produção, fome, epidemias, guerras, fartura, progresso e invenções. |
Referencial Teórico | ACKER, Maria Teresa Vianna Van. Renascimento e humanismo: o homem e o mundo europeu do século XIX ao século XVI. São Paulo: Atual, 1992. p. 6-7. (História geral em documentos). Dauwe, Fabiano. Caderno de estudos : história moderna / Fabiano Dauwe, Centro Universitário Leonardo Da Vinci. – Indaial :UNIASSELVI, 2008. Durant, Will. Coleção: História da Civilização. Editora: Record. 1994 Revista Crítica de Ciências Sociais. 80, Março 2008: 115-147. MIGNOLO, Walter. Colonialidade: O lado mais obscuro da modernidade. TERNES, José. Michel Foucault e o nascimento da modernidade. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 7(1-2): 45-52, outubro de 1995. |