You are currently viewing Língua Portuguesa – Construção do Sistema Alfabético: Brincadeiras.

Língua Portuguesa – Construção do Sistema Alfabético: Brincadeiras.

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 1o ano do Ensino Fundamental.

BRINCADEIRA É A AÇÃO DE BRINCAR, DE ENTRETER, DE DISTRAIR. PODE SER UMA BRINCADEIRA RECREATIVA COMO BRINCAR DE “ESCONDE-ESCONDE” OU UM GRACEJO, COMO TROCADILHOS OU INSINUAÇÕES.

É UMA FORMA DE JOGO LIVREMENTE ESTRUTURADA QUE GERALMENTE INCLUI ENCENAÇÃO OU SUBSTITUIÇÃO DE OBJETOS.

NESTA VIDEOAULA VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE AS BRINCADEIRAS E A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PARA O NOSSO DESENVOLVIMENTO.

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – L. Portuguesa – 1º Ano – 1ºBi – Videoaula2 – Construção do Sistema Alfabético: Bri”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ifoFNpCA-Eg>, acesso em 08 mar 2022.

QUE LEGAL! VAMOS RESOLVER ALGUMAS ATIVIDADES!

QUESTÃO 1

VAMOS RELER AS PARLENDAS ABAIXO E, EM SEGUIDA, PINTAR AS PALAVRAS RIMADAS.

“BATATINHA QUANDO NASCE
SE ESPARRAMAPELO CHÃO.
MENININHA QUANDO DORME
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.”

CORRE CUTIA, NA CASA DA TIA.
CORRE CIPÓ, NA CASA DA AVÓ.
LENCINHO NA MÃO, CAIU NO CHÃO.
MOÇA BONITA, DO MEU CORAÇÃO…
UM, DOIS, TRÊS!

AGORA, ESCREVA AS PALAVRAS QUE VOCÊ MONTOU:

QUESTÃO 2

VAMOS CANTAR? PINTE AS PALAVRAS JÓ E, DEPOIS ESCREVA QUANTAS VEZES ELA APARECE NA MÚSICA.

DOMÍNIO PÚBLICO –
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA, PÕE E DEIXA FICAR
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA, PÕE E DEIXA FICAR
FAZEM ZIGUE-ZIGUE-ZÁ

QUANTAS VEZES APARECE A PALAVRA JÓ?

Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/

Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade:(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade.
(EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, travalínguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas.
(EF01LP19-B) Compreender os sentidos do texto a ser recitado e/ou declamado.
(EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, bilhetes, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas,  instruções de montagem, legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
(GO-EF01LP28) Conhecer e identificar, a partir da leitura e escrita de textos, diferentes tipos de fontes e caracteres usados para escrever
Referências
  • GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022.

• GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.

•  Diversidade textual: os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti . 1.ed., 1. reimp. — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. 136 p. ISBN 857526-190-8 1.Alfabetização. I.Santos, Carmi Ferraz. II.Mendonça, Márcia. III. Cavalcanti, Marianne C.B. IV. Título.

• Caderno de orientações: Parlendas. São Paulo, 2011. 24p,: il,; 28cm. (Trilhas; vol 12).

• KING, Stephen Michael. O homem que amava caixas. São Paulo: Brinque-book, 1997.